Uma estratégia bem feita de marketing digital contém vários fatores, que sendo bem observados, podem atingir os objetivos desejados. Uma destas formas é o SEO, que faz toda a otimização de atração de público de forma orgânica, porém, é uma excelente ideia balancear isto com os chamados links patrocinados.
Estes links, também aparecem nos resultados de busca do Google, sempre com algum destaque, dizendo que é um anúncio pago. Além disso, também podem aparecer em sites e blogs que contém Google Adsense e, até mesmo, em canais do YouTube que utilizam tal serviço. Mas, como funciona esta prática?
Os Links Patrocinados e Onde Habitam
Esta é uma gestão otimizada e com aplicação das melhores práticas sobre campanhas de Google Adwords. Como por exemplo: Rede de Pesquisa, Google Shopping, Rede de Display, Remarketing em Display e Trueview (utilizando-se do YouTube).
Estes links são custeados de várias formas, dependendo de seu objetivo — palavras-chave — e orçamento, cada uma contando com suas vantagens e características. Para citar dois exemplos, temos o CPC (custo por clique): em que a cada clique no link, o anunciante paga; e o CPA (custo por ação): onde só é cobrado quando o usuário realiza alguma ação no site do anunciante.
Por quê investir nisso?
Mensurar os resultados se torna mais fácil utilizando-se de links patrocinados, pois as estatísticas estão sendo alimentadas em tempo real e os resultados vem em curto a médio prazo, o que já não acontece com o crescimento orgânico, que é algo mais poderoso, mas os seus resultados vêm em longo prazo.
Com isto em mente, você pode iniciar uma campanha de links patrocinados com poucos recursos e, gradualmente, aumentar o investimento conforme ir tendo retorno para sua empresa. Além de que esta é uma boa alternativa para quem está começando e não quer arriscar demais caso as coisas não ocorram como esperado, ou, os objetivos mudem conforme o tempo for passando.
As plataformas também oferecem excelentes formas práticas de modificar qualquer elemento de uma campanha, caso algo não esteja de acordo com o desejado. Dessa forma, você não fica preso a uma decisão inicial errada, e tem poder real sobre o dinheiro que está sendo gasto. O controle nunca sai de suas mãos.
Entretanto, sempre leve em consideração algumas coisas primordiais, como o custo que deseja ter com tais ações, o tempo de retorno que está disposto a estabelecer, ter cautela no momento do planejamento, para cada ação com links patrocinados terem o devido sucesso e com o mínimo de falhas e, claro, segmentar de maneira clara os seus clientes. Fazer um perfil detalhado de sua buyer persona é essencial,
Como fazer acontecer
Assim como na vida, ser alguém equilibrado trará muitos benefícios para o seu organismo. E neste caso, sua corporação. E para fazer isso, ter uma equipe preparada para lhe auxiliar é primordial, e com este fim, a Aligator está aqui te esperando para te ajudar da melhor forma com links patrocinados.
Pois, apesar de tantas coisas para se observar, o retorno ainda é desejável para qualquer empresa que tem um planejamento sério de marketing digital. O segredo do negócio é equilibrar muito bem o que investir no orgânico (e que deve ser o foco) e o que investir no patrocinado (que deve ser o acompanhamento do principal). Não perca tempo para começar o seu planejamento.
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