1. Aligator
  2. Blog
  3. Comportamento
  4. Conheça os diferenciais de um atendimento consultivo

Segunda, 10 de janeiro de 2022

Seja uma empresa de produtos cosméticos ou uma distribuidora de elevadores residenciais, toda empresa tem o seu setor de vendas que é responsável por ter contato com o cliente, presencial ou não, oferecer o produto e efetivar a venda.

A depender do tipo de produto ou serviço comercializado, muitas empresas optam por realizar também um atendimento consultivo que como o próprio nome sugere, tem como objetivo prestar um atendimento onde o cliente consulta o vendedor antes de realizar a compra.

Neste texto, iremos falar mais sobre o que é um atendimento consultivo e seus diferenciais. Fique conosco e acompanhe.

O que é atendimento consultivo?

Diferente do tipo de atendimento tradicional de vendas, onde o profissional foca em efetivar a venda, o atendimento consultivo foca nas dores e necessidades do cliente a fim de elucidar melhor as suas dúvidas e apresentar as melhores opções para aquilo que ele precisa.

Uma empresa de estrutura metálica, por exemplo, que realiza um atendimento consultivo busca aproximar o cliente do vendedor para que seja estabelecida uma relação de cumplicidade naquele momento e o cliente se sinta à vontade para expor suas aflições.

Esse tipo de atendimento, pode inclusive trazer necessidades que até então o cliente não havia percebido, logo, há ganho não apenas para a empresa que efetivou a venda, mas também para o cliente que conseguiu sanar suas necessidades.

Outro ponto importante que traz o atendimento consultivo é que a empresa passa maior confiabilidade e passa a ser vista pelo cliente como uma empresa profissional e confiável.

Quais os diferenciais do atendimento consultivo?

Agora que já vimos o que é o atendimento consultivo, vamos apresentar alguns diferenciais que são características deste tipo de atendimento. Acompanhe.

  • Atenção ao cliente: o atendimento consultivo, em primeiro lugar, procura conhecer o cliente para que o cliente perceba que de fato o vendedor está disposto a resolver o seu problema. E conhecer pode significar até os pequenos detalhes como idade, estado civil, profissão etc;
  • Conhecimento: no atendimento consultivo, o vendedor demonstra todo o conhecimento que tem sobre o produto ou serviço vendido para passar confiabilidade ao cliente.

Imagine uma empresa que comercializa produtos como um purgador de vapor, que não é um produto comum, portanto requer conhecimento no momento da venda;

  • Disposição de atendimento por diversos canais: o atendimento consultivo também pode ser realizado por outros canais que não apenas pessoalmente ou por telefone, como por exemplo, com a utilização de redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea etc;
  • Feedback: é muito comum que o vendedor solicite um feedback ao final do atendimento consultivo. Isso porque, é por meio dos feedbacks que o profissional pode saber onde precisa melhorar e se está cumprindo com seu objetivo de proporcionar um atendimento de alto padrão de qualidade.

De forma geral, o atendimento consultivo tem como objetivo personalizar a experiência do cliente e apresentar a melhor solução para o seu problema.

E então, nosso texto foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

voltar