Existem muitos pontos para levar em conta na hora de criar um site para concessionária. Um deles, por exemplo, é entender que esse tipo de estabelecimento é muito diferente de outros mercados e, portanto, não é porque algumas ideias e conceitos dão certo em outros lugares que trarão resultados aqui. É essencial adaptar o seu conteúdo e formato para o contexto básico do segmento.
Atualmente, o mercado automotivo segue com baixos resultados de vendas por causa da pandemia do novo coronavírus. Em 2020, o setor registrou queda de 26% em comparação com 2019, um valor que ficou até razoavelmente alto, considerando que os meses de abril e maio viram quedas de 75% em cada um. Já em 2021, o mercado vem agindo de maneiras estranhas: apesar de ter registrado alguma melhora nas vendas, 2021 ainda está abaixo de 2020 no acumulado.
Por isso, é essencial entender quais são os pontos para levar em conta na hora de criar um site para concessionária, de modo a poder otimizar a conversão e não desperdiçar nenhum lead que possa aparecer.
Quer saber quais são esses pontos? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Um dos principais pontos a ter em mente na hora de projetar um site para concessionária é o tempo de carregamento. Hoje em dia, tanto páginas de montadoras, quanto de lojas, costumam usar recursos muito pesados, a maioria em Flash, o que torna a experiência do consumidor muito ruim.
Quanto mais pesado for o plugin ou recurso, quanto maiores as imagens, mais tempo levará para o site carregar. O resultado disso é uma experiência prejudicada, que afasta os consumidores. E o pior: gera punições na sua posição no Google, o que reduz o tráfego orgânico de clientes em potencial.
Com tudo isso em mente, é essencial otimizar o seu site para que ele tenha o menor tempo de carregamento possível, mas ainda mantendo todas as informações e recursos necessários para trazer bons resultados.
Para alcançar esse desempenho, vale a pena fazer uma auditoria completa no site, buscando maneiras eficientes e inteligentes de programar a página, bem como reduzir o tamanho de recursos a serem carregados (vídeos, imagens, etc.).
Se a parte técnica do seu site estiver ok, o próximo passo é pensar na parte criativa e de comunicação com o cliente. Nesse ponto, é interessante realçar o branding da sua concessionária e das marcas com as quais você trabalha.
Se a concessionária for exclusiva de alguma marca, por exemplo, só trabalhar com carros Toyota, então o trabalho de branding é limitado ao que a montadora faz para si mesma. Ou seja: não dá para fugir muito do padrão da fabricante.
Já se a concessionária for livre para trabalhar com qualquer marca (como é o caso das revendas de carro), então a liberdade é maior para poder investir em uma ideia própria.
Com a pandemia do novo coronavírus, os showrooms digitais se tornaram cada vez mais importantes. Ter um em seu site é um diferencial gigantesco para poder atrair consumidores e aumentar as chances deles fecharem a compra.
No entanto, é vital que o recurso no site seja ágil, que não dê problemas e que garanta ao consumidor uma boa liberdade para ver o automóvel de vários ângulos diferentes.
Sem essas três características, o recurso não será tão potente ou eficaz quanto poderia ser e a concessionária perderá vendas que poderiam ser feitas mais facilmente.
Além de ter o showroom digital, é essencial que o site tenha integração direta com os vendedores de maneira fácil e otimizada. Por exemplo, vale a pena inserir uma integração para o WhatsApp na página do showroom. Assim, o consumidor pode entrar em contato diretamente com o vendedor (o WhatsApp está em 99% dos smartphones do Brasil, então é um ótimo recurso para isso).
A ideia é evitar que o consumidor tenha de sair do site por qualquer motivo. Cada vez que um visitante sai, é uma venda perdida.
Por fim, é importante investir em opções de interatividade. Dependendo do padrão da concessionária, dá para interagir de muitas formas com os visitantes. Por exemplo, é possível estabelecer opções de interação que mostrem o tipo de motorista que o visitante é e indicar os melhores carros para ele.
Pronto! Agora que você já sabe quais pontos para levar em conta na hora de criar um site para concessionária, é hora de colocar a mão na massa para criar a melhor página possível. Não esqueça, no entanto, de que todo site precisa de fluxo de tráfego para poder trazer resultados. O tráfego pode ser pago (via anúncios no Google ou redes sociais) ou orgânico. Para ter tráfego orgânico, você precisará investir em SEO, conteúdo e criação de autoridade perante o Google.
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