1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. 4 dicas para você entender o Excel e fazer uma boa gestão em sua empresa

Segunda, 14 de junho de 2021

Se você tem uma empresa e precisa realizar funções básicas como o controle financeiro empresarial e o controle de estoque, saiba que há muitas informações interessantes aqui para você.

Atualmente, as tecnologias são muitas e vão evoluindo de forma muito rápida e em grande volume, o que obriga as empresas a terem cada vez soluções melhores e mais rápidas.

Existem diversos tipos de softwares específicos para fazer inúmeras coisas dentro de uma empresa e que também podem auxiliar bastante. Mas você sabia que consegue fazer diversas coisas utilizando apenas o Excel?

Por mais que muitas pessoas ainda tenham um certo medo ou receio de utilizar esse software de edição de planilhas e cálculos, saiba então que o Excel é uma ferramenta muito importante.

No entanto, para que você possa tirar mesmo um bom proveito desse programa, é interessante entender quais são suas principais funções e como elas podem ajudar sua empresa.

Afinal, entender um pouco o Excel pode te fazer enxergar esse software com outros olhos, fazendo com que você dê uma chance a ele.

Vamos então agora saber um pouco mais a respeito do Excel e de como ele pode te ajudar a fazer uma boa gestão do seu negócio. Confira as informações e boa leitura.

O que é o Excel?

O Excel, basicamente, é um editor de planilhas eletrônicas, com capacidades interessantes de manipular informações de maneira simples e bem completa.

Ele possui diversas funções e recursos interessantes, fazendo cálculos e até mesmo construindo gráficos robustos, que auxiliam imensamente no dia a dia de qualquer empresa.

O programa teve sua chegada no Windows em 1987, sendo que já tinha uma versão anterior para computadores MAC, da Apple.

Com diversas versões sendo lançadas com atualizações periódicas por parte da Microsoft, o Excel tornou-se então um software muito expressivo, ganhando a liderança nesse ramo.

Uma das grandes inovações quando da criação do Excel, é que ele foi o primeiro programa do gênero que permitia modificar diversos atributos de sua planilha, dentre eles:

·Fontes;

·Tamanho das letras;

·Atributos em geral;

·Cor e aparência das células.

Além dessas funções mais visuais, o Excel também foi se mostrando um programa muito inteligente que conseguiu recomputar de forma inteligente as suas células quando solicitado pelo usuário.

Essas e outras funções e diferenciais fizeram com que o Excel se fixasse no mercado durante os anos como o melhor editor de planilhas.

Hoje, essa é uma das melhores ferramentas quando pensamos em cálculos e organização. Sem contar que o Excel auxilia muito em funções como controle de estoque e controle financeiro empresarial, como veremos a seguir.

Seus gráficos também tem excelentes utilizações e ajudam muito a obter informações super detalhadas a respeito da sua empresa, fazendo, assim, com que você precise entender ao menos um pouco dessa ferramenta.

4 dicas para você entender o Excel e fazer uma boa gestão

Confira agora algumas dicas muito bacanas que poderão ajudar você a entender melhor como o Excel pode te ajudar a fazer uma boa gestão da sua empresa.

Por meio do entendimento e posteriormente aprofundando essas funções e técnicas, você conseguirá, em pouco tempo, obter dados muito mais concisos a respeito da sua empresa como um todo.

Entenda as funções básicas do Excel

Primeiramente e antes de tudo, você precisa sim entender bem as funções básicas desse popular editor de planilhas eletrônicas antes de qualquer outra coisa.

Isso porque, ao dominar perfeitamente essas funções básicas mais importantes e comumente utilizadas, você irá conseguir adquirir de forma mais simples o conhecimento em conceitos complexos.

Talvez a principal função básica do Excel que você precise aprender seja a SOMA.

Assim como o nome deixa claro, nessa função você irá realizar cálculos de soma nas suas planilhas, função essa que você usará com bastante frequência.

Além da soma, existem outras funções básicas igualmente importantes, das quais podemos citar as seguintes:

·Média;

·Cont.Num e Cont.Valores;

·Máximo;

·Mínimo;

·Se;

·Concatenar;

·Hoje;

·Agora.

Como vimos, existem diversos tipos de funções bem básicas e que você precisa compreender bem antes de passar para outras.

No entanto, fique tranquilo. Todas elas são simples e você poderá dominá-las em pouco tempo, e elas por si só já irão facilitar muito o seu trabalho em suas planilhas eletrônicas.

Aprenda as funções financeiras do Excel

Agora que já passamos pelas funções básicas, é hora de saber que o Excel já tem funções financeiras especificamente para ajudar nisso. Afinal, o programa tem como foco mesmo lidar com dados.

Uma das principais e mais simples funções financeiras no Excel é a PGTO. Nessa função, conseguimos por exemplo fazer cálculos rápidos sobre prestação de algum investimento.

Supondo que você precise fazer um empréstimo para investir em equipamentos para sua empresa e quer saber rapidamente quanto irá pagar por mês incluindo os juros.

Com essa função você consegue isso muito facilmente.

Além disso, existem outras funções que permitem que você faça análise de investimentos futuros e qual a possibilidade de realizá-los com segurança.

Outras funções financeiras do Excel são:

·TIR;

·VP;

·VPL;

·NPER.

Vale a pena estudar e conhecer bem essas funções para que você possa facilmente lidar com esses cálculos em pouco tempo.

As funções PROCV e PROCH podem ajudar muito no controle de estoque

A função PROCV é muito utilizada em controle de estoque, você sabe por quê?

Com essa ferramenta é possível buscar algum item ou argumento e localizar um valor agregado a ele. Basicamente, essa função trabalha de forma a referenciar valores dentro da planilha.

Você pode criar por exemplo uma lista extensa com todo seu estoque e os valores de compra ou quantidade.

Assim, fica fácil saber quanto ainda resta de cada produto ou insumo.

Além disso, você também pode utilizar essa mesma função para listar e organizar seus clientes ou fornecedores de forma simples, obtendo rapidamente um número de contato ou e-mail por meio da pesquisa.

Saber mexer no Excel faz sua empresa ganhar tempo e otimiza os resultados

Deu para perceber o quanto é importante saber mexer no Excel de forma satisfatória, não é verdade?

Por meio da boa utilização dessa ferramenta você consegue bons resultados e faz um bom controle financeiro empresarial da sua empresa de maneira muito mais simples.

Sendo assim, é fundamental dominar as funções mais básicas e entender ao menos um pouco de outras mais complexas, mas que podem também fazer total diferença na gestão do seu negócio.

Assim, você otimiza muito seus resultados, já que isso facilita imensamente na tomada de decisões por meio das informações que você conseguir obter.

Conclusão

Como vimos, o Excel é uma excelente ferramenta de planilhas que permite também realizar inúmeras funções diferentes e que nos ajudam a enxergar nossa empresa de forma mais completa.

Trabalhar com ferramentas que ajudam sua empresa a decolar é fundamental. E você está perdendo uma grande oportunidade se ainda não utiliza esse editor de planilhas inteligente.

Se você gostou de saber mais sobre como fazer controle financeiro empresarial e automação comercial com o Excel, deixe seu comentário e leia os artigos relacionados para saber mais sobre o tema.

voltar