As redes sociais são plataformas muito eficientes para fazer negócios, tendo em vista a quantidade de usuários presentes nesses canais no mundo inteiro.
Elas já eram muito importantes em anos anteriores, mas em 2020, passaram a ser essenciais na vida das pessoas por conta dos acontecimentos que se sucederam na época.
Somando isso a necessidade das empresas de estarem onde seus clientes e potenciais clientes estão, as redes sociais se tornaram parte indispensável das estratégias de marketing e vendas.
A fim de se ter uma noção, 47% de utilizadores da internet, com idades entre 16 e 64 anos, começaram a passar mais tempo nas redes sociais a partir de 2020, e esse crescimento tende a aumentar constantemente.
No entanto, não basta criar um perfil para o negócio e acreditar que isso é o suficiente, uma vez que existe toda uma estratégia por trás que precisa ser devidamente trabalhada. É dessa forma que os resultados começam a aparecer.
Este artigo vai explicar o que são as redes sociais, porque elas são tão importantes para o marketing digital, porque as empresas devem usar essas plataformas, quais são as estratégias mais eficazes e como mensurar os resultados para otimizá-las.
As redes sociais são plataformas que originalmente foram criadas para promover a interação online entre os usuários, mas, ao longo do tempo, também se tornaram muito importantes para a interação entre pessoas e empresas.
Elas são importantes porque aumentam a visibilidade do negócio, fazendo com que mais pessoas reconheçam a empresa. Por essa razão, as publicações feitas nessas plataformas conseguem chegar a mais pessoas.
Por meio das redes sociais, um fabricante de transformador máquina de solda consegue construir relacionamento com o público, além de saber um pouco mais sobre a opinião das pessoas sobre os produtos e serviços.
Estar presente nas redes sociais também é essencial para o posicionamento de marca, algo valioso para que a corporação se torne mais relevante no mercado em que atua.
A maneira como a companhia se posiciona influencia no modo como os consumidores enxergam a performance no geral, sendo uma maneira de criar estratégias que ajudam a construir uma boa imagem.
São canais que melhoram o engajamento, ajudando a manter os clientes atuais e a conquistar clientes novos. Esse processo acontece de várias maneiras, por exemplo:
São sentimentos e reações que podem ser estimulados pela própria empresa, usando gatilhos mentais. Consequentemente, o negócio consegue construir uma base de clientes fiéis, e isso se dá pelo monitoramento das plataformas.
A empresa consegue saber quem está procurando sobre reforma de telhado preço e outros traços do comportamento de quem consome os produtos e serviços.
Por fim, são excelentes recursos para gerar tráfego para outros canais, como sites, blogs, plataformas de vendas e landing pages.
As empresas devem fazer marketing nas redes sociais, porque, nesses canais, conseguem se aproximar do público, além de terem acesso a outras vantagens, como:
As redes sociais oferecem poder de interação, visto que enquanto o consumidor é passível diante de um anúncio de TV ou um outdoor, nas redes sociais ele pode reagir de alguma forma.
Também é nesses canais que a companhia consegue se manter perto dos clientes, algo que aumenta muito o alcance da marca. Aliás, existem 3,8 bilhões de usuários nas redes sociais.
Só no Brasil, são 140 milhões de pessoas que usam essas plataformas, chegando a 66% da população. O negócio consegue mostrar que é feito por pessoas de verdade porque esses canais são ótimos para falar sobre os bastidores e usar linguagem amigável.
A distribuição de panfletos continua sendo uma boa estratégia, mas é nas redes sociais que o negócio consegue assumir uma personalidade e transmitir seus valores, princípios e atitudes.
O compartilhamento de conteúdos nesses canais agiliza o processo de conversão de leads em clientes, e algumas redes sociais oferecem possibilidades de comprar na própria plataforma, aumentando assim as chances de vendas.
Por fim, o marketing digital nas redes sociais oferece informações ricas sobre os usuários em relação ao que gostam, o que acontece na vida dessas pessoas, com quais perfis interagem e sites que visitam.
Ter acesso a essas informações ajuda a alcançar o público certo, tornando os investimentos em publicidade muito mais eficientes e com bons retornos.
Para aproveitar todos os benefícios das redes sociais nas estratégias de marketing, é necessário trabalhar com as ações certas, e algumas das melhores opções são:
Não basta apenas produzir conteúdos e publicá-los aleatoriamente, na verdade, é fundamental ter um planejamento de publicação e definir dias e horários para alcançar uma frequência de postagens.
Um fabricante de churrasqueira giratória profissional publica regularmente e trabalha com um calendário editorial para trazer mais fluidez às suas estratégias e otimizar o tempo da equipe.
Isso também é fundamental para mostrar aos seguidores que a marca é organizada, confiável e capaz de contribuir de maneira séria.
Nas redes sociais, a qualidade do conteúdo é peça-chave para o sucesso da ação. Nesse sentido, é essencial que os materiais sejam relevantes e capazes de atrair, educar e engajar os seguidores.
Antes de criar qualquer postagem, ela precisa ser planejada de acordo com a persona e o momento em que se encontra no funil de vendas, e mesmo que o foco das redes não seja a venda, os materiais precisam ser adaptados à etapa em que o seguidor está.
Esses materiais precisam atender aos anseios dos seguidores, respondendo suas dúvidas e demandas. Além do mais, uma oficina de troca bateria moura pode investir em anúncios pagos para aumentar o alcance.
Fazer promoções nas redes sociais é uma excelente estratégia para chamar a atenção das pessoas e atrair seguidores.
A companhia precisa ter criatividade e investir em ações que estimulam os usuários a interagirem com os conteúdos, algo que aumenta o engajamento, o alcance e a visibilidade, fazendo com que a taxa de conversão cresça.
Para mensurar os resultados nas redes sociais e otimizar as estratégias, a empresa precisa seguir alguns passos importantes. São eles:
Primeiro a empresa precisa saber por que está presente nas redes sociais, visto que é possível gerar receita ou até mesmo construir consciência de marca. Fazer essa diferenciação é muito importante para o sucesso dos esforços nas plataformas.
Supondo que uma empresa de entrega gás de cozinha tenha como objetivo aumentar suas vendas, precisa medir o retorno sobre os investimentos como um valor em dinheiro.
Agora, quem quer aumentar a percepção de marca, pode definir a consciência como a exibição da marca para uma determinada quantidade de pessoas ou pode definir que conquistar influenciadores é um indicador de desempenho.
A capacidade do negócio em converter e reter o público depende da maneira como ele acompanha o comportamento das pessoas nas redes sociais e as páginas de destino para as quais enviam os usuários.
Um fabricante de produto para limpeza de piso industrial precisa usar uma ferramenta analytics para monitorar os indicadores e verificar se as ações estão de acordo com os objetivos.
O Google Analytics automatiza o processo de análise e mensuração de resultados, além de ajudar a ganhar tempo e precisão ao fazer a mensuração. São aspectos muito importantes para quem quer trabalhar com as redes sociais de maneira profissional.
A análise e mensuração também precisam de um cronograma, algo que depende do que a organização quer analisar.
Supondo que o gestor queira acompanhar uma campanha específica, é necessário definir a consulta de um software de analytics uma vez por semana ou solicitar que ele envie um relatório semanalmente.
Independentemente disso, um fabricante de porta pallet deve estabelecer uma rotina de análise pois assim vai analisar períodos claros e ações, usando os intervalos para agir e melhorar as estratégias, além de corrigir as falhas.
Ter presença constante nas redes sociais não depende apenas de criar um perfil para o negócio e publicar aleatoriamente, muito pelo contrário, existe toda uma estratégia que precisa ser devidamente trabalhada e de modo constante.
Esses canais são muito úteis para unir consumidores e marcas com o mesmo interesse, mas por se tratar de plataformas que promovem a interação, a comunicação e o relacionamento, tudo precisa ser muito bem trabalhado.
Com as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil trabalhar as estratégias de marketing nas redes sociais e alcançar os resultados esperados pela organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blogGuia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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