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Saiba como usar o marketing digital na sua empresa

Segunda, 14 de outubro de 2019

O marketing digital está diretamente relacionado às técnicas e estratégias realizadas online, com o objetivo de atrair novos clientes e formar bons relacionamentos com eles.

Os números mostram a importância de uma boa estratégia de marketing digital e como certas atitudes podem mudar completamente os resultados da sua empresa.

Cerca de 73% dos consumidores acreditam que um conteúdo útil e bem escrito ajuda a formar relacionamentos leais, segundo a Econsualtancy. Entre muitas das formas de trabalhar com marketing digital, o conteúdo é uma das mais eficientes para diversos segmentos.

Pensando nisso, separamos algumas informações para que entenda as formas de incluir o marketing digital à estratégia da sua empresa. Confira!

Como trabalhar com marketing digital?

Considerado praticamente um universo separado e com regras únicas, o marketing digital possui diversos pilares. No que diz respeito aos meios de divulgação da sua empresa, as mais usadas são o SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Para cada uma delas existe uma série de ações e recursos, e podem ser definidas da seguinte forma:

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é um conjunto de técnicas que busca a otimização dos sites nos mecanismos de busca, como o Google. Essa prática faz com que o negócio seja encontrado por um número maior de pessoas.

O seu principal objetivo é melhorar o rankeamento dos sites, e com isso aumentar a autoridade online do seu negócio. Para exemplificar, pense nos seguinte: ao pesquisar por algo você utiliza uma determinada palavra-chave (palavra com grande volume de pesquisas) e espera os resultados, correto?

Então, se está buscando um lugar para alugar um maquinário que irá te auxiliar em alguma reforma, por exemplo, irá pesquisar por ferramentas, serra, máquina de corte a laser, máquina de solda e etc.

O motivo para aqueles sites estarem nos resultados de acordo com o que você procura é consequência da estratégia de SEO da empresa, que trabalha se baseando no seu público-alvo e nos padrões de consumo deles, independente do segmento.

Marketing de conteúdo

O foco do marketing de conteúdo é a criação de conteúdos, no entanto, o objetivo dele é engajar o público e fazer com que a sua rede de potenciais clientes cresça.

Então, para exemplificar, se tiver uma lavanderia industrial, por meio dessa estratégia o objetivo não é apenas apresentar sua marca ou serviços, mas sim, oferecer conteúdos interessantes e atrativos para que a captação dos leads seja bem feita.

Para entender o que é lead, podemos definir da seguinte forma: é o termo usado para descrever um potencial cliente que interage com o seu site por meio de trocas de informações (você fornece o conteúdo e ele um meio de contato).

Inbound Marketing

Conhecido também como marketing de atração, o inbound marketing é a ideia de conquistar o interesse do cliente para que ele busque pelo seu produto ou serviço.

Diferente do marketing tradicional, que tem como objetivo apresentar as características do produto e despertar o desejo do consumidor, o inbound marketing parte do princípio de educar para vender.

Ou seja, produzir conteúdos educativos e interessantes para fazer com que o potencial cliente se interesse e busque o que a sua empresa estiver oferecendo.

Como elaborar sua estratégia de marketing?

Para começar, é importante entender que todo planejamento parte da coleta de informações. Essas informações são conseguidas por meio de pesquisas que, após a obtenção dos dados é possível traçar seu objetivo.

Com os dados, chega a fase de agir. Elaborando um plano de ação é possível definir quais os canais de divulgação mais adequados, além de conseguir certas orientações para a criação dos conteúdos de inbound, como vimos no tópico anterior.

Elaborando um cronograma detalhado, contendo informações e previsões do seu negócio, é possível realizar seu plano de ações com mais tranquilidade e segurança, restando apenas o monitoramento das atividades, etapa essa realizada após a implementação das outras citadas acima.

Tenha uma boa estratégia de marketing

Como vimos ao longo deste conteúdo, para uma boa estratégia de marketing digital é importante ter a compreensão dos elementos que a compõem.

Em geral, o marketing digital está relaciona a diversas estratégias, e entre elas, a otimização por SEO, as práticas de inbound marketing e o marketing de conteúdo fazem parte das mais eficientes.

Para conseguir eficiência é necessário se atentar a todas as fases do planejamento, e são ela: as pesquisas, a elaboração do plano de ação, entender as comunicações nos diferentes canais de divulgação, a criação de um cronograma e o monitoramento das ações.

Seguindo esses passos, além de uma estratégia bem elaborada, sua empresa tem a chance de acompanhar os outros negócios que também utilizam marketing digital, se mantendo competitiva no mercado.

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, o marketing digital se tornou um aliado poderoso para o empreendimento. Com um bom planejamento sua estratégia de marketing se mostra bastante eficiente e fará com que seu negócio cresça cada vez mais.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Produtor de conteúdo do Soluções Industriais.

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