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  4. Marketing jurídico: 4 ações eficientes para ter sucesso


Quando o assunto é marketing jurídico, muitos profissionais preferem deixar de lado todas as estratégias de marketing com receio de violar o Código de Ética da OAB. Entretanto, é possível utilizar estratégias de marketing que não violam a ética profissional e ainda trazem bons resultados para o profissional.

É de conhecimento geral que o advogado não pode promover nenhuma estratégia de publicidade com o objetivo de captar clientes, ou seja, suas estratégias não podem ser feitas para atrair clientes em massa, por outro lado, a publicidade informativa pode ser realizada desde que ela observe alguns princípios como discrição e sobriedade.

Felizmente existem várias maneiras de realizar campanhas de marketing sem mercantilizar a profissão, vamos falar sobre algumas estratégias que podem ser adotadas por advogados e assessorias e que são extremamente eficazes dentro dos limites estabelecidos pela ética profissional.

O marketing jurídico é essencial para que os clientes conheçam os serviços que você oferece e possam contar com o seu apoio. Apesar das restrições impostas pelo código, nenhum profissional consegue sobreviver sem utilizar estratégias de divulgação para alcançar os clientes. É evidente que é necessário respeito às normas previstas em lei, portanto é importante saber como realizar o marketing jurídico.

Crie um site

A internet é um dos meios de comunicação mais eficientes que existem. Hoje bilhões de pessoas usam essa ferramenta para procurar soluções, produtos, serviços e todo tipo de informação. O seu site pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a divulgar os seus serviços.

Quando o seu site é criado de forma estruturada e organizada os resultados que essa plataforma oferece podem ser muito satisfatórios. Uma das coisas que chamam a atenção dos clientes é a praticidade e velocidade dos sites, então, quando for criar um site, tente fazer tudo de maneira prática.

Essa plataforma pode servir para dar visibilidade para o seu serviço e aumentar o número de clientes que o seu escritório tem. Atenção, ao criar um site para seu escritório evite chamadas ou termos que possam passar uma ideia de que você está tentando captar clientes. Faça de tudo para criar uma plataforma discreta, mas eficiente.

Otimize o seu site para dispositivos móveis

Boa parte das pessoas que acessam a internet de forma regular utilizam aparelhos telefônicos e outros dispositivos móveis para navegar pela internet. Pensando nisso, crie um site que seja otimizado para aparelhos móveis, essa estratégia vai aumentar a visibilidade da sua plataforma e ajudar as pessoas a enxergarem o potencial do seu trabalho.

Quando as pessoas encontram um site que é otimizado para dispositivos móveis elas se sentem mais motivadas a usar essa plataforma de maneira regular, sem mencionar que ao fazer isso você consegue alcançar muito mais pessoas do que sem a otimização. Outra coisa importante de destacar é que os mecanismos de busca costumam posicionar melhor os sites otimizados. Desta maneira, quando alguém procura por um escritório de advocacia no Google seu site pode aparecer entre os principais resultados.

Produza conteúdo informativo

Uma das maneiras de realizar o marketing jurídico sem deixar de observar as normas da OAB é por produzir conteúdo informativo para as pessoas. As pessoas utilizam a internet em busca de informações sobre diversos temas, e você pode usar esse interesse para produzir conteúdo informativo. O conteúdo informativo é muito valioso, já que ele ajuda a atrair pessoas para sua plataforma virtual.

Muitas vezes as pessoas não pesquisam procurando por escritórios ou assessorias jurídicas. É muito comum as pessoas fazerem pesquisas para encontrar informações do interesse delas, e você pode dar essas informações de forma neutra e clara.

Produzir conteúdo informativo pode te ajudar de duas maneiras, a primeira é por fazer as pessoas desenvolverem uma perspectiva de confiança em você e no seu escritório e a segunda é por conta de uma técnica de marketing conhecida como SEO, onde o conteúdo que você produz para sua plataforma faz os mecanismos de busca identificarem o seu site com mais facilidade.

Use um software para melhorar a qualidade do seu trabalho

É de conhecimento popular que a melhor publicidade é um bom trabalho, então, algo que pode te ajudar a fazer o marketing jurídico do seu escritório é oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes.

Se você trabalha sozinho, ou sente que sua equipe não está trabalhando a todo vapor e pode melhorar os resultados do trabalho, pode ser viável utilizar um software de gerenciamento processual. Usar um software para advogados pode facilitar o seu trabalho e motivar seus clientes a indicarem o seus serviços para outras pessoas.

Quando você usa essa ferramenta fica mais fácil gerenciar os seus prazos e publicações de forma consecutiva, mesmo em tribunais de justiça diferentes. Você provavelmente sabe quanto tempo é perdido verificando as publicações em cada um dos sistemas jurídicos como: Esaj, Eproc, Tucujuris, PJE, Projudi e outros. Esse software pode reduzir significativamente o seu trabalho e lhe dar mais tempo para interagir com seus clientes.

Espero que nosso artigo sobre marketing jurídico e as quatro ações que podem te ajudar a ter sucesso tenha sido útil. Não deixe de compartilhar este artigo com outros.

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