Não importa o tamanho da sua empresa ou o modelo de negócios. Pode ser um portal grande como a Sul Carro ou uma concessionária pequena, em uma cidade do interior, um fato permanece: você precisa dominar o Marketing Automotivo na Internet se quer ter destaque online e conseguir fechar mais vendas e negócios. Portanto, é necessário entender essa ferramenta para saber como usá-la apropriadamente.
Hoje em dia, o mercado de carros no Brasil passa por um processo complicado. O segmento perdeu 26% das vendas na pandemia, mas ainda vive um momento de alta demanda (justamente por causa dela!). São elementos externos que seguram o desempenho do setor, coisas como a alta do dólar, a dificuldade das fábricas de produzir novos modelos e o aumento nos preços. Tirando isso, o segmento deveria estar com resultados ótimos.
Por isso, é importante que as empresas da área dominem o Marketing Automotivo e saibam como utilizá-lo para conseguir resistir ao momento de crise e se posicionar corretamente quando a situação passar. E aí, quer saber tudo isso? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O Marketing Automotivo consiste em todas as estratégias, ferramentas e plataformas usadas para promover uma empresa, serviço ou produto do segmento automotivo.
Pode parecer uma classificação sem sentido (afinal, será que existe Marketing para todos os segmentos?), mas o fato é que a Publicidade é diferente dependendo do segmento do mercado em que ela está inserida.
Por exemplo, pense em um carro e um pacote de arroz. Ambos são vendidos ao público e passam por estratégias de marketing, mas o processo de compra é totalmente diferente.
Para comprar um carro, o consumidor pesquisa, conversa com amigos, faz contas, analisa, compara, faz test drive, conversa com o vendedor e por aí vai. Demora, tem muito valor agregado na questão. Já para comprar o arroz, o consumidor vai ao supermercado e pega o mais barato ou o modelo pelo qual tem preferência. É muito mais rápido!
Em ambos os casos, o marketing é diferente. O que é feito para vender o carro, não funciona no arroz - e vice-versa. Por isso que existe o Marketing Automotivo: para separar as estratégias que funcionam no segmento.
O Marketing de Conteúdo é uma ótima ferramenta para atrair interessados nos seus produtos. Ele se encaixa muito bem no Marketing Automotivo porque os consumidores estão sempre fazendo pesquisas, comparando modelos e entendendo melhor as novas tecnologias antes de fazer compras.
Ter um blog da sua empresa é uma ótima forma de atrair muitos leads pelo Google (que tem 100 bilhões de buscas mensais), permitindo que você possa trabalhar esses contatos e transformá-los em clientes.
As redes sociais também são ferramentas excelentes para encontrar potenciais clientes. Só o Facebook, por exemplo, tem 127 milhões de usuários brasileiros. Seu futuro cliente está lá!
No entanto, é preciso saber como usar as ferramentas para ter mais sucesso com a estratégia. Gere engajamento com os seus seguidores, promova lives, faça conteúdo e interaja com as pessoas para despertar desejo e fechar vendas mais facilmente.
Uma maneira poderosa de vender mais na Internet é pelo uso de anúncios no Google ou nas redes sociais. Provavelmente em ambos os lugares ao mesmo tempo, claro.
Os anúncios no Google permitem que você pegue aquele público que já está pronto para comprar, pesquisando por um lugar para fechar negócio, e traga ele para a sua empresa. São anúncios caros, mas com alto poder de conversão. Talvez você precise pagar R$ 100,00, R$ 200,00 até fechar uma venda, mas o valor agregado é enorme.
Já nas redes sociais, os anúncios são um pouco mais baratos, mas também são menos eficientes. O público está menos pronto para comprar (quem quer comprar vai no Google), mas também pode ser convertido. Basta saber como gerar engajamento e que tipo de campanha fazer para gerar mais vendas e interesse por parte dos seus leads.
No fundo, é importante entender o que o cliente quer, o que ele busca e como ele pensa. Isso ajudará a montar um anúncio focado nele e pronto para converter, fechar vendas ou, no mínimo, deixar o lead preparado para os seus vendedores abordarem.
Pronto! Com essas 3 dicas, você conseguirá dominar o Marketing Automotivo e conseguirá mais clientes mesmo em um momento de dificuldade no segmento. Lembre-se de que, no entanto, o marketing digital não é algo que você faz e pronto. Não é "um botão", por assim dizer, mas um elemento de configuração constante com base nos resultados obtidos. Portanto, coloque sua estratégia em prática, acompanhe os resultados e siga otimizando o conteúdo até estar satisfeito.
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