1. Aligator
  2. Blog
  3. SEO
  4. Como criar eventos e metas no Google Analytics

Sexta, 13 de março de 2020

Você já deve ter ouvido falar, pelo menos alguma vez, sobre o Google Analytics, certo? A questão é: mas você sabe para que ele serve? Bom, vamos lá! O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online do Google que funciona por meio de uma instalação de código nas páginas do site.

Isso possibilita que ele colete informações dos usuários e, com isso, possa transformá-las em relatórios. Assim você tem a possibilidade de conferir como a sua empresa de manutenção de elevador está no mercado.

Bem interessante, não é mesmo? Pois é, ela é uma ótima ferramenta quando se busca entender melhor e mais rápido o público do seu site, além de possibilitar a mensuração dos resultados de marketing, sendo uma das ferramentas primordiais de uma estratégia.

Você pode utilizá-la para acompanhar diversas informações sobre seu site, como a quantidade de visitas recebidas, o tempo que o usuário gasta nas páginas, os canais de origem e até mesmo as conversões que você adquire.

Com o passar dos anos, o Google Analytics sofreu diversas melhorias. A nova versão dessa ferramenta possibilitou que muitos problemas, como de definição de metas em interação no site que não davam resultados, por exemplo, agora podem ser resolvidos de maneira bem mais simples: o Google disponibilizou a visualização de metas a partir de eventos.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então fique atento nesse artigo e saiba mais como utilizar melhor o Google Analytics. Vamos nessa?

O que você pode ganhar com isso?

Bom, existem diversas formas de utilizar essa ferramenta para conseguir melhorar a dinâmica e atuação da sua empresa de tela de proteção. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de mensurar a utilização de gadgets dentro do próprio site, como calculadoras, simuladores de orçamento, entre outros.

Além disso, o Google Analytics possibilita ao empreendedor a vantagem de não precisar separar manualmente os disparos reais de pageviews e os relacionados à interação no site. Isso é bem interessante, tendo em vista que organiza melhor os dados dentro das contas da ferramenta. Dessa maneira, a visualização dos dados é muito mais simples e rápida.


Mas as vantagens não param por aí, viu? Dentro desse cenário, é possível realizar a visualização da forma como o visitante está dando engajamento para sua página. Isso pode ser mensurado como meta a partir dos eventos das interações no site.

É muito simples! Basta utilizar a configuração dos eventos de compartilhamento via email ou redes sociais, comentários, visualização completa de vídeos e até mesmo a marcação da página nos favoritos.

Dentro dessa ferramenta, você também consegue acompanhar a evolução de download de arquivos do site, isso independente se for PDF, música, podcast, etc.

Ou seja, já ficou mais que claro que a visualização dos eventos como metas é bem interessante e contribui para uma análise e cruzamentos de dados. Agora, você deve estar pensando: como criar uma meta a partir de um evento?

Saiba como criar metas a partir de eventos

Essa parte do processo pode parecer um pouco complexo, mas vamos lá! Tenha em mente, por exemplo, você gostaria de mensurar e ter como meta no site da suas empresa de manutenção de aquecedor a gás quantas visitas clicaram no link.

É importante que você consiga fazer uma chamada interessante para o evento. Feito isso, é necessário utilizar o seletor jQuery para a captura do evento. A partir daí, você tem acesso a configuração do perfil. Basta selecionar uma nova meta e marcamos a opção “evento”.

É fundamental que você defina todos os detalhes da meta às informações da Categoria, Ação, Tipo e o Valor. Mas fique tranquilo que não é obrigatório o preenchimento de todos.

Depois de ter feito todo esse processo, basta salvar e está tudo pronto. Agora é possível acompanhar quantas visitas clicaram no link do site como uma das metas do site. Simples, objetivo e prático, não?!

voltar