1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. O que é um Gestor de Tráfego?


O que é um Gestor de tráfego?

O gestor de trafego é um profissional responsável por organizar , analisar e liderar demandas, estratégias e ações para gerar vendas e resultados a um cliente , por intermédio de ferramentas disponibilizadas pelo Marketing Digital

A possibilidade de trabalho para esse profissional vai de atuar em empresas, junto ao setor de marketing, como freelancer, atendendo empresas de pequeno e médio porte, ou em agências, ficando responsável por organizar, analisar e liberar demandas e elaborar as melhores estratégias para atingir os objetivos estabelecidos.

Diferente de trafego orgânico , que precisa estar de acordo com as exigências dos algoritmos dos buscadores, o trafego pago esta relacionado ás ações de publicidade pagas.

Esse Profissional é portanto encarregado de gerenciar os recursos destinados a campanhas e tudo o que envolve anúncios pagos.

O que faz um gestor de trafego pago?

Além de gerenciar os anúncios pagos de uma empresa na internet é competência dele melhorar o tráfego gerenciando anúncios em plataformas como Google, Facebook, instagram e youtube e também faz o gerenciamento da verba mensal destinada á criação de anúncios na internet.

Além disso realiza a analise dos relatórios fornecidos pelas plataformas , onde os anúncios são vinculados para entender se a campanha está gerando bons resultados para a empresa .

Caso os resultados da Campanha não sejam satisfatório, o gestor de trafego pago vai sugerir melhorias e aponta onde devem ser melhoradas

O campo de atuação de um gestor de trafego é essencialmente voltado para o gerenciamento nas plataformas digitais como:

  • Sites;
  • Ações em Landing Pages;
  • Gerenciamento das redes Sociais.

Gestor de tráfego nas diferentes modalidades

Por ser uma profissão que requer muito conhecimento de mercado e das ferramentas, é possível que você tenha vontade de se especializar em uma área da gestão de tráfego, pois é muito difícil abranger tudo.

Escolher para qual das opções você deve direcionar seu trabalho ajuda a adquirir mais conhecimentos específicos na sua área de atuação.

Confira em quais ferramentas o profissional da gestão de tráfego pode atuar:

  • Gestor de tráfego com foco em Instagram Conhece a ferramenta e sabe como utilizar todo o seu potencial, está sempre atento às mudanças que ocorrem nela, avalia a possibilidade de promover impulsionamento para algumas postagens, também pode estar envolvido na criação de conteúdo e na busca por parcerias;
  • Gestor de tráfego com foco em Facebook ADS: Estuda como direcionar melhor os recursos em campanhas de divulgação dentro da rede social, também pode fazer o controle das campanhas para o Instagram, pois as redes são integradas;
  • Gestor de tráfego Google Ads, Pode atuar fazendo tráfego na rede de pesquisa ou na elaboração de anúncios para a rede de display do Google para que apareçam em sites parceiros do Google.
  • Ainda é possível que um gestor de tráfego auxilie na gestão de redes sociais em conjunto com um profissional Social Media para entender melhor o comportamento do consumidor, analisar as Métricas das redes Sociais e alinhar as estratégias de campanha e conteúdo;
  • Desenvolvimento de SEO em sites e análise das métricas;

Atuar como Gestor de Tráfego exige muito conhecimento, estudo e paciência, pois você será responsável pelo sucesso da campanha, ou da estratégia, e isso implica aplicar a verba de maneira que seu cliente não tenha prejuízo.

É uma profissão onde é preciso ter responsabilidade e lembrar que no marketing é necessário testar suas metodologias para depois validá-las.

Como ser um gestor de tráfego?

Como você já deve ter percebido, trabalhar como gestor de tráfego requer muito conhecimento de mercado, consumidor, Marketing Digital, ferramentas e ainda de anúncios pagos.

Mas além disso, existem algumas habilidades que são indispensáveis para que esse profissional consiga se desenvolver e ganhar destaque no mercado.

Citaremos algumas dessas habilidades, aquelas que são essenciais para você que deseja se tornar gestor de tráfego. Confira:

  • Alta capacidade analítica;
  • Facilidade com dados e métricas;
  • Paciência e criatividade;
  • Ser um bom comunicador;
  • Boa capacidade de adaptação, pois esse é um mercado que está sempre mudando;
  • Buscar conhecimentos na área;

Como contratar um gestor de tráfego.

Contratar esse profissional para sua empresa pode impulsionar os resultados do seu negocio e aumentar as suas vendas.

O cuidado que você deve ter é contratar um bom profissional com boas referencias, que comprove suas experiências e resultados que promoveu para as empresas no qual já trabalhou.

Isso porque nem todos os “profissionais” são confiáveis (aliás, isso serve para qualquer profissão).

Se você conseguir contratar um que seja competente e de confiança, suas vendas podem aumentar radicalmente, ou contrate uma agência que gera resultados.

voltar

Comentários

Veja também

​A Importância dos Resultados Orgânicos nos Motores de Busca

​A Importância dos Resultados Orgânicos nos Motores de Busca

Descubra a importância dos cliques orgânicos no Google e como a otimização de sites pode aumentar seu tráfego qualificado e visibilidade online.

Importância do Google Ads no Marketing Digital

Importância do Google Ads no Marketing Digital

O Google é o maior motor de busca do mundo, processando bilhões de pesquisas diariamente. Isso significa que os anúncios do Google Ads têm o potencial de alcançar um público imenso.

Guia Completo de SEO: Aumente a Visibilidade do Seu Site com as Estratégias da Agência Aligator

Guia Completo de SEO: Aumente a Visibilidade do Seu Site com as Estratégias da Agência Aligator

Descubra como os serviços de SEO da Agência Aligator podem aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais tráfego orgânico. Consulte nossos especialistas hoje!

Aligator Precisa de uma estratégia certeira?