Atrair clientes é indispensável para os negócios e sua saúde financeira, afinal, quanto mais pessoas compram com a organização, maior será seu lucro, além de ser mais conhecida pelo público.
O comportamento do consumidor moderno mudou muito ao longo do tempo e continua passando por diversas mudanças, por isso, as organizações precisam se concentrar em maneiras de atrair as pessoas.
Hoje em dia, muito se fala sobre a importância de fidelizar quem já compra com a marca, e realmente isso é muito importante, mas se a companhia não investe em maneiras de atrair, acaba perdendo o controle sobre o mercado.
Além disso, sempre vai existir a chance de um cliente atual migrar para o concorrente, por isso, além de fidelizar, é necessário atrair o público. A marca precisa de estratégias que chamem a atenção das pessoas e para suas soluções.
As estratégias de atração tornam o negócio mais sustentável e capaz de suportar momentos de crise, transmitindo uma imagem de confiança para os consumidores.
É necessário considerar essa prática porque ela transmite uma imagem confiável para o mercado. Pensando nisso, este artigo vai explicar a importância das estratégias de atração e quais são as melhores práticas para atrair novos clientes.
Uma coisa que o mercado está ciente é o fato de que os consumidores estão saturados de propaganda e excesso de informação, uma consequência trazida pela internet e pelas estratégias de marketing digital.
As pessoas já não se interessam mais por organizações que querem apenas vender, na verdade, esse tipo de comportamento é muito mal visto pelo público.
Um centro veterinário 24hrs investe em marketing de atração porque é uma excelente maneira de auxiliar as vendas, independentemente do segmento do negócio, visto que toda organização precisa de uma postura ativa para vender.
O departamento de vendas é vital para qualquer compra minha, pois de nada adianta oferecer os melhores produtos e serviços se não existe um planejamento de marketing bem estruturado para oferecer e divulgar as soluções.
Para que a organização seja capaz de atrair a atenção do público, estabelecer uma boa comunicação com as pessoas e conquistar a confiança dos clientes, é necessário contar com estratégia de atração.
Dentro do marketing digital, essas práticas são conhecidas como Inbound Marketing e são muito eficientes porque conseguem atrair a atenção das pessoas, ao mesmo tempo em que despertam a confiança.
Investir em Inbound Marketing traz benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende, visto que o consumidor encontra uma marca de confiança e a empresa consegue marcar presença no mercado.
Um fabricante de forro de gesso com moldura precisa investir em estratégias para atrair os clientes porque, mesmo quando o produto é de excelente qualidade, algumas ações são fundamentais para diferenciá-lo no mercado e atrair as pessoas.
Uma boa estratégia de vendas faz toda a diferença, por essa razão, o empreendedor precisa prestar muita atenção aos diferentes recursos que podem impactar na atuação no mercado e aperfeiçoá-la.
Quando se trata de atrair clientes para a empresa, existem ações que não podem ficar de fora, e dentre as principais estão:
Por conta da importância que essas ações possuem para uma empresa, torna-se de grande importância explicar cada uma delas.
A companhia precisa aperfeiçoar o banco de dados de clientes porque essa ferramenta é muito útil no processo de atração. Cada vez que a marca realiza uma venda, consegue vencer vários obstáculos e pode aprender com eles.
Geralmente, as informações são usadas para fidelizar o comprador, mas elas também podem ser um ponto de observação para entender o que fez essa pessoa comprar e como foi sua jornada de compra, algo que ajuda na atração de outros consumidores.
Tendo essas informações em mãos, ao invés de simplesmente esperar que mais pessoas cheguem, é possível agir e começar a criar oportunidades.
Por conta disso, é muito importante que uma empresa de higienização de almofadas mantenha seu banco de dados sempre atualizado, visto que se trata de um recurso para melhorar as estratégias de comunicação.
Para atrair cada vez mais pessoas, nada melhor do que transformar os clientes atuais em verdadeiros promotores da marca. Eles vão ajudar a divulgar o negócio de maneira natural e espontânea, em momentos que a empresa dificilmente conseguiria penetrar.
Por exemplo, durante um churrasco em família, o que interessa para os presentes é o momento, as conversas, a convivência e a interação, por isso, nunca sobra espaço para prestar atenção em propagandas.
Por outro lado, marcas que conquistam seus clientes conseguem participar desses momentos porque são assunto entre as pessoas.
Se durante o churrasco usado no exemplo alguém comentar que está com um problema no veículo, o outro pode indicar uma oficina mecânica especializada em freios, e é nesse momento que a empresa é promovida por seu cliente.
É o famoso marketing boca a boca, ou seja, quando alguém fala bem da empresa para outras pessoas e isso não tem preço. A organização atrai clientes novos sem gastar absolutamente nada.
Mas isso só acontece quando a companhia tem poder de encantamento, algo relacionado ao atendimento, postura da organização, a maneira como ajuda o cliente a solucionar seus problemas.
O consumidor precisa se sentir seguro com o negócio antes de comprar, por isso, boas ações com quem já é cliente da empresa ajudam a alcançar quem ainda não conhece os produtos e serviços.
O consumidor moderno passa muito tempo conectado às redes sociais, por isso, as marcas também precisam estar presentes nessas plataformas. Mas isso não significa criar perfis em todos os canais existentes.
Na verdade, uma empresa especializada em lavagem de cortinas com blecaute deve identificar em quais plataformas seu público está presente, criar seus perfis e assim começar a criar conteúdos de qualidade para se destacar.
A companhia precisa publicar materiais com informações úteis e que sejam do interesse do cliente, ou seja, não deve ter apenas valor comercial.
É muito importante criar relações verdadeiras e duradouras com o público e o negócio deve se comprometer com uma rotina de publicações, além de abrir as redes sociais para que sejam um canal de comunicação eficiente.
Indiscutivelmente, as promoções são capazes de atrair os olhares das pessoas, trazendo um destaque especial para a marca.
Mas para saber como fazer isso, é necessário se certificar de que a promoção realmente trará impactos positivos para as finanças do negócio. De nada adianta fazer isso sim os impactos nos lucros serão negativos.
Depois de definir essa questão, uma loja de móveis para sala planejada para apartamento pequeno pode começar a divulgar sua oferta, e quanto mais pessoas ficar sabendo, melhor.
Para atrair clientes, é interessante fazer promoções para a primeira compra, uma vez que incentiva o consumidor a conhecer mais sobre os produtos e serviços.
Mesmo diante da popularização de acontecimentos pela internet e com as redes sociais ajudando a divulgar tantas coisas ao vivo, ainda assim é muito importante marcar presença em eventos, pois isso ajuda a criar networking.
O negócio pode fazer uma pesquisa para saber quais eventos estão de acordo com o perfil de seu público e investir. Mesmo fazendo contato com pessoas que não têm perfil de comprador, podem ser parceiros e ajudar na divulgação.
Para um salão especializado em loiras sempre vai valer a pena construir relações de qualidade com outros profissionais e pessoas que possam indicá-lo.
É interessante fazer parcerias com outras empresas que oferecem produtos complementares para atrair consumidores.
Quando o negócio conquista parceiros que apoiam sua marca, ganha mais credibilidade, principalmente se eles já tiverem um nome consolidado no mercado.
É algo que facilita muito a conquistar a confiança do consumidor, além de facilitar o acesso a uma boa base de leads que são verdadeiras oportunidades de negócio.
Uma empresa de locação de sala individual coworking também pode criar parcerias com empresas especializadas, pois isso garante serviço de qualidade e baixo custo.
Até mesmo as maiores marcas do mundo continuam investindo em estratégias para atrair clientes, afinal, o mercado muda rapidamente e aos poucos, quem já comprava com a empresa, pode simplesmente começar a comprar com o concorrente.
As pessoas mudam suas preferências e necessidades e é justamente aqui que mora a oportunidade de conquistar clientes novos. A fidelização é muito importante e precisa ser trabalhada, mas não deve ser o único foco da organização.
Por meio das estratégias mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil para qualquer empresa utilizar as práticas corretas para atrair os consumidores e conquistar clientes novos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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