A psicologia das cores tem o intuito de contemplar os significados e revisitar os efeitos que tais cores provocam ao homem. Segundo a crença humana, algumas cores conseguem revisitar emoções ou até mesmo realização de sonhos, ou atração de algo que tanto se deseja.
Você já deve ter ouvido aquela famosa frase, durante o período de festas de fim de ano, “vou usar amarelo, pois no ano que se inicia quero atrair muito dinheiro, riquezas”, ou algo do tipo, “vou vestir vermelho, pois quero um novo amor no ano vindouro”, ou ainda, “vou toda de branco, pois quero paz, muita paz” , saiba que tudo isso faz muito sentido, as cores podem repelir, atrair, despertar sensações e até mesmo influenciar no comportamento humano.
Isaac Newton, foi um matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor, conhecido por suas magníficas descobertas, entre elas, vários tons de cores. O mesmo defendia a tese de que as cores provocam efeitos sensoriais.
Façamos a comparação de tais efeitos a um compressor de ar pistão, tal aparelho gera uma pressão de ar com o intuito de impulsionar motores e é mais ou menos assim que algumas cores causam efeitos em nosso cérebro, geram impulsos que nos movem a alguma ação ou reação.
No jardim de infância, uma das técnicas de ensino, é a contação de história, fazendo o uso das cores para assimilação das crianças. Isso mostra o quanto as cores têm grande influência no sistema de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo, do raciocínio, e dos sentidos humanos, fala, tato, audição, paladar, entre outras habilidades.
Vejamos tais habilidades como um conjunto de câmaras de refrigeração, que mantém os locais refrigerados em qualquer momento. Assim funcionam as cores em nosso cérebro, elas transformam sentimentos e despertam sensações.
Dadas algumas definições e despertadas algumas sensações, agregaremos as cores a uma marca, já que estas podem influenciar diretamente em nossas decisões. Como aplicar tal psicologia no marketing, despertando nos clientes o interesse e sentimentos pelo produto? Ainda não temos essa resposta, porém, apresentaremos a seguir algumas dicas que poderão ajudar a criar estratégias voltadas ao mundo multicolorido.
Escolha uma cor que mais te agrada, não apenas por ser uma cor bonita, mas pelo significado que ela representa. Lembre-se que a cor, fará parte da identidade visual de sua empresa ou marca.
Dê atenção ao que seu cliente fala, considerar a experiência do cliente em relação a sua marca é de fundamental importância para o sucesso da sua estratégia. E isso levará outros clientes a associarem a cor à sua marca.
Um exemplo prático são as cores utilizadas por determinada empresa na fabricação defiltro coalescente,a mesma utiliza a cor azul para destacar seu produto. Tal cor, está associada a água, principal item com o qual o equipamento trabalha.
Com este artigo, esperamos ter te ajudado de alguma forma a entender melhor sobre a psicologia das cores e sua funcionalidade. Saber escolher as cores certas, os tons ideais é de fundamental importância para a melhor transmissão daquilo que sua marca deseja alcançar.
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