1. Aligator
  2. Blog
  3. Sites
  4. Sites e lojas virtuais: saiba como manter sua página atualizada

Quinta, 09 de janeiro de 2020

A internet é responsável por proporcionar diversas possibilidades de negócios. Chamado e e-commerce (comércio eletrônico), esse é um dos setores que mais cresce com o passar do tempo. Por isso, novas plataformas surgem constantemente, mudando diversos processos.

Em 2018, as transações profissionais tiveram um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, arrecadando R$ 53,2 bilhões, de acordo com o levantamento feito pela E-bit/Nielsen.

Os sites tem tudo a ver com isso, pois são basicamente os locais onde os negócios acontecem. Isso gera uma certa “corrida” por novas plataformas e meios de divulgar os negócios conforme o mercado cresce.

Por isso, os sites e lojas virtuais precisam se atentar às mudanças e atualizações que ocorrem. Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo para falar sobre alguns pontos importantes para que seu site se destaque. Confira!

Entenda a importância de ter um site

Antes de qualquer mudança, uma coisa precisa estar clara: ter um site nos dias de hoje é muito importante! Seguindo os avanços tecnológicos e as mudanças no marketing digital, o ambiente virtual é um espaço promissor para os negócios.

Isso se aplica tanto à produtos específicos, como a comercialização deímã de ferrite para clientes industriais, ou a locação de geradores para esse mesmo público.

A questão é que mesmo para negócio que não dependem da venda online propriamente dita, o site é eficiente. Uma pessoa que pesquisa locais que realizam a reciclagem de eletrônicos será encontrada com mais facilidade se estiver na internet.

É importante pensar que o site é a porta de entrada dos clientes para o seu negócio. É por meio dele que os usuários poderão entender os objetivos e valores da sua empresa, e por isso deve ser esteticamente agradável e possuir uma boa navegabilidade.

Conheça alguns indicativos de um site desatualizado

Bom, entendendo a importância de um site para os negócios, chegou a hora de mencionarmos o ponto principal deste conteúdo. O fato é que com o passar do tempo algumas coisas mudam, principalmente na internet.

Por isso, os administradores precisam se manter atentos à essas mudanças e manter seus sites atualizados. Alguns desses pontos a serem devidamente cuidados são:

A responsividade

Atualmente a responsividade é praticamente uma obrigação para os novos sites, sendo uma adaptação necessária para as lojas virtuais e sites mais antigos.

Isso porque as formas como as pessoas utilizam a internet são diferentes. Antigamente o desktop (computador de mesa) era o meio mais comum, sendo os sites todos desenvolvidos para esse formato.

No entanto, agora temos smartphones de diferentes tamanhos, tablets e notebooks distintos que, ao acessar a internet, tudo precisa ser diferente.

A responsividade de um site é responsável por adaptá-lo às diferentes telas e dispositivos, tornando a experiência do usuário mais agradável independente do dispositivo utilizado.

A aplicação do SEO

As técnicas de SEO são indispensáveis por diversos fatores, mas, o principal deles é a possibilidade de ampliar sua relevância do seu site gratuitamente.

Colocar seu site na internet e mantê-lo organizado é importante, no entanto, uma série de ações precisam ser tomadas para que sua visibilidade seja impulsionada. O SEO é uma deas!

Com as técnicas de SEO o seu conteúdo ficará mais visível para os leitores, aumentando o interesse do cliente pelo material e o desejo de compra do seu produto.

Além disso, a otimização melhora a produção de conteúdos, pois as ações permitem usar palavras-chave (termos específicos buscados pelos usuários) capazes de identificar o tipo de produto, serviço ou conteúdo do seu site.

Mudanças no seu negócio

Com o passar do tempo seu negócio vai mudando, certo? Suas estratégias de divulgação e o próprio foco e direcionamento da sua empresa são diferentes com os anos, e a identidade visual muitas vezes também muda.

É importante que seu site acompanhe essas mudanças, se baseando nos novos projetos, mudança de equipe ou a própria identidade visual da sua marca.

Pois a mudança de foco não diz respeito apenas aos produtos, mas se relacionam diretamente com os seus clientes e as práticas de interação com eles.

Por isso, se seu público-alvo mudar, o setor estratégico deve analisar as formas de melhor se relacionar com ele, mudando a cara do site, funcionalidades e até mesmo a linguagem utilizada.

Mantenha seu site atualizado

Como vimos ao longo deste conteúdo, os sites são muito importantes para os negócios na internet, sendo indispensável que exista uma atualização constante em diversos pontos. O que achou das nossas informações?

A tecnologia deixa todos estão cada vez mais conectados. Por isso, um site e toda divulgação online se mostra um caminho mais eficiente.

Independente do segmento da sua empresa, ter um site passará uma imagem moderna do seu negócio, algo que reflete tanto nas vendas quanto na notoriedade do seu negócio.

Isso é importante para a formação de boas relações com seu público-alvo, aumentando as chances de crescimento para o seu negócio e, com o passar do tempo, impulsionando os ganhos da sua empresa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

voltar