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  4. Persona e Buyer Persona: Qual a diferença entre eles?

Terça, 13 de setembro de 2022

O termo persona tornou-se amplamente utilizado em muitos locais e para muitos propósitos. Portanto, vale a pena analisar mais profundamente a diferença entre este conceito e o de buyer persona.

Embora os dois pareçam muito próximos, existem, de fato, diferenças importantes. Entender como esses termos se diferem é crucial para ajustar as estratégias de produto e evitar erros. Continue conosco para saber mais!

O que são Personas?

Muitas vezes chamados de Design Personas por profissionais de UX, eles ajudam os desenvolvedores e designers de produtos a visualizarem seu público, desta forma, não venderão abrigo para extintores para quem deseja roupas esportivas, por exemplo.

Mais do que apenas um dispositivo técnico, as personas ajudam os criadores a se destacarem com aqueles que, eventualmente, irão interagir com seu produto. A empatia com os usuários é necessária para prever suas reações a vários recursos, além de construir a jornada certa para eles. Para facilitar esse exercício, é importante imaginá-los, não como um público sem rosto, mas como indivíduos particulares.

O que são as Buyer Personas?

Uma buyer persona também ajuda os profissionais de marketing a visualizar características singulares que compõem seu público-alvo, seja no ramo de automação predial, de manequim de costura ou qualquer outro.

Ao definir uma estratégia de marketing, as buyer personas são indivíduos fictícios que representam aqueles com maior probabilidade de fechar uma compra. No entanto, o objetivo aqui não é a empatia com a persona, mas uma compreensão profunda de seu comportamento.

Levando em conta essas definições, existem duas diferenças importantes entre os conceitos, sendo elas:

  • eles servem a propósitos diferentes;
  • enquanto a principal razão para criar uma persona é estabelecer um senso de empatia entre desenvolvedores e usuários finais, as buyer personas fazem com que compreendamos melhor as motivações das mesmas.

Elas devem incluir informações diferentes

As personas podem ter informações mínimas e ainda servir bem ao seu propósito. Mas a ideia de eliminar alguns dos dados demográficos ‘desnecessários’ das personas, não significará que teremos menos longevidade ou assertividade na estratégia como um todo.

Alguns afirmam que uma quantidade excessiva de detalhes impede que os profissionais da área vejam as personas de acordo com suas necessidades. Esses detalhes devem ser usados como uma válvula de segurança, pois todas as informações são importantes para o sucesso de uma estratégia de marketing.

As buyer personas orientadas para o marketing, no entanto, precisam incluir mais informações sobre o comportamento para serem usadas em criação de campanhas eficazes.

As ferramentas avançadas de segmentação fornecidas pelas plataformas de publicidade digital darão escopo para identificar segmentos que não podem ser descritos por termos gerais.

Por exemplo: uma campanha para um serviço de entrega de pizza não pode ser construída em torno de personas que são descritas, simplesmente, como amantes de pizza. É a motivação para pedir pizza que fará toda a diferença.

O uso dessas duas ferramentas tirará você do terreno comum e o colocará à frente da concorrência. O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre as diferenças entre Persona e Buyer Persona? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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