1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Saiba como os avanços tecnológicos impactam as máquinas industriais

Terça, 17 de dezembro de 2019

Certas inovações tecnológicas fazem parte da rotina de todas as indústrias que desejam crescer no mercado. Para se destacarem os gestores devem se atentar às formas de otimizar seus processos.

Diante disso chegamos na conhecida Indústria 4.0. O termo é usado para descrever a tecnologia como a principal forma de armazenar dados e automatizar diversas tarefas, facilitando e melhorando os processos industriais.

Cerca de 85% dos negócios consegue ver o potencial da indústria 4.0, segundo pesquisa feita pela Certsys em 2018.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para entender melhor como a indústria 4.0 impacta o setor industrial, qual o seu conceito e quais as principais ferramentas disponíveis. Confira!

Saiba o que é indústria 4.0

Também chamada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 se relaciona à tecnologia criada nos últimos anos, aplicando-a na indústria e gerando mais lucro às empresas.

Seguindo esse conceito, tenha em mente que conectar as máquinas e integrar os sistemas ativamente, resulta em redes inteligentes na linha de produção. Com isso, é possível controlar as ações da produção de maneira precisa mesmo que remotamente.

Ou seja, as indústrias aliadas a tecnologia poderão ter autonomia em um dado momento, possibilitando agendar manutenções, antecipar falhas e adaptar mudanças ocorridas na produção.

Isso graças aos sistemas de inteligência artificial, que robotizam tanto o trabalho braçal quanto algumas decisões técnicas.

Isso diz respeito às etapas da linha de montagem, por exemplo, que recebem a influência das máquinas para processos que utilizam um disco abrasivo ou serviços mais específicos, como empilhar itens utilizando uma cinta de carga e lona de caminhão.

Conheça os pilares da indústria 4.0

A indústria 4.0 é a realidade baseada nos avanços tecnológicos da última década, e está aliada às áreas da tecnologia da informação e engenharia. Entre os recursos mais relevantes da indústria 4.0, podemos destacar:

Internet das coisas

A internet das coisas é a conexão em rede dos objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de aparelhos eletrônicos que permitem a troca de dados.

Esses sistemas de interação tecnológica funcionam a base de internet, e trabalham utilizando sensores para que as partes físicas dos mecanismos funcionem em conjunto. Essa troca de informações gera sincronia entre as máquinas de produção.

Big Data Analytics

O Big Data Analytics é composto por uma estrutura complexa que realiza a captura, análise e gerenciamento de informações importantes na empresa. Para a indústria 4.0, o sistema lida com informações que sejam relevantes para a linha de produção.

Essas informações se referem à conexão da rede industrial, nuvem de armazenamento dos dados, as memórias físicas e o compartilhamento de informações.

Segurança

Um dos principais desafios da indústria 4.0 é melhorar o sistema de segurança da informação. As falhas na transmissão ou comunicação entre as máquinas, ou mesmo travamentos durante o funcionamento pode causar sérios problemas na linha de produção.

Com uma conexão bem feita, além de garantir mais segurança no decorrer da produção é possível melhorar o controle de arquivos e processos internos. Tudo isso graças a uma conectividade mais segura.

Saiba como a tecnologia pode influenciar seu negócio

Como vimos ao longo deste conteúdo, a competitividade empresarial faz com que a inovação seja sempre necessária para uma companhia se consolidar no mercado.

Isso porque, uma empresa deve entender que se optar por não acompanhar a tecnologia, a concorrência fará isso, e ela será ultrapassada.

Quando usada corretamente, a tecnologia muda todos os processos industriais e possibilita que sua empresa cresça no mesmo ritmo que a em que ela avança.

Dessa forma, é possível otimizar os processos internos e alcançar o seu público massivamente, aumentando as vendas e consequentemente o lucro da sua empresa.

voltar