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Domingo, 27 de novembro de 2022

No mundo digital de hoje, empresas de todos os portes e setores têm presença online. Isso torna acirrada a competição pela atenção dos compradores. E vale ressaltar que apenas uma fração dessas marcas conseguirá atrair clientes suficientes e aumentar as vendas online.

Seja você gestor de uma indústria de aluguel de máquina de solda ou de qualquer outra, certamente já percebeu que o marketing digital é fundamental para o sucesso a pequeno, médio e longo prazo. Mas como fazer isso? Siga com a leitura para saber mais!

O que é Marketing Digital?

Antes da chegada da Internet, as empresas se promoviam por meio de outdoors, comerciais de televisão ou em vitrines de lojas. Mas com o comércio e os consumidores migrando para o mundo online, o marketing e a publicidade também seguiram esses passos.

Os profissionais de marketing podem atingir seu público-alvo por meio de redes sociais, mecanismos de pesquisa, sites, mensagens de texto e e-mail, etc. Se antes sua empresa de lavadora ultrassônica atingia, no máximo, alguns milhares de interessados, atualmente esse número chega aos milhões.

Como o marketing digital pode aumentar suas vendas?

Entenda seu público-alvo

Entender seu público-alvo é um passo essencial no marketing digital. Quem são eles? Quais são seus interesses, necessidades e desejos? Onde eles passam a maior parte do tempo?

Pesquisa de mercado

Para identificar e entender tudo isso, convém realizar uma pesquisa de mercado. Você usará esses dados colhidos anteriormente para desenvolver várias personas de comprador e uma jornada que mapeia as etapas que um cliente em potencial percorre até chegar ao fim do funil.

Criação de conteúdo atraente

Um dos aspectos mais importantes do marketing digital é criar conteúdo atraente e relevante que atraia as pessoas para visitar seu site. Desta forma, poderá sair de suas câmaras de refrigeração e olhar o mundo detalhadamente.

Clickbaits

Os clickbaits podem chamar a atenção dos compradores, mas se não agregar valor, eles provavelmente sairão antes de efetuar uma compra. Conteúdo valioso pode chegar na forma de postagens de blog, vídeos, infográficos ou postagens de mídia social.

Otimização de SEO

Otimize regularmente seu site para SEO (não há como esquecer da otimização). Tão fundamental quanto um sensor de presença para iluminação para determinados cômodos e locais é a otimização do site para SEO. Esta é a porta de entrada para o aumento das vendas e, por isso, é importante fazê-lo quanto antes.

Não se esqueça que seu site deve ser:

  • Fácil de navegar;
  • Ter uma frase que chame a atenção;
  • Carregar rapidamente e;
  • Conter as palavras-chave certas.

Otimizar seu site para conversões pode gerar um aumento significativo nas vendas online. Notará que a coleta de dados será ainda mais valiosa e, dentre elas, terá: as principais compras, o histórico de navegação, os caminhos de cliques e muito mais. Ao analisar esses dados e identificar padrões, você descobrirá oportunidades para futuras otimizações e poderá direcionar e segmentar clientes de forma mais eficaz.

Construa uma presença nas plataformas de mídia social

A maioria de seus clientes atuais e potenciais passa grande parte de seus dias navegando em suas contas de rede social ou participando de comunidades online no Reddit e Discord. Aqui estão algumas dicas de marketing para ajudá-lo a aproveitar essas plataformas.

  • Identifique as plataformas e comunidades onde seus clientes passam o tempo. Monitore os tipos de coisas que eles compartilham sobre seus negócios e setor e seus sentimentos sobre isso. Estão falando bem de você? Não estão? Verifique os prós e contras e como revertê-los (em casos negativos);
  • Publique conteúdo que entretenha, eduque ou informe seu público-alvo: não apenas sobre sua marca e produtos, mas sobre as necessidades e desejos do seu público. Isso o humaniza e traz proximidade entre cliente e marca;
  • Envolva-se com seus seguidores regularmente, ouvindo e respondendo a eles na plataforma de rede social ou na comunidade online onde eles se encontram. Tenha um time de colaboradores eficiente e bem treinado para isso;
  • Empregue imagens e vídeos de alta qualidade, pois essas são as formas de conteúdo mais populares.

Com tudo isso dito, terá aumento de ganhos a curto e médio prazo! Gostou do conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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