1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Pipeline de talentos: o que é?

Terça, 16 de agosto de 2022

Quando uma empresa está com uma necessidade de preencher uma determinada vaga, logo, o setor do relacionamentos humanos (RH) entra em ação, mas na pressa de colocar um profissional pode acontecer de que a pessoa escolhida não seja a melhor escolha no momento.

Isso é um fato que pode acontecer com diversas companhias, seja uma empresa voltada para motores elétricos industriais ou qualquer outra empresa. E pode afetar o desempenho da produção.

E pensando nisso, hoje iremos falar sobre pipeline de talentos. De uma forma resumida, pipeline de talentos é uma forma de fazer uma seleção para determinada vaga de forma a encontrar o candidato mais indicado.

O que é pipeline de talentos?

O Pipeline é um banco de talentos no qual é formado por pessoas que realmente desejam exercer a relação profissional com a empresa. Isso acontece porque a companhia apresenta valores e benefícios que podem ser atrativos para os profissionais.

Esse tipo de recrutamento acontece quando a pessoa manda o seu currículo seja pelas redes sociais, sites da empresa ou então, o próprio LinkedIn, pois se identificam com a vaga ou com o perfil da empresa.

Por exemplo, uma loja que vende produtos como válvula de alívio pode ter anunciado no seu site empresarial vagas para vendedores, e logo, muitas pessoas mandam currículos na esperança de serem selecionadas.

E qual a vantagem para o trabalhador?

Em muitos casos, há profissionais que não foram chamados para uma vaga, na primeira vez, pois a antiga vaga requer muitas exigências no qual o funcionário não tinha como cumpri-las.

Com isso em mente, a empresa pode dar uma outra olhada no currículo deste profissional e validar se há uma outra vaga que possa interessar a ele. E assim, a empresa ganhará mais pessoas competentes.

Essa é uma opção de processo que é benéfica ao candidato, porque não há um número de exigências fora da sua realidade, e também fortalecerá a equipe que a companhia está montando.

E como se usa o pipeline de talentos?

O pipeline pode ser feito através das redes sociais, ou então, o próprio site empresarial. A principal ideia é contratar possíveis funcionários que desejam trabalhar em sua empresa de câmaras de refrigeração. Veja abaixo dicas de como usar o pipeline de talentos:

  • Identifique as suas metas: entenda como os seus funcionários trabalham, o seu perfil e monte uma persona voltada com esses dados. Um conselho que damos é usar o People Analytics para auxiliar nessa parte.
  • Preencha o pipeline: uma vez que você decidiu sobre o tipo de profissional que precisa, agora é hora de divulgar a mensagem. Em alguns casos as empresas optam por usar Headhunters que encontram o funcionário no LinkedIn.
  • Não esqueça de se engajar com os outros: você pode postar em redes como o próprio LinkedIn, por exemplo, que um determinado número de vagas está abertas e interessados podem mandar o currículo para o email ou preencher o formulário on-line.
  • Mostre porque as pessoas devem trabalhar com você: mostre os benefícios que um funcionário da sua empresa recebe, fazendo assim, com que mais pessoas vejam a sua empresa com bons olhos.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o que é o Pipeline de talentos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

voltar