1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. A importância da automação do marketing

A importância da automação do marketing

Quinta, 09 de novembro de 2017

Em resumo, a automação do marketing é o uso de ferramentas para automatizar os processos do marketing digital, segmentando o conteúdo enviado, analisando os resultados e gerenciando o relacionamento com os clientes.

O objetivo principal do marketing é otimizar a relação entre empresa e cliente, através de e-mail, blog, site, social media e outros. Todos esses processos devem ser atualizados com frequência, e a automação do marketing vem para economizar tempo nesse processo.

É importante deixar claro que não se trata de e-mail marketing, que apenas faz disparo e monitora taxa de abertura. A automação do marketing, por sua vez, permite uma maior personalização do conteúdo enviado, criação de campanha em múltiplas etapas e análises mais detalhadas dos resultados.

Quando e Por que investir em automação de marketing?

Não existe um “momento ideal” para aplicar a automação do marketing em sua empresa, mas é recomendado ter um bom site antes de começar. Além disso, contar com um bom sistema de captura de leads e uma lista de e-mail são imprescindíveis para atingir os melhores resultados.

Além dos já citados, existem diversos outros motivos para empresas aderirem a automação do marketing. Conseguir lidar com clientes em diversas etapas — seja um consumidor regular ou lead que ainda não está pronto — de forma organizada e segmentada é uma enorme vantagem, que gera ótimos resultados.

Com as ferramentas que automatizam os processos, o marketing da sua empresa se torna mais preciso. É possível monitorar as ações dos leads em suas páginas, além de conseguir atingir novos públicos de uma forma mais simples e escalável.

Como colocar em prática?

Para começar a utilizar em sua empresa é necessário seguir etapas. Primeiro, você deve definir a estratégia a ser seguida, as métricas de sua automação e a ferramenta que será utilizada no processo.

Em seguida, você deve definir como interagir com o lead em cada uma das etapas do funil e o conteúdo que será apresentado em cada etapa, uma maneira simples de direcionar o cliente. Após implementar a automação, observe os resultados, faça testes e as devidas alterações.

O que não fazer?

Apesar da automação do marketing ser importante para qualquer tipo de negócio, alguns erros devem ser evitados. Antes de implementar o sistema, assegure-se de que o projeto inicial seja bem feito e, obviamente, por um profissional capacitado.

Outro erro grave — talvez o pior — é escolher uma ferramenta de automação de marketing sem fazer uma boa análise antes. Procure um sistema que não seja muito complexo, mas que permita personalização na informação que planeja procurar.

Ficou clara a importância da automação do marketing para a sua empresa e como as ferramentas certas podem alavancar seu negócio. Caso tenha interesse no processo, entre em contato com a Aligator e peça um orçamento.


voltar

Comentários