Imagine que você tem uma revenda de carros usados e precisa atrair clientes para comprar os seus produtos. O que você faz? Se você não sabe a resposta na ponta da língua ou se a sua solução é de curto prazo e não traz resultados contínuos, então precisa aprender como trabalhar como Marketing Digital para lojas de carros. Afinal de contas, assim você poderá atrair clientes de maneira consistente no seu negócio.
Muitos donos de lojas de carros e revendas acreditam que investir em Marketing é algo para os grandes players do mercado apenas. Somente as montadoras ou redes com várias concessionárias têm os recursos para fazer esse tipo de investimento. Isso não é verdade, claro. O Marketing Digital é extremamente acessível e qualquer empresa pode usá-lo para trazer resultados significativos.
Para isso, no entanto, é preciso saber como usá-lo. Quer conferir algumas dicas para trabalhar com o Marketing Digital para lojas de carros? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
De acordo com o Google, 95% de todas as vendas de carros dos últimos anos começaram da mesma forma: uma pesquisa na Internet. No entanto, os consumidores não buscaram diretamente pelo modelo específico que iam comprar, eles pesquisaram sobre elementos que ajudassem a tomar a decisão de compra.
Por exemplo, um jovem de 22 anos acabou de conquistar o primeiro trabalho efetivado via CLT e quer comprar um automóvel. Ele inicia essa jornada fazendo buscas para entender quais modelos são mais interessantes para ele, o que é um bom primeiro carro, como economizar na compra, de que forma comprovar renda para ser aprovado em um financiamento e por aí vai.
Todas essas buscas indicam intenção de compra, ainda que ela não seja explícita ou direta. Para a loja de carros, é uma ótima oportunidade de atrair esses potenciais clientes e então direcioná-los para onde você quer. Por exemplo, nesse caso do jovem que quer o primeiro carro, a loja pode criar artigos que ajudam a explicar ao leitor como conseguir aprovar seu financiamento mesmo sendo jovem e com poucas experiências de crédito no mercado. Em seguida, o artigo pode direcioná-lo para, por exemplo, solicitar uma consultoria com um especialista da loja, que já começa a trabalhar aquele lead a partir daí.
As redes sociais são ferramentas muito poderosas para o marketing digital, especialmente no setor automotivo. Isso porque elas permitem que você alcance exatamente o tipo de público que quer, mas também permite criar uma relação com eles.
Para poder investir em anúncios (que veremos na próxima dica), é importante que o seu público já esteja “quente”. Na prática, um público quente é aquele que já interagiu com você, que conhece seu produto e serviço. Quanto maior a conexão, mais quente ele estará e mais provável é que converta após um anúncio.
Por isso, o ideal é investir pesado em esquentar seu público com conteúdo de valor via Reels, Stories, fotos, vídeos e outras ferramentas para, depois, aproveitar esse “calor” para fazer anúncios.
Na hora de investir em anúncios, é importante ser estratégico e pragmático. Em primeiro lugar, faça uma segmentação básica para “atacar” o público que é mais quente dentre aqueles que interagiram com você. Isso significa que esse é o público que mais tem a intenção de fechar negócio e converterá-mais facilmente.
No entanto, também faça estratégias para o público frio (que é o que não conhece e não interage com você). Tenha em mente, claro, que esse público tem uma conversão mais complicada. Por isso, você terá mais dificuldades com eles.
Para otimizar as estratégias, segmente seus anúncios com base na faixa de renda e, especialmente, na localização do seu público. Isso aumentará as chances de conversão e reduzirá o custo da sua ação.
Por fim, entenda que o mercado automotivo é majoritariamente sensorial. Ninguém compra um automóvel porque ele tem 300 cavalos de potência, as pessoas compram por causa da sensação de poder e velocidade quando o motor ronca.
Por isso, invista em conteúdos que explorem essa sensação. Se você tem um carro com um motor que ronca bastante, faça vídeos só com o som do automóvel para atiçar seus seguidores. Se você tem um carro com acabamento de luxo, tire fotos com detalhes para transmitir aquelas sensações.
Esse tipo de ação gera muito mais engajamento do conteúdos mais “tradicionais”. E engajamento é igual a calor, que é igual a maior conversão no longo prazo.
Essas são as 4 principais dicas de Marketing Digital para lojas de carros. Ao colocá-las em prática, ficará mais fácil para você atrair mais clientes de forma consistente e lucrativa para o seu negócio. É importante ter em mente, no entanto, que tudo depende da sua persona, ou seja, o seu cliente ideal. Dependendo de quem ele for, sua faixa de renda e hábitos, você usará determinadas ferramentas, canais e estratégias.
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