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Segunda, 14 de novembro de 2022

O que é SEO: Guia básico para iniciantes

Na internet, quem é visto não é lembrado. Por isso, tomar uma série de atitudes para destacar uma empresa nesse ambiente é fundamental. Nesse sentido, um guia básico sobre SEO acaba se tornando necessário.

Não há marca que não almeje um destaque em uma busca específica de seu público. Essa perspectiva, inclusive, é um dos epicentros do inbound marketing.

Sendo essa tática uma implementação de mecanismos de atração, não há como fugir das buscas orgânicas.

Uma empresa que, por exemplo, presta o serviço de terceirização recepcionista, pode se beneficiar de uma política de conteúdo.

Afinal, em uma pesquisa sobre temas correlatos, um possível cliente pode acabar entrando no ambiente da empresa para efetuar alguma leitura e sair como comprador.

Garantir, portanto, todos esses elementos que vão atrair essas pessoas pode ser fundamental para qualquer empresa.

Contudo, existem diversas formas de se colocar nessa vitrine gigantesca que são os mecanismos de buscas.

A partir de uma postura voltada para SEO, um texto de uma empresa de mão de obra terceirizada construção civil pode acabar aparecendo com muito mais facilidade para a pessoa que pesquisou o tema.

Sendo assim, aparecer em uma pesquisa pode ser um dos fatores preponderantes para qualquer empresa que está buscando se destacar dentro da alta competitividade propiciada pelo ambiente digital.

Há, é claro, uma série de outras formas de aparecer em uma busca. Um dos pontos essenciais é a partir dos links patrocinados.

Partindo de pagamentos para as plataformas em compras de palavras-chave, uma empresa conseguirá aparecer de forma publicidade para os seus consumidores.

Um anúncio sobre portão basculante pode garantir uma série de cliques para o site da empresa.

Todavia, é importante compreender que esse tipo de prática pode ter um nível menor de cliques que a busca orgânica.

Pensando do ponto de vista dos usuários, na hora que ele estiver pesquisando por algum tipo de conteúdo, possivelmente os seus olhos estarão voltados para os resultados orgânicos.

Logicamente, esse não é um comportamento generalizado nas plataformas, mas, em grande medida, pode definir os rumos de um clique.

Por essa razão, torna-se essencial a compreensão das vantagens que há em adotar as técnicas de SEO para a plataforma de uma empresa:

  • Visibilidade;
  • Atração de leads;
  • Qualificação de leads;
  • Aumento de acessos.

É certo que há uma série de vantagens que esse tipo de postura online pode trazer para as empresas. Essas são apenas algumas, mas que precisam ser destrinchadas.

O primeiro ponto essencial é a visibilidade que esse tipo de estratégia proporciona. Essa pode ser uma grande oportunidade.

Estar presente aos olhos de um usuário que pesquisou sobre despachante pode definir todos os próximos passos.

É importante frisar que se a empresa não apostar em uma estratégica, certamente, a concorrência vai.

Por isso mesmo, é essencial estabelecer uma série de posturas diante desse tipo de ferramenta.

O segundo ponto mais importante a ser mencionado é a atração dos leads. Essa categoria mercadológica diz respeito aos possíveis clientes que circulam no ambiente da empresa.

No entanto, além de atraí-los, é preciso qualificá-los e, nesse sentido, essa estratégia consegue trazê-los munidos dessas características de consumo que serão importantes na hora de fechar o negócio.

Isso se dá, sobretudo, porque ninguém pesquisaria sobre telemetria automotiva sem ter o mínimo de interesse nesse assunto.

Essas inclinações, portanto, acabam sendo de grande valor para estabelecer uma conexão com o público.

Isso tudo, também, acaba sendo possível por conta do alto número de acessos que a empresa começará a ter a partir das técnicas de SEO.

O que é SEO?

Falar de SEO pode ser uma tarefa retrógrada e, às vezes, antiquada, uma vez que é um dos assuntos do momento e, portanto, muita coisa já foi dita.

No entanto, é importante ressaltar as qualidade intrínsecas a esse tipo de postura digital, visto que ela é utilizada por quase todos que estão buscando um lugar ao sol.

O SEO, nesse sentido, é a perspectiva de adaptação dos sites e postagens para os mecanismos de busca.

Diante dos hábitos de consumo dos mecanismos de busca para compreender quais são os sites oferecidos a partir de certas palavras-chave, as empresas passaram a almejar esse tipo de relação.

Um exemplo que pode ser dado é o de uma vitrine de uma loja muito movimentada: quanto maior o destaque, mais cobiçada será a prateleira.

Então, adaptar-se aos algoritmos que esses sites utilizam acaba sendo um dos fatores determinantes dessa relação.

Em outras palavras, existe uma série de diretrizes estabelecidas por esses motores de busca que precisam ser respeitadas para que os sites das empresas consigam ter um bom desempenho dentro de uma pesquisa.

SEO on page

Por conta de tudo isso, é importante delimitar as fronteiras essenciais para esse tipo de estratégia: SEO on page e off page.

O primeiro faz referência a uma série de atitudes que serão tomadas dentro de uma página específica.

Ou seja, a partir de estruturas textuais e alguns aspectos relacionados à programação, esse site irá ou não aparecer entre os resultados solicitados por um usuários.

Portanto, uma política de palavras-chave, por exemplo, pode elevar uma matéria sobre instalação de forro de gesso aos primeiros resultados de uma pesquisa.

SEO off page

Já o SEO off page são atitudes externas que serão tomadas a fim de qualificar aquela plataforma.

Ou seja, tal como funciona no meio acadêmico, esse tipo de atitude funciona como uma revisão por pares de artigos.

A partir de menções e backlinks, um conteúdo começa a ser percebido pelos sites de busca como algo relevante e que deve ser publicado de forma mais destacada.

Dicas para SEO

Existe uma série de dicas de ouro para começar a implementar o SEO para o site de uma empresa.

Nesse sentido, tê-las em mente pode ser um fator preponderante na hora de iniciar esse tipo de perspectiva.

Título, subtítulo e meta descrição

Os famosos H1 e H2 são referências técnicas aos títulos e subtítulos. É certo que eles não se limitam a apenas duas opções. Na verdade, é possível criar diversas compartimentações.

É importante, portanto, mantê-los de forma padronizada e, sobretudo, com as palavras-chave selecionadas de forma bastante destacada.

Já com relação a meta descrita, há a necessidade de manter esse tipo de política, mas, agora, em um breve resumo do texto.

Se, porventura, uma lavanderia industrial estiver buscando se destacar a partir desses termos, utilizá-los dentro desses três pontos além, claro, do texto, é fundamental.

Mobile first

Um dos aspectos que os sites de busca colocam como critério para o ranqueamento é a adaptação das plataformas para o acesso a smartphones.

Isso se dá por conta do alto índice de acessos que esses dispositivos acabam incidindo sobre os sites.

Portanto, a perspectiva de mobile first acaba sendo um dos nortes para quem busca se destacar de forma orgânica via orientação para SEO.

Conteúdo e palavras-chave

Um dos pontos essenciais para quem está buscando se estabelecer de forma orgânica para o seu público é, em grande medida, o marketing de conteúdo.

Esse tipo de postura garante uma série de gatilhos da atração que visam criar meios de garantir um alto contingente de cliques.

Por isso mesmo que a utilização de palavras-chave de destaque acaba sendo fundamental para que esse destaque ocorra.

Se, por exemplo, uma empresa de locação de embarcação estiver buscando se estabelecer a partir de conteúdos correlatos, é importante que ela entenda todas as dinâmicas de busca desse mercado.

Há, portanto, uma série de análises que podem ser feitas a partir do contingente de pesquisa de determinadas terminologias utilizadas na busca dos usuários.

Considerações finais

Há uma máxima que resiste ao tempo e, inclusive, acabou entrando no ambiente digital: quem não é visto não é lembrado.

Por isso mesmo, é importante que as empresas estejam bem localizadas para que seu público a veja.

Uma vitrine de uma loja física em um shopping pode, em grande medida, atrair olhares e consolidar interesses.

Dentro do ambiente digital, isso acaba sendo representado pelos mecanismos de sites de buscas.

Sendo assim, a partir do grande contingente de acessos que esses sites têm, as empresas passam a ter uma grande possibilidade de serem notadas.

Entender, nesse sentido, que o SEO é o grande aliado para a consolidação do tráfego orgânico é essencial.

Porém, para consolidar esse tipo de perspectiva, é importante entender as diferenças entre SEO on page e off page.

A partir disso, é possível obter algumas dicas de ouro para a manutenção de boas programações para os sites.

Consolidar uma boa política de títulos, subtítulos e meta descrição acaba garantindo que as palavras-chave tenham uma boa circulação.

Nesse sentido, entendê-las e agir de acordo com os hábitos de consumo do público acaba sendo uma demanda preponderante.

Por fim, o mobile first é uma das dinâmicas que não se pode ignorar, uma vez que os acessos, em grande parte, acabam vindo de smartphones.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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