1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Aprenda a criar um plano de ação para o seu negócio

Aprenda a criar um plano de ação para o seu negócio

Quarta, 08 de julho de 2020

Você sabe como montar um plano de ação? Já ouviu falar a respeito dessa estratégia? Se sua resposta foi não, fique tranquilo. Neste post nós iremos te explicar sobre todos os detalhes do assunto!

É extremamente importante que uma empresa tenha um plano de ação para que os seus projetos e objetivos sejam atingidos com sucesso.

Mas o que é um plano de ação, afinal? Para que serve? Basicamente, um plano de ação se trata de um planejamento para definir as metas e objetivos de uma organização, além de todas as atividades que devem ser realizadas e acompanhadas.

O plano de ação é focado em atingir os melhores resultados, por isso, todas as atividades desempenhadas pelos responsáveis são bem detalhadas.

Ou seja, ele é o planejamento de todo trabalho que os colaboradores terão durante um determinado período de tempo para alcançar determinados objetivos.

Em uma empresacoleta de lixo hospitalar, o plano de ação define as responsabilidades, cargos, horários, metas e objetivos estipulados, além de todo fluxograma com os processos necessários, entre outros.

No entanto, o maior desafio de fazer um plano de ação de sucesso é colocar tudo em prática e manter os colaboradores engajados para o sucesso das operações.

Por isso, neste post, iremos te mostrar como é possível criar um plano de ação eficiente para engajar a sua equipe. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes!

1. Saiba aonde quer chegar

O primeiro passo para criar um plano de ação de sucesso é considerar quais serão os objetivos da sua empresa.

Por isso, comece com uma lista de todas as metas que são atingíveis e estipule um determinado período para cada uma delas. Também é importante listar a forma com que a sua equipe irá contribuir para o alcance desses objetivos.

Se sua empresa trabalha com cesta de natal, o quanto pretende crescer durante esse ano? E nos próximos 5 anos? Quantos clientes quer fidelizar? E seu posicionamento no mercado, como estará no futuro? Fará campanhas de marketing?

2. Liste as tarefas a serem executadas

Após isso, é importante também registrar quais serão as atividades necessárias para o atingimento dos objetivos.

Assim, juntamente a sua equipe, liste todas as tarefas e atividades a serem realizadas para o cumprimento das metas.

3. Divida as grandes tarefas em partes menores

Lembre-se também que o plano de ação deve ser muito bem detalhado. Por essa razão, sempre adicione subdivisões em tarefas que considera complexas ou demoradas. Assim, é possível ter mais clareza sobre o gerenciamento e execução das partes menores.

4. Crie uma representação visual do seu plano de ação

Depois de criar os objetivos, tarefas e os cronogramas, o próximo passo é criar algum tipo de representação visual para o seu projeto.

Essa representação faz com que todos os colaboradores tenham mais clareza ao visualizarem as suas atividades, aumentando o engajamento e a motivação!

5. Acompanhe as ações com frequência

Por fim, uma vez que o seu plano for compartilhado com a equipe e desenvolvido, é essencial ter um acompanhamento frequente como um hábito.

Se sua empresa vende correias transportadoras, por exemplo, e o resultado das vendas durante um período foi abaixo do esperado, é possível realizar mudanças e ajustes no plano de ação, para que seja possível recuperar os resultados e ter sucesso em seus projetos!

Agora que você já sabe como é possível criar um plano de ação de sucesso, o que acha de seguir essas dicas em seu negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar

Comentários