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  4. Aprenda a analisar a jornada do cliente em 4 passos


Diante de todos os imperativos que o mercado impõe, há algumas percepções fundamentais a respeito de como tratar um ambiente com o cliente. Saber analisar a sua jornada pode ser uma questão fundamental para esse tipo de orientação.

É certo que o ambiente comercial sempre foi um elemento central para qualquer empresa que pretendesse nortear suas vendas de forma qualificada dentro desses aspectos e isso precisa ser levado em consideração em qualquer incursão nesse meio.

No entanto, há uma grande variedade de abordagens que são possíveis dentro desses meios, o que torna a capacidade de venda ainda mais orientada e com desdobramentos importantes sob todos os aspectos.

Esses são pontos essenciais para compreender a respeito desses elementos e, por isso mesmo, é preciso considerar cada aspectos para que haja uma boa realização dentro do mercado de uma forma geral.

Vale ressaltar, também, que essa não é uma particularidade dos tempos atuais e que há uma orientação bastante sólida a respeito desses elementos no curso da história do mercado e foi isso que fez com que tantos desenvolvimentos fossem possíveis.

Quando o mercado surgiu como uma manifestação genuína de ímpetos sociais de vendas, algumas técnicas começaram a fazer parte desse universo de forma bastante acentuada, o que deu a ele alguns aspectos fundamentais de consolidação.

No início do século 20, por exemplo, o marketing passou a fazer parte dessas perspectivas de forma cada vez mais clara e mais técnica, levando, assim, a uma interação cada vez mais qualificada das empresas e marcas com os seus mercados consumidores.

Esse foi um ponto de completa modificação dos padrões de consumo, uma vez que a venda estava condicionada à lógica da produção manufatureira, sendo em menor quantidade e em uma escala que tinha um número baixo se comparado aos de hoje.

Por essa razão, há um consenso ao dizer que o marketing proporcionou alguns mecanismos para viabilizar a sociedade de consumo e instaurar uma padrão cultural bastante inovador dentro desses contextos.

Esse elemento foi o que deu origem a uma série de viabilizações comunicacionais que tinham como base alguns aspectos midiáticos como sustentação de suas possibilidades estratégicas.

Esses foram elementos que ganharam bastante destaque e que mantinham uma relação onde o público era um agente passivo da questão, uma vez que essas mídias traziam esse caráter de maior impacto e menor interação.

Contudo, a venda em si sempre teve alguns agentes qualificadores que traziam o público para uma interação cada vez maior nos locais que elas aconteciam, tendo uma base muito sólida nas abordagens dos vendedores.

Com o passar dos anos, mais precisamente na década de 90, um novo conceito dentro do marketing passou a fazer parte das abordagens e isso forneceu alguns insumos para se pensar a respeito das interações com o público.

A dinâmica 2.0 deu ao marketing um caráter de escuta ativa de seus mercados para que, assim, houvesse uma integração cada vez maior entre as empresas e seus públicos de atuação.

Esses desdobramentos foram essenciais para inaugurar uma nova forma de abordar o mercado, dando um aspecto mais humano e de relacionamento muito forte entre seus entes participantes.

Logicamente, a grande consequência disso pôde ser sentida a partir do aprofundamento das dinâmicas digitais e entender como elas fundamentam mais uma nova cultura podem ser essenciais dentro dessa lógica.

Se, por exemplo, em outros tempos, para fazer um aluguel por hora sala comercial o cliente tinha que sair em busca desse tipo de serviço, hoje, há uma facilidade bastante ampla de efetuar tudo online.

Nesse caso, sua experiência passou a ter algumas melhorias e os impactos empresariais passaram a ter uma amplitude maior e uma relação importante dentro de algumas dinâmicas.

Hoje em dia, não há como fugir de certos imperativos dentro dessas instâncias e, por isso mesmo, é preciso entender o cliente dentro de uma prioridade bastante grande, o que, em outros momentos, não tinha uma realização desta maneira.

Assim, uma empresa de limpeza predial terceirizadapode conseguir consolidar alguns aspectos importantes de interação com os participantes de seu mercado consumidor.

Marketing digital: o cliente no centro

É certo que as dinâmicas empresariais não conseguiriam passar incólumes por alguns aspectos importantes das formulações digitais e, por isso mesmo, é possível entender algumas perspectivas importantes nesse meio.

O marketing foi um dos elementos que mais se beneficiou desse tipo de abordagem, uma vez que houve um desenvolvimento bastante salutar dentro de uma lógica de trato preciso com um mercado.

É válido frisar, no entanto, que essa técnica não representa apenas uma manifestação digital do que já existia dentro de uma perspectiva analógica. O que ela representa é, de fato, uma ruptura de modelos.

Sendo assim, o marketing digital possui algumas ferramentas novas que têm a capacidade de constituir uma dinâmica ainda mais próxima com o público, conseguindo acompanhá-lo e sustentar uma venda em todas as suas instâncias.

Se uma pessoa está procurando comprar um piercing de pressão para umbigo, ela, certamente, irá pesquisar isso em algum mecanismo de busca e, assim, irá obter algumas resoluções importantes dentro dessa lógica.

Diante disso, a atração é um ponto que vai determinar todas as capacidades da empresa para tratar a respeito de suas vendas dentro dessas instâncias formuladas por sua marca.

Há, nesse caso, toda uma orientação que pode fazer com que a contratação de um serviço de instalação de aquecedor de água a gás consiga cumprir um papel essencial dentro do crescimento da empresa.

Esses são fatores importantes, mas que precisam que o cliente seja levado em consideração dentro de suas dinâmicas.

O que é jornada do cliente?

É certo que inbound marketing é um ponto essencial que vai fazer com que a empresa e seu público consiga ter uma relação que vai ter a atração como primeiro elemento de conexão.

No entanto, se um usuário pesquisou por rastreador de moto via celular e entrou em um site, é preciso que outros elementos sejam levados em consideração para sustentar uma relação salutar com ele.

É nesse momento que a jornada do cliente entra como um mecanismo de análise para nortear determinadas ações em cada ponto de sua estadia naquele ambiente.

Essa é uma técnica que compartimenta as etapas de uma jornada em alguns tópicos importantes de orientação. São eles:

  • Aprendizado;
  • Descoberta;
  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Decisão.

Todos esses pontos são importantes, uma vez que eles vão informando a uma empresa quais serão as prioridades a serem levadas em consideração dentro de cada momento.

Com base nisso, por exemplo, uma oficina mecânica especializada em injeção eletrônica pode ter uma elevação significativa na hora de converter seus leads dentro de uma plataforma digital.

Passos para analisar a jornada do cliente

Com base em todas essas potencialidades, torna-se necessário compreender quais são os desdobramentos que são constituídos dentro dessas dinâmicas.

Atrair leads

O primeiro ponto essencial quando se fala de jornada do cliente é saber como fazer para atrair um lead dentro de uma plataforma.

Esse é um fator fundamental, uma que essa categoria do mercado tem a ver com os possíveis clientes que entram em uma plataforma.

Converter um lead pode significar para um escritorio para alugar por hora, dentre outras coisas, alguns elementos de crescimento de vendas.

Definir objetivos

Esse é o momento em que todos esses leads precisam ser conhecidos e algumas prioridades precisam ser estabelecidas.

Não há como sustentar qualquer tipo de estratégia empresarial sem que um objetivo esteja muito bem definido e, por isso mesmo, é preciso agir dentro dessa lógica.

Cada ponto, nesse sentido, é essencial para que, por exemplo, haja um aumento nas vendas de uma churrasqueira gourmet moderna.

Mapear etapas

É certo que há um padrão dentro das perspectivas da jornada do cliente, mas é importante entender que esses pontos podem variar de acordo com a natureza do negócio.

Por esse motivo, quanto melhor orientada a empresa estiver dentro das possibilidades de seu público, melhor será sua relação com essa estratégia.

Mensurar dados

Esse é um ponto importante que o ambiente digital consegue proporcionar de forma bastante clara para todas as empresas que participam dessas instâncias.

Saber como colher esses dados e fundamentar uma boa análise nesse sentido pode ser um fator essencial para nortear algumas novas estratégias.

Considerações finais

A consolidação do ambiente de vendas como uma perspectiva fundamental para o crescimento empresarial passou a ser um ponto essencial em todas as instâncias.

Por esse motivo, vale ressaltar a importância de determinadas estratégias para definir algumas questões.

No caso do mundo digital, a jornada do cliente tem sido um ponto importante para garantir uma maior conversão de leads.

Saber como fazer uma boa análise nesse sentido pode ser um fator determinante para um crescimento salutar dentro de um segmento de mercado.

Portanto, ater-se aos fundamentos essenciais dessa dinâmica pode ajudar bastante e, por isso, um passo a passo se faz necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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