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  4. Marketing industrial: saiba como ter bons resultados


A definição de marketing industrial é um conjunto de ações que tem como objetivo iniciar bons relacionamentos entre duas empresas. Assim como boa parte dos outros negócios, o setor industrial deve acompanhar as tendências de mercado na internet.

O marketing industrial, que também é conhecido como business marketing ou marketing B2B (Business to Business) é uma forma das indústrias atingirem seus potenciais clientes e conquistarem novos negócios.

As tendências de mercado na internet dizem respeito ao marketing digital que, de maneira resumida, é um conjunto de técnicas e estratégias realizadas com o objetivo de alcançar novos clientes, desenvolvendo a identidade da sua marca.

Responsável por gerar a comunicação entre as empresas, o marketing digital é necessário nos dias de hoje até para o setor industrial. Foi pensando nisso separamos este conteúdo explicando o marketing industrial e sua relação com os meios digitals. Acompanhe!

Conheça a definição de marketing industrial

Na indústria, o plano de ações de marketing é criado especificamente para que as empresas consigam enviar sua mensagem à outros negócios.

Por trás disso existe a necessidade de formar boas relações entre ambas, pois dessa forma os contratos são mais extensos e se mantém por um longo período de vendas, havendo interação entre as duas por mais tempo.

Isso significa, de maneira prática, que uma lavanderia industrial, por exemplo, deve saber como se comunicar com seu público-alvo, que no caso consiste em hospitais, hotéis ou outros negócios em que os funcionários utilizem uniformes.

Nesse segmento, mais do que conquistar um cliente para consumir seu produto, no mercado B2B é necessário garantir ao comprador que aquele negócio é seguro e lucrativo para ele. Dessa forma a parceria é mantida a longo prazo.

É nesse ponto que fica evidente a importância do trabalho de marketing! Sua função é levar informações do seu negócio e destacá-lo no mercado diante de outras indústrias.

Saiba quais são os impactos do marketing digital na indústria

Diferente de um produto comum do B2C (business to consumer), o nicho B2B se trata de um mercado em que ambos devem ser especialistas no assunto, pois os dois visam economizar e conseguir realizar bons negócios.

Isso pode ser exemplificado ao lidarmos com o mesmo fornecedor, mas com pontos de vistas diferentes. Uma indústria procurando por um profissional que aplique resina epóxi no seu galpão busca um serviço de qualidade e que, sua indústria melhore, facilitando a limpeza, resistência à produtos químicos e etc.

Por outro lado, um consumidor “normal”, como o dono de uma oficina, que por mais que seja uma empresa isso se trata de uma pessoa contratando o serviço uma única vez, seu nível técnico e exigências é menor.

De certa forma, podemos dizer que esse público B2B é mais segmentado e por isso depende de uma comunicação especializada; e uma das vantagens do marketing digital é essa possibilidade de construir toda a estratégia publicitária voltada inteiramente a um público-alvo.

Por ser realizada na internet, a divulgação pode ser baseada em uma persona (perfil de cliente ideal para a sua empresa), fazendo com que todas ações de marketing sejam voltadas especificamente a ela. Dessa forma é possível se comunicar de maneira mais assertiva.

Consiga bons resultados com marketing digital na indústria

Como vimos ao longo deste conteúdo, o marketing digital é importante para qualquer negócio crescer nos meios digitais, e com a indústria não é diferente!

Considerando os impactos do marketing digital podemos entender que a possibilidade de trabalhar com uma persona (perfil de cliente ideal) específica possibilita uma comunicação mais assertiva.

Dessa forma sua indústria consegue melhores resultados e, conforme novos contratos vão surgindo paralelos à estratégia de marketing digital, mais clientes chegam!

Com isso seu negócio aumenta a notoriedade na internet e atinge um número maior de clientes, resultando em mais vendas e consequentemente mais lucro para a sua indústria.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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