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  4. Marketing e Branding: Qual a diferença entre eles?



Quando começamos um negócio próprio são apresentados diversos termos diferentes, mas que muitas vezes deixam qualquer um confuso, entre eles, temos o marketing e o branding, duas palavras completamente diferentes, com sentidos diferentes, mas que muitas vezes são cobradas de forma quase igualitária.

Muitas vezes que se fala em marketing acaba também, se falando em branding e vice versa, ambos os termos andam de mãos dadas nos inúmeros jargões do universo da comunicação, e possuem papéis cruciais, dentro da sua empresa que atua com a venda de válvula de segurança.

Mas, por mais que você já tenha escutado esses termos várias e várias vezes, você sabe o que eles significam? Ou melhor, conhece quais são as diferenças entre eles? No texto de hoje, iremos mostrar para você o que é branding e o que é marketing e trazer as principais diferenças entre eles, bora conferir? Então tenha uma ótima leitura e vamos lá!

O que é o marketing?

Trazendo sua tradução literal para o português, market (mercado) e ing (ação), sugerem algo como “ação de mercado”, e nada mais é do que, um conjunto de estratégias, ferramentas e processos criados pelas empresas para construir um relacionamento, apresentar soluções, mostrar valor e suprir as necessidades do seu público.

Tudo isso é realizado através de um conjunto de ações que servem para promover seus produtos e serviços, mostrando às pessoas tudo aquilo que o seu empreendimento pode oferecer para elas. O marketing é, atualmente, uma das áreas mais populares, possuindo variantes como o marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo, entre outros.

De forma resumida, dentro do marketing você atua com diferentes estratégias, sendo considerada uma área do setor comercial da sua empresa, mas que também atua com as vendas, sempre procurando ações de mercado para posicionar o seu negócio, apresentar o seu produto como sua esteira industrial, por exemplo, e fazer com que sua empresa ganhe nome dentro do mercado.

E o branding, o que significa?

Já o branding é considerado algo até mais simples de explicar, em uma tradução livre para o português, a palavra branding significa marca, ou seja, ele nada mais é do que as estratégias que ajudam a construir, definir e criar a identidade e a marca de sua empresa.

É justamente através do branding, que você consegue passar a imagem e a ideia da sua empresa para os consumidores, ele nada mais é do que a união de diversas variáveis como o logotipo, nome, conjunto de cores, slogan, proposta, posicionamento do mercado, e tudo que faz com que as pessoas consigam olhar e identificar aquela empresa através de aspectos visuais.

Sendo assim, o branding é tudo aquilo que está relacionado com a imagem daquele negócio, sua identidade visual, seu posicionamento de mercado,seus objetivos, valores, promessas, tudo que envolve sua imagem e a mensagem que é passada ao público está diretamente relacionado com o branding.

Quais são as diferenças entre marketing e branding?

Agora que você já sabe o conceito de ambos os termos, já deve imaginar o motivo deles sempre serem citados juntos, correto? O marketing é o grande responsável por traçar estratégias para promover seus produtos, serviços e sua marca, sempre visando chamar a atenção dos clientes e aumentar a sua visibilidade.

Por outro lado, o branding é aquilo que retém os consumidores interessados no seu negócio, são os valores que você apresenta, a imagem que você transmite, a lealdade que você constrói e o reconhecimento que você ganha na sua empresa de filtro prensa.

Se falarmos de estratégia de negócio, primeiro é preciso construir o branding e posteriormente, desenvolver ações de marketing, afinal, não tem como divulgar uma marca sem ela existir, porém, ambos são complementares, a Coca-Cola por exemplo, só alcançou o patamar que está hoje por conta da junção de branding e marketing.

O branding ajudou a criar o característico logo, as cores preta e vermelha, a construir uma relação e identidade com o público, já o marketing vendeu os produtos, aumentou sua visibilidade, ajudou a criar as famosas propagandas de Natal e fez ela hoje ser uma das marcas mais populares do mundo.

Por mais diferentes que eles sejam, branding e marketing sempre andam juntos e estão entre as estratégias mais poderosas da comunicação, então não se esqueça: se você quer ter sucesso, o importante é conhecer os dois!

O que achou do texto de hoje? Já conhecia as diferenças entre branding e marketing? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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