1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Chatbot: O que são? E para que serve?

Segunda, 09 de maio de 2022

Você já passou por algum problema na hora de ser atendido através de um chat online? Ficou esperando muito tempo em uma longa fila, foi jogado de um lado para o outro, não foi informado da maneira correta, teve que repetir mil vezes seus dados, ou até mesmo terminou um atendimento sem ter suas dúvidas sobre um produto como vidro termoelétrico resolvidas?

Acredite, esses problemas são extremamente comuns mas são os principais responsáveis pela maioria das pessoas deixar de consumir alguma marca e cortar completamente os laços com aquela empresa. Bom, se você já teve qualquer problema de atendimento, seja realizando um ou sendo atendido, saiba que nos dias de hoje, existe uma solução muito mais simples, efetiva e extremamente funcional: os chatbots.

Graças aos avanços tecnológicos, esse recurso já vem sendo implementado e é comum em grande parte das empresas espalhadas Brasil afora, quer saber mais sobre ele? Conhecer a fundo o que ele é e para que serve? Então continue lendo esse texto que nós vamos te mostrar tudo, tenha uma ótima leitura!

O que são os Chatbots?

Os chatbots nada mais são que um programa desenvolvido através de recursos da inteligência artificial, com a principal finalidade de simular a conversação humana. Eles também podem ser desenvolvidos a responderem regras básicas, estabelecendo um diálogo muito mais curto e direto.

Os chatbots são comumente usados em sites, apps de mensagens e outras plataformas digitais, eles estabelecem uma comunicação instantânea com os usuários, e esse é justamente um dos principais motivos deles serem utilizados nos dias de hoje.

Com o consumidor se tornando cada vez mais exigente, as pessoas buscam coletar informações, receber atendimento e suporte quase que em tempo real, e é justamente isso que os chatbots fornecem. Se você quer contatar uma empresa na madrugada de sábado para falar sobre seucompressor de ar odontológico, não precisa mais esperar, irá receber todas as suas respostas de maneira rápida e sucinta com os chatbots.

Para que servem os chatbots?

De forma resumida, os chatbots tem o principal objetivo de estabelecer uma comunicação de qualidade entre a empresa e os usuários, sem precisar de uma equipe intermediando, eles são capazes de acompanhar tendências, decifrar gírias, e até mesmo, estabelecer um diálogo completo, sem a necessidade de uma pessoa física para controlá-lo.

Ele busca sempre solucionar os problemas do consumidor, agregando e muito dentro da sua experiência de compra, trazendo muito mais velocidade e praticidade para o atendimento, sendo ele executado de maneira mais rápida e eficaz.

Como eles funcionam?

Como você pode observar, o chatbot é um programa automatizado, preparado para lidar e responder com situações comuns de atendimento, interagindo com clientes para resolver suas dúvidas e seus problemas. Ele é formado primordialmente por 3 elementos básicos: Canal, conteúdo e software.

O primeiro corresponde a onde o chatbot irá atuar, Whatsapp, Facebook, Telegram, Site? Qual será a ferramenta escolhida? Já o segundo representa as mensagens que ele irá enviar, emojis, textos e arquivos de mídia são algumas dessas opções. Por fim, o software é justamente o programa que dita a conversa de forma definitiva.

Além desses 3 elementos, existem três tipos de chatbots, o baseado em regras, que só aceitam respostas pré determinadas, o com NLP (Natural Language Processing) que utiliza a IA para se adaptar e comunicar com o usuário e o híbrido, que mistura um pouco dos dois elementos.

Por que implementar os chatbots na sua empresa?

Bom, agora que você já conhece mais sobre os chatbots talvez venha aquela pergunta, mas afinal, por que implementar eles dentro da sua empresa de roletes industriais? Bom, a resposta é simples, com ele, você consegue fornecer suporte e atendimento 24 horas, 7 dias por semana para seus clientes, reduzindo os custos operacionais, e fornecendo uma conversação muito mais efetiva, direta e assertiva, sem qualquer problema que um atendimento humanizado possui.

Ele pode ser implementado em diversas áreas da sua empresa, como o marketing, vendas, setor de atendimento, comercial, entre diversos outros, tudo que possui contato com o público pode e deve usar chatbots, uma opção realmente completa para o seu negócio, não acha?

Agora conte para a gente nos comentários abaixo qual a sua opinião sobre o texto de hoje, e é claro, não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

O que achou do texto de hoje? Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

voltar