1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Quais são as 4 definições de inteligência artificial?

Terça, 16 de agosto de 2022

A inteligência artificial passou de um sonho distante que víamos apenas em filmes para uma enorme realidade, se tornando uma das tecnologias mais utilizadas dentro do nosso dia a dia. Esse conceito criado em 1956 já está entre nós há quase 70 anos, mas o seu grande destaque só começou nos últimos anos com o desenvolvimento cada vez mais constante da tecnologia.

Para quem não sabe o que ela significa, a IA envolve a fusão de várias tecnologias diferentes como robótica, machine learning e reconhecimento de voz, e juntas, conseguem criar uma rede neural artificial, sistemas de aprendizados e algoritmos que são capazes de simular e replicar algumas ações humanas como a habilidade de tomar uma decisão ou a ação dentro de um processo.

De forma resumida, a inteligência artificial é uma tecnologia que faz com que seja possível de uma máquina iniciar uma conversa ou realizar uma atividade como a montagem de um pallet descartávelde forma autônoma.

Isso representa uma grande evolução dentro da sociedade, em vários âmbitos diferentes, tanto pessoais quanto profissionais, porém, a IA pode ser muito mais complexa do que você imagina.

Existem várias definições e tipos diferentes de inteligência artificial, e não só a que estamos habituados, no texto de hoje, iremos falar quais são as 4 definições de inteligência artificial que existem, quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!

1 - Inteligência Artificial Geral (AGI)

Abrimos nossa lista com a definição AGI, que representa uma inteligência artificial extremamente forte, que consegue até mesmo, replicar um nível próximo ao do ser-humano, resolvendo tarefas semelhantes às quais praticamos dentro do nosso dia a dia.

Dessa forma, a Inteligência Artificial Geral é uma definição que se baseia naquela IA mais próxima do que nós podemos fazer, podendo até mesmo substituir as pessoas em alguns processos, funcionando como um filtro coalescente que filtra os aerossóis do óleo e da água, ele também filtra os dados, entende o que deve ser feito e executa de forma primorosa.

Sua funcionalidade é através do machine learning, no qual sempre está evoluindo e procurando saídas de forma constante.

2 - Inteligência Artificial Limita (ANI)

Já a segunda definição conhecida como ANI é mais fraca do que a anterior, sendo consideradas inteligências com apenas um único objetivo: armazenar um grande volume de dados e realizar tarefas complexas, mas é claro, sempre de acordo com a sua programação.

Dessa forma, essa classe de IA não consegue fazer cálculos complexos ou agir de forma muito rápida, tudo é um pouco mais lento, e limitado apenas, aquilo que ela foi programada para fazer, sem exceções.

3 - Superinteligência (ASI)

Aqui temos uma inteligência artificial que ainda está sendo desenvolvida e no momento em que esse texto está sendo escrito, ainda é um grande ponto de interrogação para o futuro, a superinteligência, como o próprio nome já indica, tende a ser muito mais poderoso e forte que o próprio cérebro humano.

Dessa forma, a ASI será capaz de realizar tarefas que nem os humanos conseguem, podendo mudar por completo, a forma que enxergamos o mundo em um contexto geral, tomando decisões e armazenando dados de forma muito mais precisa.

4 - Inteligência Artificial (IA)

Fechando nossa lista, temos a IA como um todo, sua definição simples e pura também vale para a nossa lista, já que ela acaba se enquadrando de uma maneira mais generalizada, englobando toda essa tecnologia como um todo.

Sua definição simples e pura é a inteligência demonstrada por máquinas ao executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes, e também, pode ser definida como um campo de estudo, com a principal função de executar ações de modo autônomo.

Sendo essencial em diversas áreas como da educação e saúde, trabalhando para o melhoramento de máquinas como um compressor de ar odontológico, aperfeiçoamento de processos e coleta de dados.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

voltar