No mundo digital de hoje, empresas de todos os portes e setores têm presença online. Isso torna acirrada a competição pela atenção dos compradores. E vale ressaltar que apenas uma fração dessas marcas conseguirá atrair clientes suficientes e aumentar as vendas online.
Seja você gestor de uma indústria de aluguel de máquina de solda ou de qualquer outra, certamente já percebeu que o marketing digital é fundamental para o sucesso a pequeno, médio e longo prazo. Mas como fazer isso? Siga com a leitura para saber mais!
Antes da chegada da Internet, as empresas se promoviam por meio de outdoors, comerciais de televisão ou em vitrines de lojas. Mas com o comércio e os consumidores migrando para o mundo online, o marketing e a publicidade também seguiram esses passos.
Os profissionais de marketing podem atingir seu público-alvo por meio de redes sociais, mecanismos de pesquisa, sites, mensagens de texto e e-mail, etc. Se antes sua empresa de lavadora ultrassônica atingia, no máximo, alguns milhares de interessados, atualmente esse número chega aos milhões.
Entender seu público-alvo é um passo essencial no marketing digital. Quem são eles? Quais são seus interesses, necessidades e desejos? Onde eles passam a maior parte do tempo?
Para identificar e entender tudo isso, convém realizar uma pesquisa de mercado. Você usará esses dados colhidos anteriormente para desenvolver várias personas de comprador e uma jornada que mapeia as etapas que um cliente em potencial percorre até chegar ao fim do funil.
Um dos aspectos mais importantes do marketing digital é criar conteúdo atraente e relevante que atraia as pessoas para visitar seu site. Desta forma, poderá sair de suas câmaras de refrigeração e olhar o mundo detalhadamente.
Os clickbaits podem chamar a atenção dos compradores, mas se não agregar valor, eles provavelmente sairão antes de efetuar uma compra. Conteúdo valioso pode chegar na forma de postagens de blog, vídeos, infográficos ou postagens de mídia social.
Otimize regularmente seu site para SEO (não há como esquecer da otimização). Tão fundamental quanto um sensor de presença para iluminação para determinados cômodos e locais é a otimização do site para SEO. Esta é a porta de entrada para o aumento das vendas e, por isso, é importante fazê-lo quanto antes.
Não se esqueça que seu site deve ser:
Otimizar seu site para conversões pode gerar um aumento significativo nas vendas online. Notará que a coleta de dados será ainda mais valiosa e, dentre elas, terá: as principais compras, o histórico de navegação, os caminhos de cliques e muito mais. Ao analisar esses dados e identificar padrões, você descobrirá oportunidades para futuras otimizações e poderá direcionar e segmentar clientes de forma mais eficaz.
A maioria de seus clientes atuais e potenciais passa grande parte de seus dias navegando em suas contas de rede social ou participando de comunidades online no Reddit e Discord. Aqui estão algumas dicas de marketing para ajudá-lo a aproveitar essas plataformas.
Com tudo isso dito, terá aumento de ganhos a curto e médio prazo! Gostou do conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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