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  4. Tendências para o marketing digital em 2019

Segunda, 07 de janeiro de 2019

O avanço tecnológico e as mudanças no consumo exigem mudanças de comportamento em todas as áreas e não é diferente em relação ao marketing digital, que também precisa se modificar a atualizar as formas de vender e atrair o público.

O marketing digital está cada vez mais forte e, em 2019 a inclinação é que ele conquiste ainda mais espaço a cada dia, sendo assim, seguem as tendências:

Empresas atuando no próprio marketing digital

Há uma tendência forte de que as empresas desenvolverão seu próprio marketing digital. Há um investimento maior das empresas buscando desenvolvimento de seus próprios funcionário para atuarem no marketing digital. Com a visão de que a economia voltará a trilhar caminhos de crescimento, as empresas estão voltadas a buscar ações de marketing, porém, qualificando seus próprios funcionários para atuarem nessa área. Com isso, as empresas buscarão desenvolver suas próprias estratégias de marketing digital na busca por novos clientes, tornando suas marcas mais visíveis no mercado.

ESTRATÉGIAS DE SEO

A estratégia de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, que já são ferramentas fortes utilizadas pelas grandes empresas, ganhará ainda mais campo nas estratégias de marketing.

As médias e pequenas empresas estão cada vez mais empenhadas na utilizadas das ferramentas de SEO para tornar seus produtos mais visíveis a um custo mais baixo. Colocar as empresas expostas nas grandes páginas de buscadores tem sido a estratégia cada vez mais procurada e eficaz na corrida pelas vendas e com tendência a se aprimorar ainda mais em 2019.

BUSCA VISUAL

Não é somente a busca por voz que está com destaque. As pesquisas online estão ganhando novos aliados que facilitem ainda mais as buscas. Grandes marcas já estão investindo em inovações e concentram em um SEO mais forte, a busca visual. Ao invés de colocar um texto, procurando imagens a partir dele, na busca visual, a pesquisa obtém resultados a partir de imagens. Apontando a câmera para determinada imagem, o usuário pode conseguir informações sobre ela. Essa ferramenta está ainda em desenvolvimento, já que está com limitações, pois a máquina deverá captar inúmeras informações a partir de uma imagem com diferente cores, formas e tamanhos. Porém, mesmo sendo algo em desenvolvimento, é a grande revolução prometida pelos buscadores.

PESQUISA POR VOZ

Cerca de 1 bilhão de pesquisas no Google, atualmente, são pesquisas pela voz. Nessas pesquisas o trabalho dos profissionais de marketing será maior, pois a adequação para a pesquisa de voz é diferente, necessário uma adaptação às expressões mais de conversação. Ao desenvolver um conteúdo é importante refletir que os usuários podem falar ao realizar as pesquisas, então, adequá-lo a um tom mais conversacional pode melhorar a otimização. Atualmente, os aplicativos mais utilizados nesse tipo de pesquisa são Google Assistent, Google home, Alexa e Siri.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial está com grande ênfase no marketing digital. Já em 2018, foi início dessa experiência, e, em 2019 será o grande aprimoramento dessa estratégia. Os chatboots ganharam espaço e têm se tornado cada vez mais populares. Em 2019 a inteligência artificial estará ainda mais focada no cliente e mais personalizados. Com isso, os profissionais do marketing precisarão entender ainda mais as necessidades dos clientes e o que estão buscando no mercado de consumo. Se essa ferramenta for utilizada de forma estratégica e planejamento trará ainda mais satisfação ao cliente e os serviços serão cada vez mais personalizados. Essa ferramenta promete chegar ao usuário com ainda mais precisão.

MÍDIAS SOCIAIS

Como as pessoas cada vez mais se tornam usuárias de mídias sociais, entender essas ferramentas é primordial. Também é fundamental ter seus leads em mais de uma mídia social. Como existe mudanças nos comportamentos dos usuários e há diferentes tipos de usuários, estar em apenas uma mídia é restringir o público que terá acesso ao seu produto. O Instagran está em constante crescimento. A cada dia a plataforma amplia as possibilidades de anúncios e concorre cada vez mais acirradamente com o facebook, mas, este ainda continuará a dominar o marketing digital.

ACOMPANHE AS MUDANÇAS

As mudanças e inovações no marketing digital são crescentes e rápidas. Estar atento à essas modificações no mercado digital é fundamental. A palavra principal é adaptação. Adaptação às mudanças e buscas do usuário e, principalmente. Utilize os conteúdos oferecidos pelo próprio usuário, pois terão maior credibilidade. Implemente ao seu negócio a pesquisa por voz, pois é a grande tendência para os próximos anos. Comece a se adequar às possíveis pesquisas visuais. Se é um assunto novo, diante do qual você se sente desconfortável, comece a explora-lo e busque novos conhecimentos.

O marketing digital será cada mais valorizado. Os profissionais mais atualizados e que acompanham melhor as inovações e mudanças do mercado terão maior destaque.

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