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  4. Dicas para a criação de um e-book


Escrever um livro é o grande sonho de muitas pessoas. Mas com o encarecimento das impressões, desenvolver esse projeto se tornou mais caro. Se você escreverá sobre pintura anticorrosiva, por exemplo, tornar essa escrita possível não é tão fácil. Por isso o e-book surge como alternativa.

Mas afinal, o que fazer para que essa criação seja bem sucedida? É isso que vamos te explicar agora, com três dicas para a criação de um e-book. Observe atentamente e boa sorte!

1 - Entenda o que é um e-book e suas vantagens

Se você trabalha com a produção de manequim para loja, por exemplo, é preciso estudar os detalhes e métodos de produção. Da mesma forma, com o e-book. Os livros digitais, popularmente conhecidos como eBooks, são materiais, geralmente com viés educativo, que podem ser lidos em computadores, tablets e smartphones. Há diversos formatos, mas os principais são em PDF e Epub.

Quando comparado a um livro tradicional, a diferença é clara: o eBook é um material digital, e não impresso. Os livros digitais também tendem a ser menos lineares e oferecem uma leitura muito mais dinâmica.

Já a diferença entre um livro digital e um blog post é a extensão e aprofundamento do conteúdo. Em um eBook, busca-se abranger um assunto, seus problemas e soluções, de forma muito mais completa, agregando muito mais valor ao leitor.

2 - Estude seu público-alvo e a concorrência

Muita gente elimina esse passo quando começa a criação de seu e-book, mas preciso lhe dizer que essa é uma das bases de segurança para que seu e-book gere interesse. Por isso, estude seu público alvo com o objetivo de descobrir quais são os seus principais interesses, desejos, medos e problemas sem solução, dessa forma ficará mais simples de descobrir assuntos relevantes para tratar no seu e-book.

Estudar a concorrência deve ser tão importante, quanto estudar o seu público alvo, isso porque, você precisa saber com quem está concorrendo para criar algo diferente. Apresentar soluções diferenciadas é uma ação inteligente e que, de certa forma, garante o interesse do seu público pelo seu e-book. De nada adianta disponibilizar mais do mesmo. Não é verdade? Você só despenderá de tempo e trabalho e não terá retorno aceitável.

3 - Capriche no formato e nas imagens

Tablet, celular, computador, iPad, leitores de livro eletrônico nunca foi tão fácil acessar um livro como por meio desses dispositivos. Isso significa que os ebooks estão sempre – e literalmente – na palma da mão. Por conta dessas facilidades, até mesmo quem não tinha o hábito de leitura passou a se sentir mais estimulado a consumir conteúdos digitais.

Se o conteúdo fala de abrigo para extintores,por exemplo, use exemplos práticos para situar o leitor. E é possível ganhar dinheiro exercendo nossa paixão? É, sim! Principalmente nos dias de hoje, com tantas novas oportunidades e formas de trabalho surgindo na era digital.

E se você tem uma boa experiência pessoal ou profissional para compartilhar com o público, o ebook é um prato cheio para isso. Pense naquele assunto que faz seus olhos brilharem e veja como será fácil colocar tudo isso no papel (ou melhor, no seu computador). Capriche no projeto e boa sorte!

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas para a criação de um e-book? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe doSoluções Industriais

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