Ultimamente tem se falado muito em merchandising e trade marketing. Ambos têm como principal função auxiliar na venda de um produto, como um filtro prensa, por exemplo, cada um tem suas características particulares para ajudar a obter mais ganhos.
Embora você possa usar os dois em uma estratégia para vender mais, é importante entender as suas características para assim conseguir utilizá-los da maneira mais vantajosa para a sua empresa.
Pensando nisso, desenvolvemos esse texto, para te auxiliar a entender e como utilizar essas duas ferramentas da melhor forma possível. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue com a gente!
Em termos simples, o merchandising é uma estratégia dentro do marketing em que sua função é tornar o produto mais atrativo para as pessoas trazendo assim, o contato entre cliente e vendedor.
As atribuições de merchandising incluem desde técnicas de exibição, amostras grátis, demonstrações do produto, precificação, estandes e ofertas especiais entre outros métodos para que o seu produto seja apresentado para o maior número de pessoas.
Essa estratégia auxilia foca no produto e nas formas de apresentação dele para o público, segue abaixo as vantagens do merchandising e sua aplicação de forma assertiva:
Variedade: o merchandising pode mostrar aos clientes a variedade que o lojista possui, ressaltando uma boa seleção de produtos para que o cliente possa escolher, por exemplo, qual a melhor mangueira de incêndio para sua utilização.
Posicionamento do produto: com uma ótima estratégia de merchandising, a empresa ou loja pode colocar os produtos ao alcance dos seus clientes, trazendo mais facilidade na hora da compra.
Promoção: o merchandising ajuda na escolha do lugar e época para que a empresa possa criar campanhas de promoção dos seus produtos, tanto no site como na loja física. Isso ajuda no alcance de novos clientes.
O trade marketing é uma estratégia que visa analisar o comportamento do consumidor (hábitos e preferências) e assim, potencializar as estratégias de venda e marketing. Trata-se de uma integração entre os setores de marketing e vendas.
Inserido no conceito de trade marketing, existe uma série de ações que as empresas podem implementar para potencializar as vendas. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas ações:
O objetivo dessas ações é maximizar as vendas e otimizar as operações. Em um mercado tão dinâmico e competitivo, é crucial o levantamento de dados sobre o comportamento do consumidor. Assim, uma empresa de vidro termoelétrico pode identificar a demanda e o que é necessário para que o produto seja entregue para seus clientes.
Tanto o trade marketing como o merchandising são estratégias importantes que embora não sejam completamente idênticas, tem como função facilitar a entrega dos produtos para os clientes.
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Este artigo foi produzido pela equipe doSoluções Industriais
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