1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Como aplicar a sustentabilidade na sua empresa

Sexta, 30 de outubro de 2020

Muito se tem falado sobre a importância da sustentabilidade nos dias atuais. Afinal, trata-se de uma medida que não visa apenas a redução dos impactos ambientais, mas também contribuir com o desenvolvimento econômico e social.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que toda empresa precisa contar com práticas sustentáveis para criar diferenciais competitivos, construir uma responsabilidade social brilhante e, claro, para ser exemplo entre clientes, fornecedores e parceiros.

Além disso, a sustentabilidade não exige grandes investimentos ou esforços. Na verdade, é necessário apenas uma mudança de hábitos individuais e coletivos, além da promoção de uma campanha de conscientização entre as equipes de trabalho.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas maneiras simples de aplicar a sustentabilidade no ambiente corporativo. Neste post, você verá práticas sustentáveis simples mas que podem fazer toda a diferença. Continue lendo e confira!

1. Diminua o consumo de descartáveis

Os produtos e materiais descartáveis são, hoje, uma das principais fontes nocivas para o meio ambiente.

Para se ter ideia, para produzir um copo descartável são gastos 500 ml de água. Impactante, não?

Por isso, que tal substituir os copos descartáveis por canecas? Ou mesmo distribuir materiais biodegradáveis? Além de ser uma alternativa excelente para o meio ambiente, você consegue economizar - e muito!

Em média, uma organização com 200 colaboradores utiliza 60 mil copos ao ano. Dinheiro este que pode ser revertido em equipamentos de qualidade, treinamentos, benefícios, melhorias no ambiente interno. Enfim, são infinitas possibilidades!

Se você fabrica produtos, por exemplo, é possível também investir em comprar equipamentos e máquinas ecológicas ou até mesmo alugá-las para diminuir o consumo.

Optar por usar um motor elétrico usado pode fazer uma grande diferença no meio ambiente, por exemplo.

2. Não desperdice água

De acordo com os especialistas, a água estará escassa nos próximos anos. Por isso, é preciso consumi-la com responsabilidade para garantir o futuro das próximas gerações. Sendo assim, fique atento:

●Torneiras abertas sem necessidade;

●Vazamentos na rede hidráulica;

●Verifique torneiras defeituosas;

●Conscientize os funcionários sobre o uso da água dentro e fora da empresa;

●Reutilize a água da chuva;

●Faça parcerias com empresas de tratamento de água industrial;

●Entre outros.

Uma ótima maneira de reutilizar a água que sai das pias e da chuva é instalar sistemas e tubulações. Eles vão direcionar a água de reuso para sanitários e outros meios em que o recurso pode ser aproveitado sem causar problemas.

3. Substitua as lâmpadas incandescentes por LED

Você sabia que as lâmpadas fluorescentes têm uma vida útil 10 vez maior que as incandescentes, são mais econômicas e reduzem a emissão de gás carbônico na atmosfera? Mudar de uma para outra já diminui o consumo de energia em 60%.

Uma alternativa ainda mais viável são as lâmpadas de LED. Inicialmente, o investimento pode sair maior, no entanto, elas duram 50 vezes mais que as incandescentes e geram uma economia de 80% na sua conta de energia elétrica. Isso em qualquer espaço, como no departamento de produção de dobra de chapa, setor administrativo, entre outros.

Agora que você já sabe como aplicar a sustentabilidade em seu negócio, o que acha de investir nessas dicas e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar