Mesmo que cada ser humano seja único, podemos encontrar alguns padrões em seus comportamentos e desejos. Isso é explicado no ramo da psicologia e nos ajuda a aprender como atrair nosso público-alvo.
Quando falamos de atração no marketing digital, um dos tópicos que pensamos são os Gatilhos Mentais. Isso não significa que irá manipulá-los para comprar, mas existem algumas maneiras eficazes de chamar a atenção deles. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Em termos de saúde mental, um gatilho está relacionado a algo que afeta nosso estado de espírito. Geralmente ligado a eventos específicos ou traumáticos. Mas no mundo do marketing digital, isso é usado apenas para influenciar o comportamento das pessoas, criando algumas necessidades.
E como isso é possível? Bem, antes de tudo, temos que entender como nosso cérebro funciona. Recebemos informações o tempo todo e elas provocam diferentes emoções e reações. Por exemplo, um anúncio sobre as novidades do setor de filtro prensa pode agradar àqueles que trabalham no setor.
Como é difícil filtrar tudo (ainda mais com a quantidade exacerbada de informações), acabamos tomando decisões com nosso subconsciente. Então, basicamente, isso significa que o gatilho desperta uma vontade que já existia e só precisava de uma boa oportunidade para colocá-la em prática.
Tão importante quanto uma mangueira de incêndio para os bombeiros, é a curiosidade aguçada dos clientes para um gestor. Esse poderoso truque pode ser explorado de várias maneiras, pois as pessoas têm a necessidade de desvendar o que não sabem.
Desta forma, você pode atraí-los e inspirá-los a abrir um e-mail, promover seu conteúdo ou, até mesmo, comprar alguns produtos. Portanto, é importante elaborar um título intrigante e ter o cuidado de manter as expectativas certas.
Confira estes exemplos:
Você já comprou algo só porque era o último no estoque e estava com medo de não encontrá-lo mais? Esse é o papel desse gatilho mental: criar a sensação de que, se você não aproveitar a oportunidade, pode não ter outra. É nosso instinto de sobrevivência falando mais alto.
Como exemplos, podemos citar frases como:
No entanto, devemos ter cuidado ao anunciar a escassez de um produto. Pois, se no futuro ele se tornar abundante, poderá perder seu valor e os usuários se sentirão enganados, e é um sentimento que nenhum negócio gostaria de despertar em seus clientes.
O que mais influencia o comportamento humano é a necessidade de evitar a dor e sentir prazer. Nesse caso, podemos entender esse gatilho como um sentimento de recompensa após algum esforço.
Por isso, é fundamental conhecer muito bem o seu público-alvo e entender seus pontos problemáticos, a fim de oferecer uma solução que faça sentido.
O que achou do texto de hoje? Sabia como funcionavam os Gatilhos Mentais? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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