1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. O que é o BLACK HAT SEO?

Terça, 07 de junho de 2022

Se você trabalha com marketing digital ou possui um blog ou um site, com certeza deve ao menos já ter ouvido falar sobre o SEO, certo? Essa é uma estratégia extremamente popular, que consiste em realizar uma série de ações para otimizar seu site e fazer com que ele seja bem visto pelo algoritmo do Google, deixando ele nas primeiras posições da plataforma de bu

Ou seja, o SEO, faz com que de maneira orgânica, seu site se mantenha sempre no topo das buscas, se tornando uma referência e aumentando consideravelmente seu tráfego, afinal, mais de 25% das pessoas clicam no primeiro link orgânico que aparece, 11% no segundo e 7% no terceiro, sendo que mais de 75% dos usuários não passam da primeira página.

Dessa forma, se você pesquisar filtro coalescente, a chance de clicar nos primeiros links é muito maior, e por este motivo, se manter no topo é tão importante para qualquer empresa. Muitas delas até utilizam alguns recursos considerados ilegais, como é o caso do black hat SEO. No texto de hoje, falaremos tudo sobre essa estratégia proibida e que pode prejudicar e muito seu site, pronto para descobrir mais? Então vamos lá!

O que significa black hat SEO?

Como já explicamos acima, o SEO é uma estratégia que impulsiona o seu site para as primeiras posições no Google, dentre essas ações que podem ser realizadas, como o White hat SEO, que segue as diretrizes do Google buscando otimizar seu site, temos justamente o Black Hat SEO, que funciona de forma completamente oposta.

Ele busca fazer com que o site alcance o topo de uma maneira ilegal, ou seja utilizando um conjunto de ações que enganam o algoritmo do Google, e fazem com que sua página alcance um melhor rankeamento, indo na contra mão daquilo que a plataforma quer: conteúdo de qualidade sobre sua empresa de filtragem industrial,por exemplo e trazendo uma experiência positiva ao usuário.

É como se alguém procurasse chegar ao topo independente do caminho que tivesse que trilhar, burlando uma série de regras, e focando exclusivamente em trazer o site na primeira página, sem se importar com qualidade, simplesmente o foco é usar trapaças para fazer com que sua página seja mais vista.

Por que o Black Hat SEO é tão negativo?

Como vimos acima, o Black Hat SEO vai na direção oposta de tudo que o Google busca trazer para o seu usuário, a partir do momento que você adota essa estratégia, você não pensa na experiência de seu cliente, fornecendo algo desagradável e que não merece chegar no lugar onde está, cometendo até mesmo um tipo de injustiça com os visitantes e concorrentes.

A partir do momento em que você alcança o topo sem merecimentos, você pode até ganhar mais visitantes e aumentar seu tráfego, mas dificilmente fará mais do que isso, a partir do momento que um usuário clicar no seu site e não encontrar aquilo que procura, a chance dele seguir adiante é muito menor, tendo uma taxa baixa de conversão e pior ainda de relação com as pessoas.

Além de tudo que citamos acima, caso você pratique o Black Hat SEO, você corre sérios riscos de sofrer punições pelo Google, a plataforma realiza inspeções severas e sempre tende a encontrar formas de penalizar aquele que utiliza essa estratégia, separamos algumas das principais penalidades abaixo.

Quais são as penalidades aplicadas pelo Google?

As punições impostas pelo Google variam muito de acordo com o grau da sua infração, da frequência das irregularidades e qual a influência que essas ações negativas tiveram em cima do seu site.

As punições consideradas mais leves são aquelas em que a página perde posições dentro do ranking do Google, o mínimo é a queda de 30 posições, podendo alcançar até 950 posições dependendo do nível de sua infração.

Além das quedas, caso você seja recorrente ou seu Black Hat SEO tenha sido considerado extremamente agressivo, você pode até chegar a ser banido do Google, tendo sua página e até mesmo todo o seu site removido da plataforma.

Por mais que você possa estar tentado a seguir pelo caminho mais fácil, você dificilmente vai querer correr esses riscos ou realizar tudo sem esforço e de forma negativa, certo? O Black Hat SEO é uma tática muitas vezes suja e que prejudica a todos, desde a própria plataforma, o usuário e até mesmo, o seu negócio, por isso se você tem um site sobre motores elétricos industriais,faça da melhor forma possível, e assim prenderá a atenção dos usuários.

Agora conte para gente nos comentários o que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado e até a próxima.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

voltar