1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Gatilhos mentais: O que é? Como usar de forma eficiente

Quarta, 13 de julho de 2022

Mesmo que cada ser humano seja único, podemos encontrar alguns padrões em seus comportamentos e desejos. Isso é explicado no ramo da psicologia e nos ajuda a aprender como atrair nosso público-alvo.

Quando falamos de atração no marketing digital, um dos tópicos que pensamos são os Gatilhos Mentais. Isso não significa que irá manipulá-los para comprar, mas existem algumas maneiras eficazes de chamar a atenção deles. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que são gatilhos mentais?

Em termos de saúde mental, um gatilho está relacionado a algo que afeta nosso estado de espírito. Geralmente ligado a eventos específicos ou traumáticos. Mas no mundo do marketing digital, isso é usado apenas para influenciar o comportamento das pessoas, criando algumas necessidades.

E como isso é possível? Bem, antes de tudo, temos que entender como nosso cérebro funciona. Recebemos informações o tempo todo e elas provocam diferentes emoções e reações. Por exemplo, um anúncio sobre as novidades do setor de filtro prensa pode agradar àqueles que trabalham no setor.

Como é difícil filtrar tudo (ainda mais com a quantidade exacerbada de informações), acabamos tomando decisões com nosso subconsciente. Então, basicamente, isso significa que o gatilho desperta uma vontade que já existia e só precisava de uma boa oportunidade para colocá-la em prática.

Como usá-las de maneira eficiente?

Gatilho da Curiosidade

Tão importante quanto uma mangueira de incêndio para os bombeiros, é a curiosidade aguçada dos clientes para um gestor. Esse poderoso truque pode ser explorado de várias maneiras, pois as pessoas têm a necessidade de desvendar o que não sabem.

Desta forma, você pode atraí-los e inspirá-los a abrir um e-mail, promover seu conteúdo ou, até mesmo, comprar alguns produtos. Portanto, é importante elaborar um título intrigante e ter o cuidado de manter as expectativas certas.

Confira estes exemplos:

  • Como aumentar as vendas em 50% em 5 semanas;
  • Temos um segredo para você!

Gatilho da urgência/escassez

Você já comprou algo só porque era o último no estoque e estava com medo de não encontrá-lo mais? Esse é o papel desse gatilho mental: criar a sensação de que, se você não aproveitar a oportunidade, pode não ter outra. É nosso instinto de sobrevivência falando mais alto.

Como exemplos, podemos citar frases como:

  • Contrato por tempo limitado;
  • Últimas peças do mais novo vidro termoelétrico do mercado;
  • Seja rápido! Restou apenas um item.

No entanto, devemos ter cuidado ao anunciar a escassez de um produto. Pois, se no futuro ele se tornar abundante, poderá perder seu valor e os usuários se sentirão enganados, e é um sentimento que nenhum negócio gostaria de despertar em seus clientes.

Gatilho da recompensa

O que mais influencia o comportamento humano é a necessidade de evitar a dor e sentir prazer. Nesse caso, podemos entender esse gatilho como um sentimento de recompensa após algum esforço.

Por isso, é fundamental conhecer muito bem o seu público-alvo e entender seus pontos problemáticos, a fim de oferecer uma solução que faça sentido.

O que achou do texto de hoje? Sabia como funcionavam os Gatilhos Mentais? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

voltar