1. Aligator
  2. Blog
  3. Sites
  4. Google Tradutor: manual completo com dicas inéditas

Terça, 20 de dezembro de 2022

Confira dicas inéditas sobre como usar o Google Tradutor!

Prático. Rápido. Eficiente. Cada vez mais propício – é do Google Tradutor que estamos falando. A ferramenta é conhecida há anos e permanece viva com a posição de número 1 por mais um ano. Embora haja outras plataformas de tradução superiores que captam contextos e entregam uma tradução de texto mais consistente, o Google Tradutor continua na boca do povo.
Certo, você entendeu que a ferramenta é popular. Mas afinal, será que você sabe tudo que precisa sobre o tradutor do Google? Há diferentes tipos de tradução que a ferramenta pode oferecer? Qual é a maneira mais estratégica de usá-lo? Se você deseja a resposta para cada uma dessas perguntas, siga lendo este conteúdo e descubra mais!

Google Tradutor: guia rápido sobre como funciona

O Google Tradutor pode ser acessado de maneiras diferentes, isto é, através de qualquer navegador da internet, seja pelo celular ou na versão desktop, além de ser possível baixar o aplicativo próprio do Google Tradutor. Você pode encontrá-lo na App Store ou Play Store.
Não existe nenhum segredo ou complicação nesse processo, já que o aplicativo é bastante leve e a metodologia de como usá-lo é visivelmente intuitiva. Ao acessá-lo pelo navegador, por exemplo, você encontrará duas caixas de texto. Clique em “Detectar idioma” para selecionar a língua desejada e efetuar a tradução: digite o texto e a resposta será imediata.
Atualmente, você conta com 109 idiomas diferentes, sendo que 37 deles podem ser traduzidos por imagens! Outros 32 através de áudios. Você sabia disso? Para mais dicas inéditas, confira os tópicos a seguir!

Google tradutor: tipos e dicas de tradução inéditas

Nesse momento, você possivelmente está questionando a si mesmo: espere, não existe apenas a tradução por texto no Google Tradutor? A verdade é que não. Para surpreender e informar você, separamos alguns tipos de tradução e dicas inéditas sobre a ferramenta.

Tradução por texto

A clássica tradução por texto nunca abandonou os brasileiros, uma vez que foi essa função que tornou o Google Tradutor tão conhecido. São mais de cem línguas disponíveis e tudo que você precisa fazer é digitar ou colar um texto. Sem contar que a ferramenta “detectar idioma” pode te ajudar a descobrir qual é aquela língua que você não conhece!

Tradução por voz

Você sabe como funciona a tradução por voz? Essa é uma função realmente útil e impressionante, para usá-la você pode contar com duas opções:

  1. O Google Tradutor detecta um áudio, pedaço de música ou frase gravada
  2. O Tradutor detecta conversas inteiras em dois idiomas
Ou seja, se você está conversando com alguém, mas não entende sua língua, pode contar com a segunda função. No entanto, a ferramenta tem suas limitações. A instrução é para que um fale no microfone, espere a tradução, e só então a outra pessoa repete o mesmo processo.

Tradução por foto

Esse mecanismo certamente vai surpreender nossos leitores. A tradução por foto existe na ferramenta e já se provou realmente útil, uma vez que tudo que você precisa fazer é apontar a câmera do seu celular para um local com texto. O Google Tradutor vai tentar reconhecer o que está escrito e tentar entregar uma tradução fiel, ainda que essa modalidade mostre mais falhas que as demais.
E então, você anotou todas essas dicas inéditas sobre como extrair o melhor do Google Tradutor? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este!

voltar