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  4. 4 ações para melhorar o marketing do seu delivery

Segunda, 30 de agosto de 2021

Mesmo os melhores restaurantes com delivery do Brasil sofrem de vários problemas e obstáculos, como uma dificuldade para ter maior lucro mesmo vendendo bastante. Afinal, com a taxa cobrada pelos aplicativos de entrega, fora outros custos do segmento, pode ficar difícil conseguir uma boa margem de lucro. Para isso, o importante é saber como aumentar o ticket médio do seu delivery.

Entender como aumentar o ticket médio do seu delivery é importante para quem quer maior sucesso financeiro com o seu restaurante. Isso é vital pois o ticket médio (ou seja, o valor médio de cada pedido feito no delivery) está diretamente ligado ao sucesso econômico do mercado. Quanto maior o pedido médio de cada delivery, maiores as chances de ter um crescimento econômico.

Mas como aumentar o ticket médio do seu delivery? Veja algumas dicas abaixo!

Como aumentar o ticket médio do seu delivery em 4 passos:

1. Proponha combos

Se você já foi até a rede de lanchonetes mais famosa do mundo e pediu um lanche qualquer, provavelmente ouviu a pergunta “Acompanha batata e bebida?” de volta. Essa é a tática mais bem-sucedida para aumentar o ticket médio dentro do segmento de restaurantes e bares.

O conceito de combos (unir dois ou mais produtos em um pedido só) responde ao conceito de upsell, a estratégia de aumentar o valor do pedido que o cliente fará. Em vez dele comprar apenas o lanche, leva o lanche mais a batata e a bebida.

O que isso tem a ver para o restaurante? Porque o aumento de preço nesse pedido precisa ser a) menor do que o aumento de preço se o cliente comprar todos os itens em separado, mas também b) maior do que o aumento de custo da operação.

Ou seja, a ideia é que o lucro aumente mais do que o aumento do preço do pedido. Assim, o ticket médio fica mais vantajoso para todos os envolvidos.

Portanto, mapeie o seu cardápio e os seus custos e veja onde está a melhor oportunidade de montar combos para os seus clientes. A ideia, claro, é que você sempre lucre mais e ofereça um negócio melhor para o consumidor.

2. Aumente a percepção de valor do cliente

Um conceito essencial para fazer seu cliente gastar mais é o de “percepção de valor”, ou seja, o valor que o consumidor entende que receberá ao comprar o seu produto.

Pense assim: pagar R$ 30.000,00 em um carro é caro ou barato? Depende do veículo. Em uma Ferrari 0 quilômetro é muito barato. Em um carro de 1970, todo depenado e com o banco sem revestimento, é muito caro.

Ou seja: o preço é visto como barato ou caro dependendo do valor que o cliente receberá. Por isso, é importante fazer ações de marketing para aumentar essa percepção e fazer com que seja mais “barato” na visão do cliente pagar mais pelo seu produto.

Uma maneira de fazer isso é pela produção de conteúdos como fotos e vídeos no Instagram, uma das redes sociais mais populares do Brasil atualmente.

3. Invista em um público de mais renda

Aumentar o ticket-médio do seu consumidor pode ser um problema se o seu consumidor não tiver mais de onde tirar o dinheiro para comprar o seu produto. Isso é verdade no segmento de delivery e também em qualquer outro.

Eventualmente, existe um limite que separa o que é visto como um preço maior por mais valor e o que é caro demais para aquele público. Se você já estiver nesse limite e ainda assim quiser aumentar o ticket-médio, a única solução é migrar para um tipo de público diferente.

Existem muitas formas de fazer isso, focando por exemplo no tipo de anúncio que você fizer online, na apresentação do seu produto e em uma série de cuidados para se comunicar com um público que tem uma faixa de renda maior do que anteriormente.

4. Use promoções como porta de entrada

Por fim, uma estratégia interessante para aumentar o ticket-médio do seu público é usar promoções como porta de entrada para o seu cardápio. Sim, parece contraproducente usar promoções para aumentar o ticket-médio, mas funciona.

Por exemplo, você pode oferecer R$ 5,00 de desconto na pizza, mas oferecer também a Coca-Cola para aumentar esse ticket-médio acima dos R$ 5,00. Outra estratégia seria reduzir o preço do primeiro pedido para estimular o consumidor a experimentar o seu produto e fazer novos pedidos (mas essa estratégia só funciona se você estiver confiante em sua qualidade).

Pronto! Com essas 5 dicas, fica mais fácil entender como aumentar o ticket médio do seu delivery. Ao colocar esse conteúdo em prática, você conseguirá aumentar o seu faturamento e lucro, tornando seu restaurante mais adequado do ponto de vista financeiro. Lembre-se de que há como combater os desafios do segmento ao explorar melhor os hábitos de consumo dos seus clientes.

E aí, gostou de aprender como aumentar o ticket médio do seu delivery? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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