1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Quais são as melhores formas de identificar plágio?

Quarta, 12 de abril de 2023

Não há como negar que existem benefícios e alguns prejuízos quando falamos de internet. Um deles se dá em relação ao plágio. Mas como fazer para identificá-lo e tentar minimizar os prejuízos?

Comparativamente, há anos atrás era quase impossível perceber tal informação, tudo porque a inteligência artificial não era tão propagada e simples de lidar. Se esse é seu medo, fique tranquilo!

Aqui, explicaremos melhor sobre o tema e, além disso, listaremos os aplicativos que o ajudarão nesta tarefa, bem como aqueles que são tão importantes quanto um armário de aço 2 portas para o setor administrativo. Vem com a gente!

Quais são as melhores formas de identificar plágio?

Plágio é uma prática desonesta que tem a ver com copiar um texto, por exemplo, e não dar os devidos créditos aos autores originais. Felizmente, existem diversas ferramentas e métodos para identificá-lo.

Uma das mais simples tem a ver com ferramentas que analisam o texto em busca de trechos copiados de outras fontes e as destacam, gerando maior facilidade no processo de correção.

Portanto, se for escrever um post sobre carrinho de supermercado preço, você poderá usar termos de outros locais, desde que insira os links que encaminharão os interessados para o conteúdo referente àquela citação.

Outra forma de identificar plágio é através da análise cuidadosa do trabalho apresentado. Alguns sinais de alerta incluem:

  • Mudança no estilo de escrita;
  • Erros gramaticais e de pontuação que, na maioria das vezes, são incomuns;
  • O uso excessivo de citações ou referências e;
  • A ausência de fontes confiáveis.

Além disso, ressaltamos aos docentes que é imprescindível educar os estudantes e pesquisadores sobre todas essas diretrizes, principalmente em um momento em que a tecnologia se propaga da forma que ocorre atualmente.

Para isso, mostre recursos como aulas de redação e de metodologia científica, workshops e atividades que estimulem a produção de conteúdo original. Isso o protegerá, tanto quanto um avental de chumbo para o profissional que tem contato com raio x.

Quais apps que irão te ajudar a descobrir o plágio?

Com o aumento da demanda de trabalhos e artigos acadêmicos, é comum vermos casos de plágio. Por isso, foram criados aplicativos que identificam e priorizam a originalidade dos conteúdos.

Um dos mais conhecidos é o Turnitin, uma ferramenta que está em diversas instituições de ensino ao redor do mundo. Além disso, permite que o usuário compare o texto com uma base de dados extensa, incluindo trabalhos acadêmicos, publicações focadas na internet e até mesmo trabalhos anteriores da própria pessoa.

Ou seja, assim como um compressor de ar industrial permite a captação do ar que está no ambiente, transformando-o em ar comprimido, o app aponta o que não foi referenciado e tenta transformar a mente do cidadão que fez este trabalho incorreto.

Outra possibilidade é o PlagScan, que usa inteligência artificial para comparar tudo o que é inserido com uma base de bilhões de páginas e trabalhos acadêmicos. Ao mesmo tempo, preza pela detecção em tempo real para empresas e instituições de ensino.

Este item da nossa lista é menos conhecido, porém, uma opção gratuita. Com o DupliChecker você pode inserir o texto ou colocar a URL do artigo e, em seguida, verá não só a prévia, mas também o percentual de similaridade encontrado.

Os dois últimos são:

  • Grammarly: Conhecido principalmente por sua função de correção gramatical, também possui um detector de plágio e, desta forma, apresenta uma análise detalhada com sugestões para aprimorar a originalidade do texto;
  • Quetext: Mais um que dialoga com a inteligência artificial para comparar o texto inserido com uma base de dados de trabalhos acadêmicos e da web. Além disso, apresenta um relatório detalhado com o percentual de similaridade encontrado e quais partes do texto são consideradas possíveis cópias.

Outra forma de identificar plágio é através de uma análise manual. Isso envolve a leitura para identificar qualquer trecho que pareça não original (esse tipo de detalhe é mais coerente em pessoas que têm contato com o setor há tempos).

Embora essa abordagem possa ser demorada, é bastante eficaz. Independentemente da abordagem escolhida, eduque-se e faça o mesmo com os alunos e escritores. Siga firme e saiba que economia de tempo, nestes casos, não são tão eficazes quanto boa leitura e pesquisa.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

voltar