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  4. Conheça os diferenciais de um atendimento consultivo

Quarta, 28 de julho de 2021

Seja uma empresa de produtos cosméticos ou uma distribuidora de elevadores residenciais, toda empresa tem o seu setor de vendas que é responsável por ter contato com o cliente, presencial ou não, oferecer o produto e efetivar a venda.

A depender do tipo de produto ou serviço comercializado, muitas empresas optam por realizar também um atendimento consultivo que como o próprio nome sugere, tem como objetivo prestar um atendimento onde o cliente consulta o vendedor antes de realizar a compra.

Neste texto, iremos falar mais sobre o que é um atendimento consultivo e seus diferenciais. Fique conosco e acompanhe.

O que é atendimento consultivo?

Diferente do tipo de atendimento tradicional de vendas, onde o profissional foca em efetivar a venda, o atendimento consultivo foca nas dores e necessidades do cliente a fim de elucidar melhor as suas dúvidas e apresentar as melhores opções para aquilo que ele precisa.

Uma empresa de estrutura metálica, por exemplo, que realiza um atendimento consultivo busca aproximar o cliente do vendedor para que seja estabelecida uma relação de cumplicidade naquele momento e o cliente se sinta à vontade para expor suas aflições.

Esse tipo de atendimento, pode inclusive trazer necessidades que até então o cliente não havia percebido, logo, há ganho não apenas para a empresa que efetivou a venda, mas também para o cliente que conseguiu sanar suas necessidades.

Outro ponto importante que traz o atendimento consultivo é que a empresa passa maior confiabilidade e passa a ser vista pelo cliente como uma empresa profissional e confiável.

Quais os diferenciais do atendimento consultivo?

Agora que já vimos o que é o atendimento consultivo, vamos apresentar alguns diferenciais que são características deste tipo de atendimento. Acompanhe.

  • Atenção ao cliente: o atendimento consultivo, em primeiro lugar, procura conhecer o cliente para que o cliente perceba que de fato o vendedor está disposto a resolver o seu problema. E conhecer pode significar até os pequenos detalhes como idade, estado civil, profissão etc;
  • Conhecimento: no atendimento consultivo, o vendedor demonstra todo o conhecimento que tem sobre o produto ou serviço vendido para passar confiabilidade ao cliente.

Imagine uma empresa que comercializa produtos como um purgador de vapor, que não é um produto comum, portanto requer conhecimento no momento da venda;

  • Disposição de atendimento por diversos canais: o atendimento consultivo também pode ser realizado por outros canais que não apenas pessoalmente ou por telefone, como por exemplo, com a utilização de redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea etc;
  • Feedback: é muito comum que o vendedor solicite um feedback ao final do atendimento consultivo. Isso porque, é por meio dos feedbacks que o profissional pode saber onde precisa melhorar e se está cumprindo com seu objetivo de proporcionar um atendimento de alto padrão de qualidade.

De forma geral, o atendimento consultivo tem como objetivo personalizar a experiência do cliente e apresentar a melhor solução para o seu problema.

E então, nosso texto foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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