1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Transformação digital: O que é?

Terça, 19 de abril de 2022

Vivemos em uma era onde a tecnologia é predominante dentro do nosso cotidiano, cada vez mais somos dependentes delas e as utilizamos para tudo, desde a compra de um produto pela internet até mesmo a ida a um restaurante e a realização de um pedido por Displays em acrílico.

Devido a toda essa mudança e a criar quase que uma dependência relacionado ao mundo virtual, o tema transformação digital vem ganhando cada vez mais força nas empresas, sendo considerado por muitos uma evolução natural e essencial para o nosso cotidiano.

Mas, o que esse termo significa? O que de fato representa uma transformação digital? Quais são seus impactos e benefícios na nossa sociedade? No texto de hoje, vamos abordar tudo sobre a transformação digital, preparado? Então vamos lá!

O que é transformação digital

A humanidade está sempre evoluindo, desde a descoberta do fogo, o desenvolvimento da roda, o avanço das civilizações, o ponto-chave da revolução industrial até a chegada nos dias de hoje, com a chamada transformação digital.

Basicamente, a transformação digital consiste em uma mudança total de mentalidade, onde as empresas utilizam os recursos tecnológicos mais avançados do mercado para cumprir seus objetivos, realizarem e automatizarem seus processos e se modernizarem, melhorando seu desempenho e aperfeiçoando uma experiência digital em todos os seus setores.

Mesmo que ela seja uma empresa analógica, com trabalhos manuais como o desenvolvimento de projeto de incêndio, por exemplo, a tecnologia deve ser inserida para que, todos os seus processos ocorram de forma facilitada, se adaptando às novas tendências e se organizando para o futuro.

Mas não se engane, quando falamos de transformação digital, não é apenas possuir um blog ou um site, aqui, falamos de uma mudança no mindset completo, abraçando a tecnologia e fazendo com que ela seja a maior aliada do seu negócio, colaborando em todos os processos e provocando uma verdadeira mudança na sua empresa.

Como funciona a transformação digital?

Como já citamos acima, ao contrário do que muitos pensam, uma transformação digital não consiste simplesmente no uso de uma ou outra tecnologia, e sim, em uma mudança geral de contexto e de pensamento sobre a sua empresa e o mundo corporativo. O primeiro passo é identificar qual a situação atual do seu negócio e identificar onde a tecnologia deve ser implementada para te ajudar a evoluir.

Essa é uma mudança que ocorre de cima para baixo, passando primeiro pelos gestores e pelos líderes, então, é preciso alinhar a gestão e fazer com que todos estejam cientes do que está acontecendo e de que toda a infraestrutura de sua empresa será modificada para abraçar essa nova era moderna.

Esse é um processo que pode demorar um tempo, contando com alguns erros técnicos e muita paciência durante o caminho, então busque encarar tudo de uma forma integrada e execute cada passo de maneira minuciosa e atenta.

Qual é o seu objetivo?

O grande objetivo da transformação digital é fazer com que a tecnologia fique a serviço das empresas e da sociedade, extraindo ao máximo soluções que podem resolver problemas e processos presentes dentro do nosso cotidiano, e trazer muito mais praticidade e otimização para qualquer negócio, como os que atuam com Roletes industriais, por exemplo.

Entre seus benefícios, podemos destacar que ela consegue: tornar a comunicação mais rápida e assertiva; integrar setores tornando suas equipes mais colaborativas; acessar informações completas; automatizar processos; melhorar a tomada de decisão baseada em dados; melhorar a interação com os clientes e facilitar a análise de desempenho.

Qual a sua importância e o seu impacto na sociedade?

Assim como todas as evoluções que passamos dentro da sociedade tiveram um impacto extremamente positivo e relevante na nossa história, a transformação digital também não é diferente.

Com um mundo cada vez mais volátil e incerto, ela permite que você se adapte às novas tendências e consiga extrair o máximo da tecnologia para que ela seja sua principal aliada, aumentando sua produção e melhorando todos os seus processos de forma geral, tornando o mercado cada vez mais competitivo e interessante para todas as partes.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

voltar