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  4. Qual a diferença entre merchandising e trade marketing?


Ultimamente tem se falado muito em merchandising e trade marketing. Ambos têm como principal função auxiliar na venda de um produto, como um filtro prensa, por exemplo, cada um tem suas características particulares para ajudar a obter mais ganhos.

Embora você possa usar os dois em uma estratégia para vender mais, é importante entender as suas características para assim conseguir utilizá-los da maneira mais vantajosa para a sua empresa.

Pensando nisso, desenvolvemos esse texto, para te auxiliar a entender e como utilizar essas duas ferramentas da melhor forma possível. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue com a gente!

O que é o Merchandising?

Em termos simples, o merchandising é uma estratégia dentro do marketing em que sua função é tornar o produto mais atrativo para as pessoas trazendo assim, o contato entre cliente e vendedor.

As atribuições de merchandising incluem desde técnicas de exibição, amostras grátis, demonstrações do produto, precificação, estandes e ofertas especiais entre outros métodos para que o seu produto seja apresentado para o maior número de pessoas.

Essa estratégia auxilia foca no produto e nas formas de apresentação dele para o público, segue abaixo as vantagens do merchandising e sua aplicação de forma assertiva:

Variedade: o merchandising pode mostrar aos clientes a variedade que o lojista possui, ressaltando uma boa seleção de produtos para que o cliente possa escolher, por exemplo, qual a melhor mangueira de incêndio para sua utilização.

Posicionamento do produto: com uma ótima estratégia de merchandising, a empresa ou loja pode colocar os produtos ao alcance dos seus clientes, trazendo mais facilidade na hora da compra.

Promoção: o merchandising ajuda na escolha do lugar e época para que a empresa possa criar campanhas de promoção dos seus produtos, tanto no site como na loja física. Isso ajuda no alcance de novos clientes.

O que é o trade marketing?

O trade marketing é uma estratégia que visa analisar o comportamento do consumidor (hábitos e preferências) e assim, potencializar as estratégias de venda e marketing. Trata-se de uma integração entre os setores de marketing e vendas.

Inserido no conceito de trade marketing, existe uma série de ações que as empresas podem implementar para potencializar as vendas. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas ações:

  • Recomendar estratégias de marketing no PDV;
  • Escolha de canais de venda mais eficazes;
  • Desenvolver calendários para produtos sazonais;
  • Avaliar resultados de atividades promocionais;
  • Recomendar preços e descontos;
  • Planejar o estoque;
  • Analisar performances de vendas;
  • Coordenar as pesquisas com o consumidor no PDV;
  • Elaboração de relatórios de vendas.

O objetivo dessas ações é maximizar as vendas e otimizar as operações. Em um mercado tão dinâmico e competitivo, é crucial o levantamento de dados sobre o comportamento do consumidor. Assim, uma empresa de vidro termoelétrico pode identificar a demanda e o que é necessário para que o produto seja entregue para seus clientes.

Tanto o trade marketing como o merchandising são estratégias importantes que embora não sejam completamente idênticas, tem como função facilitar a entrega dos produtos para os clientes.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre merchandising e trade marketing? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe doSoluções Industriais

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