1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Seo x Google Ads: saiba em qual investir.

Terça, 29 de junho de 2021

Precisa aumentar a visibilidade do seu negócio para alavancar as vendas, mas não sabe em qual estratégica investir? Então, chegou ao lugar certo!

Na era digital o mundo corporativo investe cada vez mais nas mídias digitais para obter a possibilidade de vender e fidelizar clientes.

Contudo, em meio a competitividade nos meios on-line, surge a dúvida entre investir no tráfego orgânico ou tráfego pago.

Ou seja, uma das principais dúvidas dos gestores é sobre qual estratégia geram retornos e que atraem mais visitantes para o site a fim de realizar as vendas.

Suponhamos que você atue com fabricação de embalagens plásticas e invista em uma loja virtual. Para que o público-alvo chegue até o seu site é possível através de uma pesquisa orgânica, ou por clique em anúncios.

Mas, afinal, qual a diferença entre Seo e Google Ads, e em qual investir?

Se ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira!

Entenda a diferença entre Seo e Google Ads

Muito se fala nos termos Seo e Google ads nas estratégias de marketing digital, afinal, são os conjuntos de ações que influenciam nos resultados de uma empresa desde a prospecção, captação e conversão de clientes.

Dito isto, ambas as estratégias são eficientes para gerar bons retornos para uma organização, sendo possível utilizar juntas ou separadas. Veja a seguir a diferença entre Seo e Google ads.

SEO (Search Engine Optimization)

A técnica de SEO é definida por gerar tráfego de modo natural a partir da otimização de site.

Por exemplo: um usuário realiza a pesquisa por estrutura metálica para telhado no mecanismo de busca. Logo, ao visualizar os principais resultados e acessar determinado site, é o tráfego orgânico.

Nesse sentido, a estratégia de SEO permite posicionar a marca no topo do Google após uma pesquisa com o uso de palavras-chave específicas.

Para isso, é de suma importância adequar o site com conteúdos relevantes, um bom carregamento, layout responsivo, entre outros aperfeiçoamentos que influenciam no posicionamento da página, pois são fatores que os algoritmos do Google reconhecem para determinar a relevância e autoridade para posicionar.

Com o Seo, os resultados podem aparecer após determinado tempo de aplicação e constância nos conteúdos, além da presença digital. Contudo, permanece a longo prazo e gera excelentes resultados para a empresa.

Google Ads

Diferente do Seo, que gera tráfego de modo natural, o Google ads é uma estratégia de marketing definida por trabalhar através de anúncios pagos na própria rede de pesquisa do Google e rede display em sites parceiros.

Uma vez que investe no Ads para divulgar um produto, a organização obtém o controle de custos, sendo definido em CPC, em que é pago por cada clique no anúncio, além do COM, custo por mil impressões e pago por visualização do anúncio.

Com essa estratégia você pode anunciar um produto, como martelete demolidor, por exemplo, e configurar a campanha para definir o horário, localização, entre outros.

Em qual estratégia investir no seu negócio?

Agora que você já sabe a diferença entre Seo e Google ads, é possível tomar decisões para aplicar as estratégias na sua empresa.

Se ainda há dúvidas sobre qual investir, basta analisar qual é o objetivo da sua empresa.

Uma vez que busca ser bem posicionado e atrair os potenciais clientes de modo natural, o tráfego orgânico é a solução. Mas, é importante ressaltar a necessidade de manter informações relevantes e atualizadas no site para gerar autoridade na página e subir no ranking de posicionamento do Google.

Agora, se o objetivo é aumentar as vendas em um tempo rápido, a estratégia de anúncios no Google ads é primordial.

Entretanto, é possível considerar que a melhor estratégia, sem dúvida, são as duas!

Utilizar tanto o SEO quanto o Google ads influenciam diretamente na visibilidade do seu negócio, além de potencializar as vendas com resultados rápidos e eficientes.

Afinal, essas estratégias oferecem vantagens e, se bem aplicadas, o seu negócio se destaca entre a concorrência!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar