1. Aligator
  2. Blog
  3. Vendas
  4. Como tornar a produção da indústria mais sustentável

Quinta, 06 de maio de 2021

A sustentabilidade deve estar na lista de prioridades de qualquer empresa que entenda a importância de seu papel, não apenas no mercado, mas também na sociedade.

Seja uma empresa de elevadores residenciais, ou uma rede de fast food, é fundamental refletir em como seu desenvolvimento impacta o meio ambiente e tomar providências efetivas e contínuas para que estes impactos sejam os menores possíveis, afinal, a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos.

Neste texto iremos falar sobre a importância da sustentabilidade na indústria e como uma empresa industrial pode tornar sua produção mais sustentável. Fique conosco.

A importância da sustentabilidade industrial

As ações de preservação do meio ambiente têm se tornado cada vez mais necessárias, sobretudo por parte das empresas industriais.

É cada vez mais evidente a necessidade de tomar iniciativas que visem reverter os impactos negativos dos processos produtivos industriais sobre o meio ambiente.

Com isso, é de suma importância que o desenvolvimento industrial seja pautado em ações e políticas de preservação ambiental.

As empresas de estrutura metálica para telhado, por exemplo, têm um papel essencial para alternativas sustentáveis, pois garante o descarte adequado de dispositivos eletrônicos inutilizados, impedindo a poluição e permitindo a reutilização de peças na fabricação de novos dispositivos.

Alternativas sustentáveis para a indústria

Sabendo da importância que as ações sustentáveis por parte das indústrias, vamos ver algumas alternativas que as empresas industriais podem implementar em sua rotina, claro, além de obedecer a legislação ambiental.

  • Reaproveitamento de água: o reaproveitamento de água pode ser feito pela captação da água da chuva por meio da instalação de calhas nos espaços. O reuso da água evita desperdícios e contribui com a economia de recursos naturais;
  • Utilização de produtos sustentáveis: optar por produtos sustentáveis como um produto biodegradável para as indústrias que utilizam o produto em seus maquinários com frequência são uma excelente alternativa para contribuir com ações sustentáveis;
  • Descarte correto de resíduos químicos: os resíduos químicos são um dos principais poluentes de rios e lagos e podem trazer consequências catastróficas para o meio ambiente. Por isso, é importante que todas as empresas industriais tenha um meio de descarte adequado de resíduos químicos.

Além disso, é importante procurar substituir resíduos químicos por opções ecológicas;

  • Opte por materiais reciclados: a utilização de materiais reciclados nos processos produtivos contribui para que o processo de reciclagem seja contínuo e estes materiais circulam no mercado. É ideal firmar uma parceria com fornecedores que possam fornecer material reciclado e que tenham a devida responsabilidade ambiental.

De forma geral e para segmentos como empresas que vendem purgador de vapor, as alternativas sustentáveis são diversas e podem ser aplicadas em qualquer empresa do setor industrial. Desde as pequenas atitudes no dia a dia de todos os envolvidos com a empresa, até grandes iniciativas com participação coletiva dos profissionais industriais.

As pautas sustentáveis fazem parte do desenvolvimento de qualquer empresa responsável e devem estar inseridas na rotina industrial para que o impacto do mercado industrial sobre o meio ambiente seja cada vez menor.

Gostou do nosso texto? Então compartilhe nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

voltar