Os restaurantes com delivery já sabem que investir nesse modelo de negócios é uma das melhores decisões que um estabelecimento de comida pode fazer em 2021. Aliás, quem está procurando por essa adaptação hoje está um pouco atrasado. Afinal de contas, a entrega de comida já era uma das grandes tendências do setor antigamente e hoje é uma das principais tendências do setor.
Um dos grandes aceleradores dessa mudança foi justamente a pandemia do novo coronavírus. Por causa das suas condições, ela alterou a lógica de funcionamento dos restaurantes e, por consequência, estimulou a maior realização de deliveries. O resultado foi que os aplicativos de entregas tiveram faturamento 187% maior do que o de 2019. Portanto, houve um enorme deslocamento de demanda para a área de entregas.
Mas será que criar um site para seu delivery vale a pena? Ou será que basta estar em aplicativos como o Rappi? Entenda a questão em nosso artigo abaixo!
Uma das principais dúvidas de todo empreendedor da área de bares e restaurantes na hora de adotar o delivery é se vale a pena usar um serviço já existente, como o Rappi, iFood ou outros, ou se o ideal é criar uma plataforma própria.
Nesse ponto, é comum também ter dúvidas se o melhor é investir em um aplicativo ou ter um site. Afinal de contas, não é mais vantajoso usar um app? Na verdade, não necessariamente.
Os aplicativos têm muitas vantagens, sim, especialmente os de terceiros (como Rappi e iFood). Para um restaurante, um app de delivery próprio não é tão interessante assim. É melhor ter um site próprio.
Veja o porquê a seguir!
O primeiro benefício de ter um site para delivery é ser encontrado no Google mais facilmente. Nem todo mundo da sua cidade conhece o seu restaurante. Portanto, muitos fazem as buscas como “pizzaria próxima” ou algo semelhante.
Na prática, ter um site próprio permite que você seja indexado pelo Google e possa ser encontrado quando um consumidor pesquisar em busca de algum estabelecimento como o seu na Internet.
A presença em aplicativos é útil para ser encontrada por outro público, mas estar no Google ajuda a criar variação no seu fluxo de pedidos. Assim, você não fica dependente nem de uma área e nem de outra, ganhando mais estabilidade.
Vale lembrar que o Google tem mais de 100 bilhões de buscas mensais no mundo todo. É, portanto, o maior distribuidor de tráfego na Internet mundial. Estar nele é muito importante para qualquer negócio.
Ter um site próprio para o seu delivery permite que você tenha mais ferramentas para fazer marketing e conseguir mais pedidos com o seu público. São funções que não estão disponíveis em um aplicativo, mas podem ajudar a sua empresa.
Por exemplo, suponha que o seu modelo de negócios funcione com a entrega semanal de itens para o cliente. Vamos dizer que seja a entrega de uma caixa de vegetais orgânicos para o seu consumidor.
Esse sistema de assinatura não está disponível em um aplicativo de delivery, mas pode ser feito pelo site. Portanto, é vital ter uma página assim para ter modelos de negócio diferentes na sua empresa.
Outra vantagem é poder usar anúncios no Google e no Instagram ou Facebook diretamente com a sua página de conversão. Normalmente, é mais difícil usar links dos aplicativos para fazer os anúncios, então ter uma página de destino potencializa sua publicidade.
Como mencionamos acima, ter um site próprio não deixa o seu restaurante muito dependente dos aplicativos de delivery. Por exemplo, caso um dos apps resolva mudar as regras ou tirar o seu negócio de lá, você segue com o site funcionando. É claro que seria um baque em termos de pedidos, mas não é algo que vai acabar com o seu negócio.
Além disso, você tem mais liberdade para fazer as coisas como bem entender. Pode, por exemplo, modificar os tipos de combos, produtos e uso de imagens como achar melhor (desde que dentro das leis, claro).
Por fim, vale mencionar que ter um site costuma ser mais barato do que um aplicativo. Apesar de não ter nenhuma mensalidade na plataforma, os apps de delivery cobram uma porcentagem relativamente alta dos seus parceiros. Por isso, a cada pedido é necessário pagar um valor ao aplicativo. No caso de um site, há custos iniciais e de manutenção, mas eles são bem menores.
Pronto! Agora que você já viu que criar um site para seu delivery vale a pena, é hora de pensar em como trabalhar para ter a sua própria página. O melhor é contar com o apoio de uma equipe profissional sobre o assunto para desenvolver um site que converta, que traga resultados e que seja encontrado no Google com frequência. Afinal, assim você terá o melhor desempenho possível no seu delivery.
Gostou do conteúdo? Na sua opinião, de fato vale a pena ter um site para seu delivery ou não?
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