1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Como organizar as finanças de uma pequena indústria

Quinta, 27 de fevereiro de 2020

Basicamente, o objetivo de toda empresa é alavancar as vendas dos produtos e serviços. Por isso, quando se pensa em administração financeira, logo avaliamos como lucrar rápido o suficiente para suprir as necessidades da organização.

Entretanto, atingir todo esse lucro não é tão fácil quanto parece, viu? Antes de tudo, é preciso saber organizar as finanças para que o resultado seja positivo e a empresa continue crescendo.

Organização financeira nada mais é que controlar diretamente os gastos e investir em relatórios confiáveis para ajudar na tomada de decisão.

O empreendedor precisa aprender a planejar as suas finanças de modo que se tenha um lucro sustentável e a longo prazo. Por isso, saber organizar os gastos é um dos pontos mais importantes para manter a saúde da sua empresa.

Separamos algumas dicas básicas que podem ser de grande valor para sua empresa, independente do porte ou segmento. Confira!

Por que o controle financeiro é necessário?

O controle financeiro é importante para que o gestor saiba quais produtos e serviços geram mais lucro, quais custam mais e com o que a organização está gastando. Além disso, esse controle mostra de forma clara a situação financeira da empresa e permite que o seu negócio cresça.

Portanto, o controle financeiro nada mais é que uma análise dos gastos e ganhos do seu negócio. Imagine trabalhar com resina epóxi e obter muito lucro com ela, como administrar os ganhos estando super atarefado? Pois é, por isso é legal se planejar para ter um controle mínimo.

Não importa se sua empresa é pequena, o controle financeiro pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio. Isso porque com um bom planejamento, torna-se mais fácil tomar decisões assertivas, aumentando as chances de alavancar o sua marca.

Neste artigo, vamos te ajudar a controlar a sua empresa e manter as finanças em dia. Vamos lá?

Ferramentas de gestão empresarial

Aposto que você já ouviu que uma boa gestão empresarial demanda um profissional bom em matemática, não é? Aí que você se engana! Você não precisa de um bom especialista para cuidar das finanças da sua indústria.

Basta utilizar ferramentas prontas e conseguir manter tudo organizado. Além disso, não é preciso ferramentas caras para isso. O Excel é um bom exemplo disso.

Controle de vendas

Inicialmente, você precisa registrar cada venda efetuada da sua indústria. Resumidamente, registrar os detalhes mais importantes dela.

Essa ferramenta permite registrar qual foi o lucro obtido, quais produtos e serviços tiveram maior saída, qual a porcentagem de vendas mensal e qual será a porcentagem de vendas futuras.

Com essas informações, você pode realizar uma análise de desempenho de forma clara e simples. Esse controle de vendas pode ser preenchido com: data de venda, produto, cliente, valor e forma de pagamento.

Simples, não é? Pense em analisar o desempenho da sua película de controle solar por meio de uma planilha do Excel ou um sistema de gestão como o ERP Industrial, que gera documentos de saída automaticamente.

Extrato periódico

Essa ferramenta controla a entrada e saída do caixa da sua empresa. Com esse sistema, você pode analisar a origem do dinheiro e o destino dele. Resumidamente, esse extrato contém as seguintes informações:

  • Data de recebimento e pagamento;
  • Informação do que foi pago ou recebido;
  • Valor de cada um dos seus negócios

Dessa forma, você tem muito mais controle da movimentação financeira da sua empresa. Uma dica é não deixar acumular. Faça o controle diariamente para essas movimentações não ficarem trabalhosas.

Fluxo caixa

A terceira ferramenta para ser utilizada é o fluxo de caixa. Basicamente, é o fluxo de caixa é a mesma coisa que o extrato periódico, porém, um pouco mais completo.

Nessa ferramenta você irá colocar todas as movimentações de entrada e saída de capital da empresa. Assim, você consegue saber como a empresa se comportou durante o mês.

A análise de fluxo de caixa permite o controle de contas a pagar e a receber, além de prever gastos futuros. Por exemplo, se sua empresa comprou equipamento de proteção individualem 4 parcelas de 300 reais, é necessário lançar todas as parcelas no fluxo, assim como todas as outras despesas.

Para elaborar um fluxo deixa, você precisa lançar todos os extratos diários e adicionar custos fixos, como funcionários, comissões e matéria-prima.

Mãos na massa!

Comece a organizar as finanças da sua empresa hoje mesmo. Você percebeu como o controle financeiro é um dos pilares para o seu negócio? Pois é, planeje as suas finanças e tome decisões mais assertivas para novos investimentos.

Além disso, alguns softwares de gestão empresarial podem auxiliar nesse processo. Eles permitem acesso em tempo real e fazem o registo de ações e relatórios automaticamente.

Os valores são acessíveis mesmo para pequenas empresas, e ainda sim se o orçamento estiver curto, você pode utilizar o Excel para economia e facilidade em tomadas de decisão.

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar