Mesmo os melhores restaurantes com delivery do Brasil sofrem de vários problemas e obstáculos, como uma dificuldade para ter maior lucro mesmo vendendo bastante. Afinal, com a taxa cobrada pelos aplicativos de entrega, fora outros custos do segmento, pode ficar difícil conseguir uma boa margem de lucro. Para isso, o importante é saber como aumentar o ticket médio do seu delivery.
Entender como aumentar o ticket médio do seu delivery é importante para quem quer maior sucesso financeiro com o seu restaurante. Isso é vital pois o ticket médio (ou seja, o valor médio de cada pedido feito no delivery) está diretamente ligado ao sucesso econômico do mercado. Quanto maior o pedido médio de cada delivery, maiores as chances de ter um crescimento econômico.
Mas como aumentar o ticket médio do seu delivery? Veja algumas dicas abaixo!
Se você já foi até a rede de lanchonetes mais famosa do mundo e pediu um lanche qualquer, provavelmente ouviu a pergunta “Acompanha batata e bebida?” de volta. Essa é a tática mais bem-sucedida para aumentar o ticket médio dentro do segmento de restaurantes e bares.
O conceito de combos (unir dois ou mais produtos em um pedido só) responde ao conceito de upsell, a estratégia de aumentar o valor do pedido que o cliente fará. Em vez dele comprar apenas o lanche, leva o lanche mais a batata e a bebida.
O que isso tem a ver para o restaurante? Porque o aumento de preço nesse pedido precisa ser a) menor do que o aumento de preço se o cliente comprar todos os itens em separado, mas também b) maior do que o aumento de custo da operação.
Ou seja, a ideia é que o lucro aumente mais do que o aumento do preço do pedido. Assim, o ticket médio fica mais vantajoso para todos os envolvidos.
Portanto, mapeie o seu cardápio e os seus custos e veja onde está a melhor oportunidade de montar combos para os seus clientes. A ideia, claro, é que você sempre lucre mais e ofereça um negócio melhor para o consumidor.
Um conceito essencial para fazer seu cliente gastar mais é o de “percepção de valor”, ou seja, o valor que o consumidor entende que receberá ao comprar o seu produto.
Pense assim: pagar R$ 30.000,00 em um carro é caro ou barato? Depende do veículo. Em uma Ferrari 0 quilômetro é muito barato. Em um carro de 1970, todo depenado e com o banco sem revestimento, é muito caro.
Ou seja: o preço é visto como barato ou caro dependendo do valor que o cliente receberá. Por isso, é importante fazer ações de marketing para aumentar essa percepção e fazer com que seja mais “barato” na visão do cliente pagar mais pelo seu produto.
Uma maneira de fazer isso é pela produção de conteúdos como fotos e vídeos no Instagram, uma das redes sociais mais populares do Brasil atualmente.
Aumentar o ticket-médio do seu consumidor pode ser um problema se o seu consumidor não tiver mais de onde tirar o dinheiro para comprar o seu produto. Isso é verdade no segmento de delivery e também em qualquer outro.
Eventualmente, existe um limite que separa o que é visto como um preço maior por mais valor e o que é caro demais para aquele público. Se você já estiver nesse limite e ainda assim quiser aumentar o ticket-médio, a única solução é migrar para um tipo de público diferente.
Existem muitas formas de fazer isso, focando por exemplo no tipo de anúncio que você fizer online, na apresentação do seu produto e em uma série de cuidados para se comunicar com um público que tem uma faixa de renda maior do que anteriormente.
Por fim, uma estratégia interessante para aumentar o ticket-médio do seu público é usar promoções como porta de entrada para o seu cardápio. Sim, parece contraproducente usar promoções para aumentar o ticket-médio, mas funciona.
Por exemplo, você pode oferecer R$ 5,00 de desconto na pizza, mas oferecer também a Coca-Cola para aumentar esse ticket-médio acima dos R$ 5,00. Outra estratégia seria reduzir o preço do primeiro pedido para estimular o consumidor a experimentar o seu produto e fazer novos pedidos (mas essa estratégia só funciona se você estiver confiante em sua qualidade).
Pronto! Com essas 5 dicas, fica mais fácil entender como aumentar o ticket médio do seu delivery. Ao colocar esse conteúdo em prática, você conseguirá aumentar o seu faturamento e lucro, tornando seu restaurante mais adequado do ponto de vista financeiro. Lembre-se de que há como combater os desafios do segmento ao explorar melhor os hábitos de consumo dos seus clientes.
E aí, gostou de aprender como aumentar o ticket médio do seu delivery? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
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