1. Aligator
  2. Blog
  3. SEO
  4. Como otimizar o carregamento do site

Como otimizar o carregamento do site

Quinta, 05 de setembro de 2019

Quando falamos sobre SEO, devemos compreender que existem vários quesitos que definem se ele é bom ou ruim.

Muitos podem pensar na relevância dos links ou até mesmo no design responsivo.

Entretanto, no artigo de hoje iremos falar sobre o tempo de carregamento da página, principalmente quando abordamos a construção de sites otimizados, onde este quesito é de extrema importância.

A grande verdade é que a demanda de velocidade para um site ser considerado rápido vem aumentando com o passar do tempo.

Assim, para deixar seu portal veloz são necessárias as realizações de algumas otimizações, as quais explicaremos, uma a uma para você, agora:

Sempre otimize suas imagens

Por seus inúmeros detalhes e cores diferentes, é bastante comum que as imagens sejam os arquivos mais pesados dos sites.

Assim, elas podem ser um fator em potencial que atrase consideravelmente o carregamento do portal.

Portanto, o ideal é que você sempre se atente a elas. Uma dica é trabalhar com poucas imagens, utilizando apenas as necessárias.

Entretanto, quando a utilização delas for inevitável, é interessante utilizar ferramentas, como por exemplo compactadores, para diminuir o seu tamanho.

Utilize CDN

CDN é um termo utilizado para descrever um sistema de servidores otimizados localizados em diversas partes do mundo que estão interligados através da internet.

Geralmente, eles trabalham de modo transparente para fornecer a entrega rápida de conteúdos para os usuários.

Assim, utilizando esta ferramenta o seu site ficará mais veloz, uma vez que a conexão de seu visitante ocorrerá através de um servidor mais perto dele.

Sempre regule os rastreadores web

Os rastreadores web, também conhecidos em inglês como web crawler, é um programa de computador bastante utilizado pelos produtores de conteúdo.

Ele viaja pela internet com um único objetivo: encontrar conteúdos que podem ser indexados e exibidos nos variados mecanismos de busca existentes.

Mas você deve estar se perguntando qual é a sua função, não é mesmo? Bom, ele serve basicamente para manter a sua base de dados sempre atualizada.

Habilite seu cache

O recurso do cache é utilizado principalmente para evitar uma sobrecarga do servidor. A página em cache é uma cópia idêntica de que foi gerada anteriormente a armazenada em um arquivo.

Assim, resumidamente, ter um site de cachê permite que ele seja carregado várias vezes sem a necessidade de uma prévia consulta ao banco de dados.

Revise o código

É interessante destacar que apesar de existirem partes do site que não são visualizadas por seus visitantes, elas também necessitam de otimizações.

Assim, você deve saber que cuidar do código também influencia no carregamento do site. Por isso, preocupe-se em mantê-lo sempre limpo.

Ainda, se foi alguém que criou o endereço para você, questione se não é possível deixar os arquivos mais leves.

Caso você mesmo tenha elaborado o site, sabe quais foram as linhas utilizadas até ele ficar pronto e, dessa forma, pode revisar e remover as que forem desnecessárias.

Menos é mais, elimine os recursos desnecessários

Você deve compreender que todos os plugins, extensões e scripts externos utilizam espaço em seu site.

Logo, muitas vezes usamos mais recursos do que realmente precisamos. Por isso, verifique a estrutura do seu site e deixe ativo aquilo que é realmente relevante.

Em muitas ocasiões adicionamos detalhes extras para deixar o site mais bonito. No entanto, é importante analisar se esses recursos adicionais são realmente necessários, já que podem aumentar o tempo de carregamento do portal..

Em alguns momentos pode ser mais vantajoso abrir mão de alguns recursos para garantir que seus visitantes tenham acesso a um site com melhor funcionamento, maior velocidade de carregamento e, consequentemente mais dinamicidade.

O ideal é que você sempre tenha em mente que os mecanismos de busca procuram por qualidade no desempenho e conteúdo. Portanto, o carregamento rápido do site é quesito fundamental para o sucesso de sua empresa, marca ou negócio.

voltar

Comentários