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  3. Como criar conteúdo otimizado para SEO


Criar conteúdo para a internet se tornou uma estratégia essencial para qualquer empresa que queira se comunicar com os consumidores, entregar valor e se posicionar como referência naquilo que faz.

Mas o material precisa ser otimizado para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores, e é aqui que entram as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Existem várias ações importantes na otimização, mas a mais importante é saber utilizar as palavras-chave pesquisadas pelos usuários. Ou seja, os conteúdos precisam dos termos usados pelos usuários para que sejam encontrados na internet.

Antes de elaborar um conteúdo, o criador precisa pesquisar as palavras-chave para encontrar as melhores opções, visto que elas não devem se basear em achismos ou apenas algumas ideias sobre o modo como os usuários fazem suas pesquisas.

A otimização precisa passar pela escolha da palavra-chave, caso contrário, mesmo que o conteúdo seja muito bom, não será bem ranqueado nos resultados dos buscadores.

Não existe estratégia de sucesso sem essa análise, por isso, este artigo vai mostrar como pesquisar palavras-chave, quais são as melhores práticas para incluí-las nos textos e como utilizar outras partes do conteúdo.

Como pesquisar palavras-chave

As palavras que serão usadas no conteúdo não podem ser baseadas naquilo que o criador acredita que vai fazer sentido para o material, na verdade, os termos escolhidos são frutos de uma pesquisa. Essa pesquisa é feita por meio dos seguintes passos:

  • Definição do tema;
  • Escolha de ferramentas;
  • Uso de ferramentas;
  • Seleção de oportunidades.

Em primeiro lugar é necessário definir o tema que será discutido no conteúdo, pois ele vai orientar a escolha dos termos. Hoje em dia, as organizações podem contar com várias ferramentas que colaboram com a pesquisa de palavras-chave.

Existem várias opções e todas são muito importantes para buscar, identificar e analisar palavras-chave que representam oportunidades para o tema escolhido.

Um fabricante de cercado para escada pode usar a Keyword Planner, uma ferramenta do Google que ajuda a ter boas ideias de palavras e ainda mostra qual é o volume de buscas mensal das variações.

Outra opção é a SEMRush, que embora seja uma alternativa paga, possui limite de 5 consultas por dia de palavras ou sites. Ele entrega uma análise completa, variações e termos relacionados e ainda mostra o que foi usado pelos concorrentes.

Ao selecionar as oportunidades, o negócio já chegou ao fim da pesquisa e tudo o que precisa fazer é criar um relatório dentro da própria ferramenta. O próprio recurso indica quais são as melhores opções, e com isso fica mais fácil criar o conteúdo.

Como incluir as palavras-chave?

Supondo que o termo escolhido por uma empresa seja “conserto de ar condicionado automotivo mais próximo”, ele não deve ser colocado aleatoriamente dentro do texto.

Trabalhar dessa forma faz com que o material fique repetitivo, prejudica a coerência e a coesão, prejudica a leitura do visitante e traz muitos problemas na otimização do conteúdo.

Depois de selecionar as palavras-chave corretas, ou seja, aquelas que correspondem ao negócio e ao que é pesquisado pelo público, chegou o momento de produzir o material.

As palavras devem ser inseridas no corpo do texto e em outras partes dele, como nos títulos, meta títulos, meta descrições, imagens e subtítulos.

Recomenda-se o uso de palavras-chave de cauda longa, aquelas compostas por mais de 3 palavras porque são menos concorridas, mais direcionadas e ainda conseguem um bom posicionamento.

São termos que geram tráfego qualificado para o conteúdo e para a própria página, pois respondem diretamente às perguntas do usuário.

O Google sempre dá preferência para conteúdos robustos, ou seja, aqueles que têm mais de 1000 palavras e menos de 1500 palavras por página.

Independentemente do assunto tratado nele, como técnicas de estamparia de roupas, é possível distribuir os termos escolhidos, sempre mantendo a qualidade do material.

Existem outros recursos que podem ser incluídos ao longo do texto, como links internos e externos, vídeos, imagens e infográficos, e os links criados para eles podem ser grifados com a palavra-chave.

O contexto deve ser respeitado, além de evitar a repetição excessiva porque isso pode fazer com que o Google interprete o conteúdo como algo de baixa qualidade, e se isso acontecer, será muito prejudicado no ranking de resultados.

Para não ter erro, outra coisa que o criador de conteúdo precisa fazer é otimizar os elementos presentes no texto.

Otimizando os elementos do conteúdo

Além do texto que traz uma abordagem para o usuário, outros elementos do material precisam ser otimizados. Isso vai ajudar a melhorar a página como um todo para os mecanismos de pesquisa, fazendo com que seja facilmente encontrada.

Existem vários aspectos que precisam ser considerados por uma empresa de aluguéis de ambiente para call center, tais como:

Título

O título de cada conteúdo ou de cada página precisa ser único, pois caso se repita, pode prejudicar a performance do material.

Além de melhorar o ranqueamento, também é uma forma de ajudar usuários que costumam abrir várias abas ao mesmo tempo no navegador.

Na hora de elaborar esse alimento, é necessário ter foco, por isso, deve contar com a palavra-chave mais importante para o texto. Só que isso deve ser feito preservando uma característica pequena e sucinta, usando até 70 caracteres.

Mais do que isso, o texto pode aparecer quebrado nas páginas de resultado, o que interfere na taxa de cliques.

Outra coisa muito importante é que ele precisa ser baseado em termos relativos à página, pois dessa forma, tanto os usuários quanto os robôs terão uma noção do assunto que é abordado na página.

Se uma empresa de prestação de serviços pequenos reparos quiser atrair muitos visitantes, a mensagem do título deve ser atraente e cativante, além de estar em conformidade com o propósito da página como um todo.

Meta descrição

Meta descrição é um elemento que interfere na otimização do SEO, visto que pode ser muito importante para a experiência do usuário.

Por não ser um fator de ranqueamento, acaba sendo ignorada por muitos criadores de conteúdo, só que ela costuma ser utilizada nos resultados de busca e nas redes sociais.

Para criar uma boa meta de inscrição, o ideal é que ela tenha cerca de 160 caracteres, pois isso permite preencher o espaço corretamente, no entanto, a descrição não pode ser muito curta ou incompleta.

A otimização desse elemento envolve muitas questões, por exemplo, ser honesto e descrever o que realmente o usuário vai encontrar no conteúdo. Qualquer promessa que aparecer na meta descrição, deve ser cumprida.

Uma empresa de materiais gráficos para eventos também deve ser objetiva, independentemente do tamanho da publicação. Assim, ao invés de tentar resolver o problema do usuário de uma vez, o ideal é manter o foco no tema.

Esse texto tem qualidade quando consegue informar e ao mesmo tempo chamar a atenção das pessoas, por isso, deve ser visto como um anúncio que vai ajudar a vender o conteúdo para os usuários.

A meta descrição também pode ter chamada para ação, caso a intenção da empresa seja melhorar a persuasão e fazer com que o consumidor tome uma decisão rapidamente.

É claro que o propósito é fazer o usuário clicar no link, mas essa ação pode ser associada a outros benefícios que o indivíduo pode encontrar, como comprar, pagar parcelado, baixar gratuitamente, ver o preço, fazer uma reserva, entre outros.

Lembrando que a meta descrição também precisa contar com a principal palavra-chave trabalhada dentro do conteúdo.

URL

Por fim, outro elemento da página muito importante, que ajuda a ranquear o texto e precisa contar com a palavra-chave é a URL. Trata-se do endereço da página e a otimização consiste em torná-lo amigável.

Uma empresa de rede protetora para varanda deve optar por URL curta porque assim o usuário consegue se lembrar dela, passar adiante e usá-la de todas as formas que precisar.

A otimização também acontece por meio do emprego da palavra-chave, principalmente quando o termo escolhido é extremamente disputado entre os outros criadores de conteúdo.

Além de incluir a palavra, deve-se evitar o uso de números e outros caracteres, mas caso isso não for possível, se esta for a única questão, a página não corre riscos de perder seu posicionamento.

É dessa forma que o usuário que está pesquisando sobre jardinagem preço vai encontrar exatamente aquilo que procura.

Considerações finais

Criar bons conteúdos para a internet é essencial entre os negócios que querem conquistar um bom posicionamento, atrair os consumidores e conquistar a confiança das pessoas.

Esses materiais precisam ser otimizados, e entre as principais práticas de SEO está o uso correto de palavras-chave, compatíveis com os termos usados pelas pessoas, assim, os resultados são muito melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blogGuia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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