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  4. Saiba da importância do SEO para o seu site


Está cada vez mais evidente que o SEO (Search Engine Optimization) é importante para um site ou blog de qualquer empresa que queira estar em evidência nos resultados de busca do Google. Esta plataforma de busca invadiu nossas vidas, principalmente nas últimas décadas, e rapidamente se tornou peça fundamental para qualquer tarefa na internet que precisa de pesquisas, ideias novas ou de solução de problemas. E o Google, já virou um verbo no EUA (google it).

Em tempos interativos como este, ninguém quer ficar para trás, e quer estar nas primeiras opções para qualquer que seja a pesquisa do usuário, que é um cliente em potencial. Claro, você pode comprar o seu espaço através de técnicas de PPC (pay per view), porém, os resultados orgânicos (os não pagos) ainda ocupam a maior parte da página e, são os resultados mais clicados. Como se aproveitar de tais fatos?

A importância do topo

As pessoas adoram interagir com os resultados orgânicos do Google. Uma pesquisa do Relevance diz que as pessoas que clicam na primeira posição de busca representam 18,2% de todo o tráfego. Quem acessa segunda, terceira e quarta colocações representam 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto que as pessoas que clicam nas demais posições estão com menos de 2% do tráfego. Quer mais? Instituições como a Abradi dizem que 93% dos processos de compra online começam nas páginas de busca do Google e demais buscadores.

O SEO busca alcançar tais resultados positivos para você através de técnicas e práticas que buscam otimizar as chances de seu site ser achado pelos usuários desejados, e trazer ao mesmo tempo, relevância e autoridade para o seu espaço online. Para ter tal sucesso, tudo se inicia com um bom trabalho de análise, que irá saber qual caminho seguir para otimizar cada elemento que será útil ao seu projeto.

O que pensar para realizar uma estratégia de SEO?

O processo da análise vai pensar em como melhorar alguns pontos chave para o sucesso da estratégia de SEO. Podemos citar alguns destes pontos como: Palavras-chave, que precisam ser relacionadas ao seu nicho de mercado e, de preferência, devem estar entre os termos com grande volume de pesquisa, para aliar o útil ao agradável; Títulos e conteúdo, pois as páginas precisam ter grande relevância para atingir os objetivos de seus clientes, que desejam resolver um problema ou suprir um desejo. E isto não precisa ser feito de uma maneira em que tenha apenas as palavras-chave, entretanto, que alie isto à experiência do usuário.

E esta experiência merece uma atenção especial. Além dos pontos citados acima, o site precisa prestar atenção em como as suas informações estão distribuídas e em como a experiência do usuário através do design do site será feita. Este fato é bem importante, pois, se a experiência não for satisfatória, mesmo com todas os outros pontos otimizados, a empresa corre um grande risco de ter um cliente perdido. E isso vai desde as URL’s até o footer (rodapé).

Algumas dicas para estar sempre à frente

Mas nada é tão complexo ao ponto de ser um bicho de 200 cabeças (estou exagerando mesmo) em que não há uma maneira de vencer tais obstáculos. Há ferramentas que te ajudarão a analisar o seu site, pensar um design agradável — ainda mais se for responsivo —, conteúdo útil e otimizado, e ainda ter o controle através da análise de métricas, para saber se tudo está funcionando da maneira devida.

Claro, que tudo isso fica ainda mais fácil quando há uma equipe pronta para te ajudar como é o caso da Aligator, que está a um clique de distância para resolver seus problemas com a otimização de sites através do SEO. Desta maneira, mais de uma cabeça, pensam melhor do que uma, e chegar em um resultado satisfatório fica ainda mais fácil.

Todos os sites de empresas que querem dominar o mercado digital estão se utilizando de tais práticas e técnicas, cada uma à sua maneira. E você, como está fazendo?


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