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  4. Dicas de como aplicar a teoria das cores corretamente na sua marca


Você já comprou algum produto com cores pouco atrativas e que não tenham prendido sua atenção visual? Provavelmente não ou em pouquíssimas oportunidades! O marketing também é composto por um verdadeiro mundo de cores, principalmente no anúncio de produtos e serviços.

Empresas que estão preocupadas e interessadas em atrair seus clientes investem muito tempo em dinheiro em diversos estudos para definir as cores ideais para seu negócio. Normalmente agências de design são especialistas nessa área e conseguem adotar as melhores estratégias para atrair o público.

Quando surgiu a teoria das cores?

A teoria das cores surgiu a partir de diversos estudos que detectaram que os seres humanos respondem de forma mais direta e emocional aos estímulos visuais, muito mais do que qualquer outro sentido do corpo. Essas cores acabam causando impacto direto na percepção de um produto, marca, site ou propaganda.

Da mesma forma, utilizar tons errados ou combinações que não passam uma mensagem correta pode ser fator determinante para o fracasso nas vendas. O objetivo dessa teoria é criar uma estrutura lógica relacionando a cor com a intenção e com o sentimento. Não é possível, por exemplo, vender câmaras de refrigeração, ligadas ao gelo e ao frio, e utilizar cores como o preto, marrom, etc.

As empresas, inclusive, buscam criar uma estratégia de marketing baseada nas cores. Um bom exemplo é lembrar que assim que pensamos no Mc´Donalds, os primeiros tons que vêm à cabeça são o vermelho e o amarelo, cores que passam emoção aos clientes. Veja abaixo três dicas para a aplicação da teoria das cores:

1 - Entenda o poder das cores

Seu negócio pode ser venda de produtos ou prestação de serviço. Seu logo, sua vitrine (física ou virtual) e a descrição são extremamente importantes para passar uma mensagem ao consumidor.

Cores primárias como azul, vermelho e amarelo, por exemplo, passam algo mais enérgico e direto. As cores secundárias e terciárias, provenientes de mistura entre as primárias, são mais complexas e sutis.

2 - Escolha da cor preferida

Como citamos acima, um dos casos mais emblemáticos de uso de cores é do McDonald´s. As duas principais cores são o vermelho, que cria uma mensagem de urgência e intensidade, enquanto o amarelo passa a sensação de fome e alegria. O mesmo ocorre se uma empresa comercializar mangueira de Incêndio, que remete ao fogo.

Na hora de decidir qual o tom usará nas peças de marketing, a agência de design ou o profissional contratado terá que definir essa escolha conforme o público que você planeja atingir.

3 - A Importância da mensagem

Você já parou para pensar que quase todas as lojas que vendem exclusivamente açaí escolhem o roxo e o verde como cores principais? Empresas que comercializam válvula de alívio utilizam azul para lembrar da água? A combinação errada pode fazer seu negócio naufragar por detalhes como esse.

A teoria das cores é justamente importante por causa disso, pois organiza esses tons seguindo a estratégia da empresa. Uma vez que definiu a cor preferida, é possível testar diversas combinações até encontrar a ideal.

Após ler esse texto com certeza você vai dar ainda mais importância para as cores quando for abrir ou reformular seu negócio. Contrate profissionais do ramo capacitados e que vão conseguir alavancar suas vendas e te colocar no caminho do sucesso!

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a utilização da teoria das cores? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe doSoluções Industriais

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