O marketing Digital está presente no dia a dia de todos os serviços e empreendimentos, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Se você ainda não se decidiu sobre incluí-lo no seu consultório confira algumas vantagens abaixo!
Conquistar novos clientes é primordial para a sobrevivência de um negócio, é por meio do aumento da clientela que a empresa se firma no mercado. Além disso, a procura de novas pessoas por um serviço significa que ele tem qualidade e está sendo bem divulgado.
Na odontologia esse fato não é diferente! Dentistas costumam ter uma clientela fiel, já que esse é um serviço que exige confiança, no entanto fazer com que o número de pacientes cresça é muito importante para o sucesso de um consultório.
Atualmente, as clínicas odontológicas podem contar com o Marketing Digital para construir uma imagem sólida e mostrar ao seu público que aquele é o lugar certo para que ele solucionem seus problemas.
O Marketing Digital utiliza os canais digitais, principalmente on-line, para divulgar serviços ou empresas, neste caso uma clínica odontológica. Por meio de suas estratégias é possível construir uma identidade para a sua clínica, bem como gerar autoridade e manter um canal para conversar diretamente com o seu público.
Se tratando de um serviço que envolve a saúde das pessoas, passar confiança e credibilidade é primordial para a captação de novos pacientes. Além disso, as grandes franquias de odontologia tornam esse meio ainda mais competitivo.
Por isso, é preciso ser uma presença constante e consistente na internet. Garantir que o seu consultório seja o primeiro lugar em que a pessoa pensa em ir quando quer fazer um clareamento dentario ou implante dentario, por exemplo, é assegurar a sobrevivência do seu negócio.
Entre as estratégias que constituem o Marketing Digital estão:
O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. Não à toa essa é a parte do Marketing Digital que irá atrair clientes de forma espontânea e nada agressiva.
No Inbound Marketing quem vai atrás do serviço é o cliente e não o contrário. Por meio de conteúdos ricos e informativos publicados em sites e blogs você irá educar o seu público sobre odontologia e ainda construir autoridade para a sua marca.
Se o Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que tem por objetivo atrair clientes por meio de conteúdos, o Marketing de Conteúdo é a produção deles.
Com o Marketing de Conteúdo você produz artigos, ebooks e posts para promover o seu trabalho sem necessariamente falar sobre a sua empresa. Ué, mas fazer marketing sem falar de mim ou da minha clínica?
Sim, não é só listando as suas qualidades e do seu serviço que você irá conseguir novos pacientes, dar ao seu público as informações de que eles precisam é o primeiro passo para ser notado.
Por exemplo, se clareamento consultorio é um termo muito procurado pelo seu público garanta que ele encontre no seu site, blog ou rede social informações sobre o assunto como preços de clareamentos dentais, tipos de clareamentos e clareamento dental antes e depois.
Se estamos falando de Marketing Digital as redes sociais não podem ficar de fora. Elas são as ferramentas mais fáceis e baratas de marketing, afinal de contas para fazer uma conta não é preciso pagar nada. Os gastos que você terá serão, provavelmente, apenas com anúncios pagos e um profissional para cuidar das suas redes, caso você opte por essas opções.
É possível produzir conteúdos ricos e interessantes para o facebook, instagram, twitter, entre outras plataformas. A melhor parte de se utilizar as redes sociais é que com elas é possível tirar dúvidas, dar informações e conversar diretamente com o público de forma rápida. Tudo isso resulta em mais pacientes para você.
Os exemplos acima são apenas algumas das inúmeras estratégias do Marketing Digital. Mas afinal de contas quais são as suas vantagens?
Com o Marketing Digital você fará da internet o seu outdoor. Tudo bem, outdoors são uma forma de marketing muito antiga, mas tão ultrapassada quanto eles está a panfletagem, não é mesmo?
Com a internet você poderá alcançar muito mais pessoas em um só lugar. Dependendo da estratégia que você adotar é possível chegar à algumas dezenas de pessoas.
Captar os interesses e a melhor forma de falar com o seu público é um dos grandes diferenciais do Marketing Digital. Quando falamos sobre segmentação estamos falando sobre separar os seu público conforme os interesses e necessidades dele.
Ao segmentá-los você saberá o que falar dependendo do momento de interesse de cada um, seja quando a pessoa ainda está procurando pelos sintomas de seus problemas bucais, procurando por soluções para esses problemas ou pesquisando preços e indicações de dentistas.
Desta forma, você poderá focar naquelas pessoas que estão predispostas a ouvir o que você tem a dizer e procurar pelos seus serviços.
Seja por meio das redes sociais, de buscas no Google, email ou anúncios é possível atrair pacientes de forma gratuita. Obviamente é preferível que você conte com o auxílio de um profissional ou agência especializados em Marketing Digital, mas mesmo nessas situações o custo é muito mais baixo do que se espera de um trabalho de marketing.
Existe também meios pagos, mas dependendo do que você precisar o uso deles não é necessário.
Caso você opte por buscar a ajuda de profissionais para implementar estratégias de Marketing Digital na sua clínica odontológica é possível acertar um orçamento que caiba no seu bolso e até utilizar ferramentas próprias para isso.
Diante de tudo isso, podemos dizer que o Marketing Digital é democrático, ele dá a chance de pequenos e médios negócios construírem uma estratégia de marketing sólida e bem feita, antes isso só parecia viável para grandes empresas.
Atualmente o Marketing Digital é ferramenta obrigatória para o sucesso das clínicas odontológicas. Contar com pacientes fiéis que se consultam com você durante toda a vida é muito bom e seguro, entretanto, se dedicar a fazer com que a sua clientela continue crescendo é imprescindível para o futuro da sua clínica.
Este conteúdo foi produzido por Estela Lima, redatora na empresa Vue Odonto.
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