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  4. Como utilizar o podcast como estratégia de marketing?

Quinta, 17 de novembro de 2022

O podcast é um formato de comunicação que, nos últimos anos, cresceu exponencialmente. À medida que se tornou mais conhecido, passou também a atrair a atenção de diferentes segmentos do mercado.

Portanto, utilizar essa plataforma em sua estratégia de marketing é uma ação que pode ampliar o alcance do seu conteúdo. No Brasil, esse formato é a nova tendência do momento, pois é muito mais acessível, prático e fácil de consumir, seja no computador, celular ou no carro. Afinal, esse é um modelo que gera proximidade com o público em vários sentidos.

Neste texto, você encontrará as informações essenciais para usar o podcast como estratégia de marketing para sua empresa. Curtiu o tema, e quer saber mais sobre essa estratégia de Podcast? Então siga com a leitura!

O que é um podcast?

Um podcast segue a mesma linha de um programa de rádio, ou seja, pode ser informado por meio de áudio. No entanto, a diferença entre eles é que o consumidor pode acessá-lo a qualquer momento e como quiser.

Com isso, permite ao usuário realizar várias tarefas simultaneamente, podendo ficar ouvindo um documentário sobre a natureza e ao mesmo tempo oferecendo o aluguel de máquina de solda.

Essa ferramenta pode complementar outras estratégias digitais, além de atingir vários objetivos. Por isso, é necessário conhecer a importância de planejar a produção de um podcast, para que seja possível abordar os diversos assuntos, a fim de atrair o maior público-alvo.

Quais as vantagens do Podcast?

Ter um podcast pode ser de grande valia para o seu negócio, vemos ultimamente o grande crescimento dessa nova forma de se comunicar. Os podcasts, são grandes bate-papos em tempo real, onde as pessoas falam de seus interesse e também, realizam publicidade para marcas variadas.

Sendo assim, é muito vantajoso para as marcas mencionadas em podcasts, pois o público é diversificado, e o alcance é gigantesco, ou seja, mesmo que o tema do podcast seja sobre “maquiagem” se aparecer o anúncio de um novo modelo de puxadores de plástico, a chance do lead que necessite desse produto ver é muito grande.

Saiba como usar podcast na sua estratégia de marketing

Até aqui você pode entender um pouco sobre as vantagens da produção de podcast nas estratégias de marketing. No entanto, explicaremos os principais pontos para manter um nível de engajamento frequente que atraia outros nichos.

Público alvo

Como os podcasts são geralmente organizados em torno de um tema específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir. É necessário que seu empreendimento esteja bem alinhado com o projeto, para alcançar o maior número de pessoas.

Imagine a seguinte situação, digamos que você esteja preparando uma aula sobre educação no trânsito, utilizar o podcast como ferramenta didática, pode facilitar o entendimento de seus alunos, ao explicar os conceitos de cada placa ou cone de sinalização.

Divulgação

Um dos principais motivos para incluir o podcast em sua estratégia comercial é por sua relevância no mercado publicitário. Esse formato de áudio pode servir como uma excelente vitrine para sua marca ou produto, dependendo do tipo de conteúdo que você tem a oferecer.

Na maioria das vezes, os podcasts são patrocinados por empresas ou outras instituições, portanto, se você identificar mercados potenciais, descubra quanto custaria um anúncio ou até mesmo uma participação nos episódios.

Por exemplo, um podcast sobre saúde, que discute instrumentos essenciais, e deixa um espaço reservado para patrocinadores divulgarem produtos como seringas, máscaras, manequim para loja, entre outros equipamentos.

Baixo custo

A produção de um podcast é mais acessível do que outros canais utilizados nas estratégias de marketing, como por exemplo, vídeos, que exigem equipamentos e uma equipe especializada em filmagem e iluminação. Enquanto o áudio pode ser facilmente gravado através de softwares, celulares ou microfones de qualidade.

Com isso, não há necessidade de contar com grandes investimentos para rentabilizar esse tipo de conteúdo. Essas foram algumas das vantagens de usar o podcast como estratégia de marketing, fique à vontade para implementá-las em seu negócio.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre como utilizar o podcast como uma estratégia de marketing? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

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