O objetivo principal de todo negócio é crescer, independente do ramo de atuação ou tempo no mercado. Para isso, a filosofia Customer Success surgiu, e é algo que vai além de um termo para definir um setor da empresa.
De um modo geral, Customer Success é uma filosofia que deve integrar a organização, com o objetivo de alcançar os melhores resultados e cumprir todos os objetivos, mantendo sempre esse foco.
Uma forma de exemplificar isso é pensar em uma empresa do ramo B2B. Imagine que seu negócio é um marketplace b2b que disponibiliza um espaço virtual para que empresas possam divulgar seus produtos.
Seguindo a ideologia do Customer Success, o seu objetivo vai além de apenas fornecer essa vitrine virtual para outros negócios. Significa também oferecer uma solução para o cliente que pretende utilizar o seu serviço.
Pensando nisso, as empresas precisam estar atentas às necessidades que surgem, antes, durante e após a pessoa se tornar cliente. Por isso, separamos esse conteúdo para falar sobre Customer Success e entender como pode ser relacionado à automação de marketing. Acompanhe:
Desde o momento em que o potencial cliente é captado até o término das negociações, quando de fato o lead (potencial cliente) fecha o negócio e se torna um cliente da sua empresa, o foco do Customer Success é fazer com que ele fique satisfeito com o atendimento.
Os pilares dessa filosofia se sustentam em fazer o máximo para que o cliente alcance o sucesso, e não apenas seja um consumidor. Tudo o que puder ser feito, será, e a empresa irá oferecer todo o suporte necessário ao seu cliente.
Além desses recursos, o Customer Success prioriza soluções. O ideal não é fazer um negócio instantâneo, mas sim, algo que valha a pena manter durante um longo período.
Mais que apenas despertar o interesse e atrair o cliente para a venda, o Customer Success prioriza a boa relação e se importa com o cliente. Por isso, seu maior diferencial é a forma como cuida dos processos do cliente quando trabalham juntos.
Bem, se o objetivo do Customer Success é apresentar soluções para o seu cliente, a automação de marketing pode ajudar e fazer com que esse serviço seja mais eficiente, não acha?
Pois essa prática consiste na utilização de softwares e tecnologias para aumentar os resultados da empresa. Com essas ferramentas de automação de marketing é possível acompanhar o público e agir de forma personalizada com ele.
Com isso, percebe a relação próxima entre ambos? Enquanto o Customer Success se preocupa com o cliente e busca atendê-lo da melhor forma possível, as ferramentas de automação de marketing funcionam como um recurso técnico para conseguir isso.
Pense no seguinte exemplo: a equipe de marketing utiliza as ferramentas de automação para obter informações antes de entrar em contato com o cliente.
Assim, ela consegue dados que foram passados em troca de e-books ou outros conteúdos disponibilizados de acordo com a sua estratégia. Essas informações obtidas previamente fazem com que o setor de vendas entre em contato sabendo o que falar.
Para o Customer Success é igual! Utilizando essas ferramentas é possível ter um feedback de como o trabalho fornecido para a empresa está trazendo resultados, e ao entrar em contato com o cliente, é possível conversar sobre soluções.
Dessa forma, o cliente percebe a preocupação da empresa, uma vez que o objetivo principal dessa filosofia é confirmar a satisfação e progresso dos seus clientes paralelo aos seus serviços que você oferece.
Entendendo que o objetivo do Customer Success é garantir o sucesso do cliente, fica visível que as ferramentas de automação de marketing podem servir de grande auxílio para a realização dessa tarefa.
Isso porque, por meio delas é possível conseguir informações do progresso dos seus clientes. Acompanhar a evolução e o nível de satisfação deles é o jeito de ter um Customer Success de sucesso, pois se trata de realmente se importar com o seu cliente.
Ao longo deste conteúdo pudemos ver como a relação entre o Customer Success e a automação de marketing pode ser explorada, e de certa forma, é algo a mais para a sua empresa.
O que achou? Seguindo essa dica, é possível melhorar o seu atendimento ao cliente, tornando o sucesso dele, o seu.
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