A Tecnologia é um universo vasto, enorme e repleto de possibilidades, a cada dia que passa, nos deparamos com uma nova invenção ou uma combinação que vem para mudar ou apresentar algo totalmente novo dentro da nossa rotina, e nos últimos anos, estamos presenciando duas tecnologias diferentes mas que vem reinventando o mercado: o marketing digital e a inteligência artificial.
O primeiro mudou por completo a forma como as empresas divulgam seus produtos e serviços, revolucionando o cenário atual e fazendo com que as marcas se aproximarem de forma muito mais eficiente do público, conseguindo mostrar mais sobre seus produtos como sualavadora ultrassônica, de forma eficiente, com alta visibilidade, alcance e muito mais direto.
Já a inteligência artificial, que é discutida desde a década de 50, se popularizou nos últimos anos sendo conhecida pela tecnologia que representa um mecanismo que simula a habilidade humana de pensar, basicamente, respondendo questões e realizando uma interação de forma automática, sendo praticamente um robô, e podendo ser aplicada em diferentes ocasiões.
Ambas são bem diferentes, o marketing digital é basicamente um conceito criado dentro da internet enquanto a IA é uma tecnologia completa usada em diferentes frentes, mas como elas se relacionam? No texto de hoje, iremos mostrar como o marketing digital e a inteligência artificial juntas, conseguem montar uma das parcerias de mais sucesso da atualidade, confira!
A inteligência artificial é uma tecnologia muito usada em diferentes áreas da nossa vida, e é claro que entre elas temos justamente o marketing digital, são vários fatores que ela impacta de forma positiva, principalmente na criação e otimização de anúncios, na comunicação aprimorada e na tomada de decisão através do uso de dados. Abaixo, separamos os principais benefícios da IA no marketing digital e como ela impacta dentro desse segmento, confira!
O marketing digital tem o poder de se comunicar em massa com as pessoas, possuindo um alcance muitas vezes maior do que a forma tradicional, então para dar conta de falar com tantas pessoas, ou é preciso que sua empresa de pintura industrial possua uma equipe maior ou a opção mais viável é usufruir do poder da inteligência artificial.
Com ela, é possível ampliar ainda mais o seu alcance e se comunicar de forma muito mais direta e assertiva, é possível distribuir os conteúdos de forma automática e também, atender o público através de chatbots e outros tipos de IA, o que aprimora a comunicação e aproxima ainda mais a marca do público.
Já não é segredo para ninguém que nosso mundo é totalmente guiado por dados, e é claro que isso não seria diferente no marketing digital, por muitos anos, escolhas e decisões foram tomadas baseadas nos “achismos” e “feelings” dos profissionais, mas agora é possível basear cada passo e estratégia montada nas informações disponíveis.
E é claro que para acelerar ainda mais esse processo a IA acaba entrando como uma peça chave, afinal, essa tecnologia tem muito mais poder de coleta, análise, validação e utilização dos dados do que qualquer outro ser humano.
Ela é capaz de fazer um conhecimento preciso, livre de qualquer erro, e para que isso ocorra basta adotar o machine learning ou aprendizado da máquina, que tem como funcionalidade justamente, aprender mais sobre o uso de dados, entender os padrões e ser muito mais assertivo no desempenho de forma geral.
De nada adianta ter um ótimo produto se você está atingindo o público errado, por melhor que seja a sua empresa, se você não anunciar para as pessoas certas, a chance de conversão é mínima e cá entre nós, de todas as pessoas espalhadas pelo mundo, é apenas uma pequena parcela que vai se interessar pelo seu aluguel de máquina de solda.
Com a IA, é possível identificar e segmentar o público de forma mais assertiva, isso porque, ela trabalha diretamente na criação de suas campanhas de anúncios, fornecendo dados e encontrando a persona através do machine learning que falamos acima.
Além disso, ainda é possível automatizar o envio de conteúdo conforme sua etapa no funil de vendas, e personalizar os anúncios de acordo com cada pessoa, o que aumenta e aprimora ainda mais a segmentação e potencializa essa popular estratégia de marketing.
De maneira resumida, marketing digital e inteligência artificial podem ser considerados como o casamento perfeito, a IA agrega demais dentro dessa área, e potencializa um mercado que está crescendo cada vez mais, explorando suas oportunidades e se tornando ainda mais forte.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre inteligência artificial? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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