1. Aligator
  2. Blog
  3. E-mail
  4. O que é uma blacklist e como sair dela?

Quarta, 11 de março de 2020

BlackList, ou lista negra em português, é um termo utilizado para ajudar pessoas e empresas a líder com mensagens indesejadas, os famosos Spam’s.

Em outras palavras, tratam-se de uma lista que identifica e-mails, endereços de IP ou outros dispositivos que transmitem mensagens denunciadas como Spam.

Esse conceito é definido por um sistema de computação que automaticamente faz o bloqueio do acesso e conteúdo. Contudo, após a queixa, o bloqueio é feito por algumas ferramentas de proxys, firewalls, servidores de e-mail ou conteúdo que possuem um identificador de atividade suspeita (Spam).

Geralmente, a denúncia é realizada pelos próprios receptores da mensagem por não terem autorizado o envio desses e-mails.

Imagine a seguinte realidade: uma promoção delona de caminhãoé enviada ao seu e-mail todos os dias. Você gosta desse tipo de conteúdo? Usa esse produto? Autorizou o envio? Não? Então, isso é um Spam.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo recebido um Spam, independente se você utiliza a internet há anos ou começou agora. Você sabe o que significa esse termo? Não? Ficou curioso? Continue lendo!

O que é um Spam?

O Spam é uma ação que afeta que afeta integralmente os usuários da internet e, infelizmente, não há como fugir. Porém, algumas medidas podem minimizar os danos que eles causam.

Existem algumas definições para a palavra Spam, contudo, a mais aceita é que ela é uma sigla para o termo Sending and Posting Advertisement in Mass. Que, traduzindo, diz respeito a ‘’Enviar e postar publicidade em massa’’.

Basicamente, o Spam é uma mensagem eletrônica enviada sem a permissão do receptor. Geralmente, é enviada por e-mail, mas também pode circular pelas redes sociais ou comentários de websites.

Por sua vez, a mensagem eletrônica tem a finalidade comercial. Mas, em alguns casos, ele tem como objetivo compartilhar histórias falsas ou conseguir informações pessoais e financeiras dos usuários.

Como diz a tradução, o Spam é enviado para uma quantidade gigantesca de pessoas. Os ‘’spammers’’ são os softwares específicos para o disparo dessas mensagens em um volume grande. Você consegue imaginar o por quê?

A razão é bem simples: supondo que você faça propaganda de um pergolado de madeira com deck, os ‘’spammers’’ sabem que uma quantidade pequena dos usuários abrem os alertas de Spam. Por isso, as mensagens são enviadas em grande volume.

Mas em que momento a blacklist atua? Provavelmente você fez esse questionamento, não é mesmo? Vamos te explicar!

Principais motivos para o seu IP cair na blacklist

É nesse momento que a blacklist entra. O intuito da ferramenta é evitar que o envio de e-mails com spam ou conteúdo impróprio encha a caixa de saída do receptor.

Entretanto, temos um problema bem comum com isso: para a inclusão do IP na blacklist, é preciso a sinalização dos e-mails com Spam. Ou seja, quanto mais vezes o remetente é sinalizado, ele acaba caindo na caixa de lixo eletrônico e deixa de ser visualizado.

Portanto, isso significa que uma das principais razões para seu site cair na blacklist são as seguintes:

  • Envio de uma grande quantidade de e-mails para quem não escolheu recebê-los;
  • Conteúdo preconceituoso ou pornográfico;
  • Servidor de e-mails;
  • E-mails contendo vírus ou softwares maliciosos.

Uma vez que um e-mail, domínio ou endereço de IP vai para blacklist, eles passam a ser considerados como influências de Spam na internet. Sendo assim, os sistemas de e-mails bloqueiam o recebimento desde IP ou domínio.

E lembre-se: o fato de estar na blacklist, não significa que o disparo de e-mails está bloqueado. Isso acontece pelo próprio sistema do receptor e o recebimento destas mensagens são escolhas deles.

Como saber se meu IP está na blacklist?

Caso o remetente esteja bloqueado por algum sistema ou provedor, ao tentar disparar um e-mail ele receberá uma notificação e, acompanhará as orientações para a resolução do problema.

Caso isso não aconteça, você pode consultar na internet, no mercado há inúmeras plataformas de pesquisas.

É imprescindível ser criterioso ao escolher uma plataforma, muitas vezes as blacklist são criteriosas na inclusão de IP’s em conjunto ao circuito impresso de cada software.

Meu IP aparece em uma blacklist. O que fazer?

Não precisa ficar assustado, isso pode acontecer com qualquer e a notícia boa é que existe solução.

Basicamente, você vai precisar corrigir os erros apontados pela própria lista, seguir as práticas do mercado e, entrar o contato com o responsável da lista para retirar o seu IP.

Não existe uma chave para não cair na lista. É preciso ter cuidado, ser coerente e fazer escolhas adequadas ao seu negócio.

Siga as dicas acima, mantenha a sua lista de contatos pois dentinários inválidos podem te levar a blacklist e envie apenas aquilo que possa cumprir. Além disso, você pode utilizar campanhas de e-mail marketing para gerar relevância aos seus conteúdos.

E você, já caiu em uma blacklist? Se sim, conta para gente como foi e o que fez pra resolver!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar