1. Aligator
  2. Blog
  3. Comportamento
  4. Como diminuir a rotatividade da equipe?

Terça, 28 de abril de 2020

Ao passar dos anos, percebemos que o índice de rotatividade de colaboradores das empresas sofreu por uma forte elevação.

Afinal de contas, com o número crescente de empresas, o profissional pode escolher onde o perfil empresarial adequado para se identificar e, quando perceber uma melhor oportunidade, realizar a troca de emprego.

No entanto, essa mudança faz com que os gestores de RH e empreendedores fiquem preocupados, pois a perda de um talento para a organização também pode resultar em sérios prejuízos.

Além disso, a demissão também afeta na economia e na gestão financeira da empresa. Isso, pois quando o processo acontece, a organização precisa lidar com rescisão; recrutamento; treinamentos e integração dos novos membros.

Essa situação está aumentando em sua organização? Se sua resposta foi sim, então nós produzimos este conteúdo para te mostrar como é possível diminuir a rotatividade dos colaboradores da empresa e fazer com que os mesmos se sintam mais satisfeitos e motivados com a mesma!

Quer saber mais sobre como diminuir a rotatividade da sua equipe? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

1- Realize um diagnóstico demissional

Primeiro de tudo, é importante saber as razões e motivos pelas quais os colaboradores estão deixando sua empresa.

Entendendo todos os motivos, é possível traçar estratégias personalizadas que resolverão a raiz do problema.

Se sua empresa atua com a fabricação de elevador de escada, por exemplo, e o problema for relacionado ao perigo e riscos que os profissionais passam, inserir novos equipamentos de proteção e realizar treinamentos de segurança é uma ótima alternativa.

Já se o problema é a insatisfação com os benefícios ou salário por grande parte dos colaboradores, faça uma pesquisa de mercado para se igualar ou superar nestes quesitos.

Dessa maneira, os profissionais terão menos motivos para deixar a organização, e podem passar a ser mais motivados e produtivos!

2- Desenvolva um plano de carreira

Hoje em dia, um dos principais motivos de mudança de emprego é em razão da empregabilidade e plano de carreira.

Normalmente, sem um plano de carreira os colaboradores podem ficar desorientados e desmotivados, e por isso investem na mudança de emprego.

De acordo com a revista Época Negócios, a maioria dos jovens preferem oportunidades de empregos com um plano de carreira bem estruturado,

Por essa razão, se seu segmento atua com a venda de ventilador umidificador industrial, por exemplo, análise e desenvolva uma estrutura de plano de carreira adequada para diminuir a rotatividade e garantir a maior motivação dos funcionários!

2- Diminuir a rotatividade com a qualidade de vida

A qualidade de vida é um fator que impacta fortemente na saúde física e mental dos colaboradores.

Para conseguir isso, algumas organizações oferecem um local de trabalho confortável, com máquinas e equipamentos otimizados para criar um clima mais leve.

Outras investem em atividades físicas, ou até mesmo desenvolvem um espaço próprio de descompressão para os colaboradores se tranquilizarem durante a jornada de trabalho.

Já outras, visando diminuir a rotatividade, alugam stand para eventos e desenvolvem happy hours e comemorações diversas, de forma que o colaborador se sinta mais incluído na equipe.

A qualidade de vida dentro de uma empresa precisa ser fundamental, uma vez que o funcionário passa mais tempo na organização do que em sua residência.

Usando essas dicas, é possível diminuir a rotatividade e se destacar frente ao mercado como uma empresa recomendada para se trabalhar!

Agora que você já sabe como é possível diminuir a rotatividade de uma equipe, o que está esperando para aplicar essas dicas e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar